Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 14 de junho de 2007

BERINGELAS NO FORNO


Uma receita saudável e com poucas calorias....

Lave uma beringela, elimine a ponta, corte ao meio no sentido do comprimento e com a ajuda de uma colher retire a polpa do interior.


Corte a polpa da beringela em pedacinhos, coloque num tacho com um pouco de azeite, tempere de sal e pimenta, junte 3 dentes de alho picadinhos e leve ao lume até apurar bem.


Junte 3 tomates maduros cortados em quadradinhos pequenos (para quem não gostar pode tirar a pele ao tomate e picar apenas o seu miolo... eu gosto de deixar a pele) e deixar apurar mais uns minutos.

Colocar as beringelas numa assadeira untada com um fiozinho de azeite, recheá-las com o preparado, cobri com um pouco de queijo parmesão ralado e levar ao forno por cerca de 20 minutos.

Pode-se sempre enriquecer o recheio com ingrdientes à nossa escolha: fiambre, presunto, atum, delícias do mar, miolo de camarão, etc.. mas eu gosto muito delas assim simples.

17 comentários:

  1. obrigado amiga.. eu também gosto muito feitas assim desta maneira. e é super rápido de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Tb já fiz com carne picada. Mas n pus a polpa da beringela. Pensei que n fosse gostar.
    Então para qd a troca de figos?
    EhEH!

    ResponderEliminar
  3. Oi minha linda Risonha que boa a tua receitinha, e rica ideia.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  4. linda adoro beringelas,mas acreditas que nunca experimentei recheadas????

    tenho que fazer esta receitinha

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. paula19, a polpa da beringela é óptima....
    natércia, obrigado pela visita e pelo comentário simpático.
    Inha, como é que nunca experimentaste beringelas recheadas? é óptimo.. tens que fazer amiga.

    ResponderEliminar
  6. Comi num restaurante árabe e adorei, tentei fazer e não deu certo, faltou a dica de retirar o miolo e incorporar ao recheio.Vou p/o fogão. Grato Jair Oscar

    ResponderEliminar
  7. Ola, chegamos famintos e nao sabiamos o que fazer para almoçar, visitando receitas com beringela descobrimos esta receita maravilhosa e pratica, uma deliciaaaa, valeu pela dica.

    Mauro e Alessandra-Espanha

    ResponderEliminar
  8. isso fica mesmo bom?
    é que a beringela nao sabe a nada e só mais com tomate e miolo da beringela a fazer de recheio acho estranho ser tão saboroso ocmo dizes !
    que aconselhas a acresentar mais no recheio?
    talvez um pouco de milho e atum?

    ResponderEliminar
  9. Oi, Risonha! Meu nome é Luciene, sou brasileira. Quando estava à procura de receitas com berinjela, encontrei a sua e gostei. Pretendo fazê-la amanhã, quer dizer hoje, 23/07/2010. Amei também a música de Miguel Garneiro.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Oi, Risonha! Sou eu, a Luciene. Como havia dito, fiz as berinjelas no forno e foi um sucesso! Acrescentei linguiça calabresa ao recheio e cobrias berinjelas com fatias de mussarela além do parmesão indicado em sua receita. Parabéns! Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga Risonha, peguei esta receita ontem e fiz, acrescentei carne moida e ficaram simplesmente maravilhosas. Meu marido que não gostava muito de berinjelas, amou! Fica um prato saboroso, leve e muito bonito.. Adorei seu blog..
    Beijos!
    Mônica

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga risonha. Ontem procurando por receitas me deparei com seu blog e com esta deliciosa receita. Fui atrás dos ingredientes e fiz ainda para o almoço... Dei um toque meu acrescentando mais com alguns tempeirinhos e carne moída, resultado?! Minhas pequenas princesas, Emilly 2 anos e Isabelle 6 anos, deram a prova de que foi aprovada.... Comeram tudinho e com gosto. E eu com minha dieta pude comer sem culpa de estar comendo algo diferente de grelhados... AMEI!!!!
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR!;)
    Beijocas, Dany

    ResponderEliminar
  13. #Risonha, moro em Dublin, Irlanda. Encontrei a sua receita na internet e fiz pra jantar. A receita e maravilhosa e funciona muito bem, principalmente porque sou vegetariana. bjs, Emmanuelle

    ResponderEliminar
  14. Olá ,,,Moro em Ferreira do Alentejo Portugal , mas sou brasileira meu nome é Claudia..então adoro beringelas..Mas como estou de dieta por causa que o colesterol andou a me visitar esta um pouco elevado,,.agora estou meia vegetarina , adorei a receita mas modifiquei , quem sabe você não goste também..Fiz com peru(frucassé ferventei bem tirei as peles e depois cozinhei com a beringela) como dizem os brasileiros #tudo junto e misturado"e cobri com queijo fresco..Ficou tão bom...tão bom,..comi sem culpa..rs
    Bjs adorei seu BLOG,,,

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....