Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 11 de setembro de 2007

EMPADÃO DE CARNE COM AMÊNDOAS

Hoje tinha tirado carne picada pensando fazer uma bolonhesa para o jantar... mas depois bateu-me a inspiração e resolvi fazer uma coisa com um toque mais sofisticado.
Pus a imaginação a trabalhar e eis o que deu....





Levei ao lume uma cebola e dois dentes de alho picados com um pouco de azeite, um caldo knorr de carne, um pouco de sal e pimenta. Depois de tudo alourado juntei 2 colheres de sopa de polpa de tomate e um pouco de vinho branco para refrescar e deixei apurar um pouco.
De seguida juntei carne de vaca picada, cogumelos frescos laminados e um pouco de miolo de amêndoa com pelo, picado grosseiramente. Envolvi tudo muito bem, baixei o lume, tapei o tacho e deixei que refogasse lentamente.
Enquanto isso preparei um puré de batata, bem temperado com sal, manteiga e noz moscada.
No fundo de um pirex untado com margarina coloquei uma camada de puré de batata, por cima o recheio de carne e novamente uma camada de puré de batata. Alisei, pincelei com gema de ovo batida e polvilhei com mais um pouco de amêndoa picada.
Levei ao forno pré-aquecido para gratinar a gosto (nós cá em casa gostamos bem tostadinho... quem quiser pode deixar apenas alourar um pouco)... Retirei do forno e servi de seguida....

Estava bastante bom pois o comentário que a minha filha fez foi o seguinte:
"Mãe, está bué de bom! Esmeraste-te!!!"
Está tudo dito..... lol!

13 comentários:

  1. Os comentários gostosos e espontâneos de quem nós amamos são das melhores coisas do mundo...
    Concordo: esmeraste-te!
    Que bom!

    ResponderEliminar
  2. Epá esta gaija algarvia marfada de vez em quando consegue ser uma ganda idiota.
    Gostei muito!

    ResponderEliminar
  3. anna, podes crer que os elogios da minha filha são do melhor que há...
    winnie, estás a ver como de vez em quando o meu cérebro até funciona? eh eh eh

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de empadão e este fez-me crescer água na boca. Acho que todas as pessoas gostam deste prato, principalmente as crianças.
    Quando andava na escola e havia empadão para o almoço toda a maralha limpava o prato.

    ResponderEliminar
  5. Querida Risonha eu adorei esse empadão como diz o mestre Kuka eu sou dessas que limpa o prato.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Divinal... para a próxima vez que estiveres inspirada convida-me para jantar :-D

    beijokas

    ResponderEliminar
  7. E a opinião das crianças deve ser tomada em conta.
    Eles são bem verdadeiros nas opiniões que emitem.
    Realmente foi uma maneira bem diferente de preparar um empadão,Receita a experimentar.
    boa semana

    ResponderEliminar
  8. obrigado a todos pelos vossos comentários... com o elogio da minha filha e ao ler o que vocês escreveram estou toda vaidosa e cheia de vontade de inventar mais na cozinha... LOL

    ResponderEliminar
  9. Eu também elogiaria o dia inteiro!! :)

    ResponderEliminar
  10. è no que dá viver na terra das amêndoas. Excelente inspiração.

    ResponderEliminar
  11. Comidinha gostosa, a minha filhota também adora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. eliana, conceição e marizé, obrigado minhas queridas

    ResponderEliminar
  13. vim aqui dizer que esta longe...
    mas gostei da sugestao obrigada...
    bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....