Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 17 de julho de 2007

FESTA DE ANOS DA MINHA FILHA

Conforme prometido aqui ficam as fotos do que fiz para a festa de anos da minha filha, bem como as respectivas receitas.

Patês e manteiga de ervas:
Manteiga de ervas: uma embalagem de manteiga retirada do frio meia hora antes. Na picadora piquei 4 dentes de alho e um bom pé de salsa. Misturei tudo com a manteiga.
Patê de atum: uma lata de atum escorrido e desfeito envolvido com maionese, alho em pó e um pouco de sal fino.
Patê de pickles: um frasco pequeno de pickles picado na picadora, envolvido com maionese, ervas aromáticas e um pouco de ketchup e decorado com azeitonas.
Patê de delicias do mar: delícias do mar a gosto picadas na picadora e envolvidas com maionese, sal fino e um pouco de ervas de provence.



Mousse de oreos:
Bater 2 pacotes de natas em chantily. Juntar uma lata de leite condensado e 2 pacotes de oreos picados na 1-2-3 até ficarem em farinha (guardei um pouco para a decoração). Envolver as bolachas picadas na mistura, decorar a gosto e levar ao frio.
Mousse de manga:
1 lata de polpa de manga, 4 iogurtes naturais e 1 lata de leite condensado.
Tudo batido junto, levar ao frio e decorar a gosto.
Pudim de leite condensado no microondas
1 lata de leite condensado, 1 lata de leite normal, 8 ovos (utilizei 8 porque a lata de leite condensado era grande). Tudo batido junto e levar ao microondas numa forma barrada com caramelo. Ir pondo de 5 em 5 minutos e fazendo o teste do palito. Desenformar depois de frio (eu desenformei morno, por isso desmanchou-se.. mas o sabor estava óptimo)



Sobremesas à base de gelatina
Ratinhos de pêra: fazer uma gelatina de côr verde e deixar solidificar. Colocar por cima metades de pêras em calda e com chocolate derretido fazer os olhos e o rabo.
Gelatina tricolor: usar copos de plástico transparentes e fazer 3 gelatinas de cores diferentes, tendo o cuidado de só deitar uma quando a outra estiver solidificada. Decorar a gosto com gomas.



Boula de carne: 1 chávena de farinha, 1/2 chávena de leite, 1/2 chávena de ovos, 1/2 chávena de óleo, 1 chávena de carnes a gosto picadas, 1 pitada de sal e sememtes de sésamo a gosto. Tudo batido junto e levar ao forno até estar cozido.
Quiche de frango: uma placa de massa folhada com grango assado desfiado, uma lata de cogumelos laminados e uma lata pequena de milho doce. Cobrir tudo com 4 ovos batidos com um pacote de natas, temperado com sal, pimenta e ervas aromáticas. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno 30 minutos.



Folhado de maçã: uma placa de massa folhada, pincelar com água com açucar, cobrir com fatias fininhas de maçã, passas, côco seco e polvilhar com açucar e canela. Enrolar, fazer uns golpes na superfície, pincelar com gema de ovo e levar ao forno.
Pão de ló: 3 ovos, 5 gemas, 190gr de açucar, 90gr de farinha. Bater os ovos com o açucar até triplicar de volume. Envolver delicadamente a farinha e levar ao forno numa forma de aro amovível forrada com papel vegetal untado entre 10 a 12 minutos.






Docinhos de bolacha: 1 pacote de bolacha maria, 2 colheres de sopa de açucar, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 ovo e 1 gema. Picar as bolachas até ficarem em farinha, bater a manteiga com o açucar, juntar os restantes ingredientes, moldar bolinhos e passar por granjeias coloridas.
Bolo lagarta: uma receita tradicional de salame, moldar o corpo da lagarta, passar por granjeias verdes e fazer os olhos, a boca e os cornichos com gomas.
Bolinhos de salame: com o resto da massa do salame moldei bolinhos e passei por côco verde.



Bolo Suricata (receita que me deu a Mimi do petiscos):
6 ovos, o peso dos ovos em açucar e metade do peso dos ovos em farinha, 1 colher de chá de fermento em pó. Bati as gemas com o açucar até ficar um preparado espumoso. Adicionei as claras em castelo e as farinhas e levei ao forno numa forma untada e enfarinhada.
Fiz um recheio de café: 100gr de açucar batidos com 100gr de margarina até ficar um creme. Juntar uma gema e um pouco de aroma de café e bater bem. Abir o bolo ao meio e aplicar o recheio.
Para a cobertura: um pacote de natas ao lume até ferver. Retirar do lume e deitar uma tabelete de chocolate de culinária em pedaços, mexendo sempre até que dissolva completamente. Aplicar no bolo e decorar com pintarolas e com um suricata.

Como não podia deixar de ser, o bolo de aniversário, que foi a única coisa que não fiz em casa.

E aqui é o aspecto geral das mesas com os comilões a atacar.

Correu tudo bem e toda a gente saíu satisfeita e de barriguinha cheia...

11 comentários:

  1. É Risonha isto não me pode ter acontecido uma festa destas e nem deste cavaco.um bjs Natércia))

    ResponderEliminar
  2. obrigado meninas.. fico contente que vocês tenham gostado. o pessoal por cá também gostou muito

    ResponderEliminar
  3. Ufa, que trabalheira! Parabéns pela dedicação e por partilhares estas receitas!!

    ResponderEliminar
  4. Já sei quem vou convidar para minha consultora/conselheira de festas: a RISONHA!
    Parabéns miuda, que espectáculo...

    ResponderEliminar
  5. Liiiiiiiiindo, tudo liiiiiiiiiinnnnnnndo! Quem me dera voltar a ser pequenina e ter uma festinha assim só para mim. :)
    Gostei de tudo mas os ratinhos de pêra são os meus preferidos!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. obrigado minhas lindas.
    anna, eu conselheira de festas? que honra!!!! eh eh eh
    joaninha, a criançada também adorou os ratinhos de gelatina.

    ResponderEliminar
  7. Isso é que foi uma festa! Parabéns à cozinheira. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns atrasados para a tua filhota.
    Tem tudo um aspecto...HUmmmm!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. É LECAS! isto é que é uma festa!
    Bem merecida pela Leila que é uma menina muito doce e de exemplar conduta! Para ti também pois bem que mereces a menina que tens e a família maravilhosa que são.
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. carmenzita... uma vez mais deixaste-me com a lágrima ao canto do olho... obrigado pelas tuas doces palavras. e espero poder vir a dar-te um grande beijo pessoalmente muito em breve.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....