Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O MEU TRONCO DE NATAL...

Rescaldo do Natal: prendas para arrumar, papéis e embalagens das prendas para ir colocar no respectivo Ecoponto, muita roupa suja para lavar e......... uma constipação enorme, com o nariz entupido o que faz com que a falar pareça um "fanhoso" (e dá muito jeito aqui no trabalho a atender o telefone... lol), tosse e dores no corpo...
Enfim, desta vez o "velhote barrigudo das barbas brancas" trouxe-me uma belíssima constipação. Já que dizem que é a "fruta da época", o pai natal achou que eu também tinha direito à minha quota parte de fruta.... eh eh eh
Mesmo assim não baixei os braços e fiz bastantes doces para a nossa mesa de Natal. Por hoje deixo-vos a receita do tronco que ficou uma autêntica maravilha.

MASSA:
Pesar 6 ovos e utilizar o mesmo peso de açucar e metade do peso de farinha. No meu caso usei 6 ovos, 400gr de açucar, 200gr de farinha e 1 colher de chá de fermento em pó.
Bater bem as gemas com o açucar, juntar as claras em castelo e no final a farinha misturada com o fermento, envolvendo delicadamente.
Untar um tabuleiro, forrar com papel vegetal, untar novamente, deitar a massa e levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 a 20 minutos.
Retirar e desenformar sobre um pano polvilhado de açucar. Rechear de seguida.
RECHEIO:
Usei um doce de gila caseiro (feito pela minha madrinha), mas como o doce estava um pouco sólido, levei-o ao lume com um pouco de água até ferver e ficar mais líquido, pois assim ficou mais fácil de utilizar.
Espalhei o doce sobre a massa já cozida, polvilhei com bastante miolo de amêndoa picado, e com a ajuda do pano fui enrolando a torta, deixando depois arrefecer enrolada no pano.
COBERTURA:
Bati 180gr de manteiga até ficar mole, Adicionei 250gr de açucar em pó e bati mais um pouco. Juntei 100gr de chocolate derretido e continuei a bater até ficar uniforme.
Retirei a torta do pano, cortei as extremidades, montei dando o formato de tronco e depois cobri com o creme anterior.
No final passei com um garfo para fazer uns riscos na cobertura, salpiquei com um pouco de miolo de amêndoa ralado, polvilhei com um pouco de açucar em pó e acrescentei algumas decorações natalícias.

Et voilá.... foi um sucesso na mesa de Natal. O recheio de gila com amêndoa deu um toque fantástico a este tronco.

11 comentários:

  1. parabens amiga ficou mesmo um espectaculo o teu tronco de natal...tambem fiz mas bem mais diferente,embora nao tao bonito ficou uma delicia....so te invejo numa coisa lol (inveja saudavel :-)0 como pudeste tu cozinhar e fazer passo a passo numa altura destas?em que a cozinha anda mais confusa e abarrotada do que nunca ? eu nao consegui rsss tirei ao produto final e sempre a correr....

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. obrigado paulinha... não foi fácil realmente fazer as fotos do passo a passo, era uma correria de máquina na mão e batedeira na outra... tentei organizar tudo por fases... e a Risonha Júnior deu uma ajuda com as fotos...

    ResponderEliminar
  3. Bem amiga, que lindo!
    Concordo com a Paula, isso é que é organização, a minha cozinha ainda está um caos, se voltar ao normal lá para o ano, é uma sorte!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Lindo, lindo eu um dia vou fazer um tronco de natal. :)

    ResponderEliminar
  5. Risonha espero que tenha tido um bom Natal e que melhore depressa!! O seu tronco ficou lindíssimo, parabéns!!

    bjs e rápidas melhoras!!

    ResponderEliminar
  6. Também estou super constipada, o pior é o nariz que não pára de pingar...
    Adiante: o teu tronco está lindissimo, até fiquei com vontade de fazer um, mas tenho muito medo de enrolar tortas... lol!
    Big beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Klindo ficou o teu tronco. Cá em casa não é hábito fazer tronco de Natal, mas vou experimentar no proximo ano.
    As melhoras para a tua constipação.
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  8. hahha.. pois imagino o frete que é estar sempre a tirar fotos. mas vale a pena, pois exemplifica tudo melhor. ficou mesmo muito lindo o trono de natal :-), parabéns! beijocas

    ResponderEliminar
  9. Espero que esta gripe passe logo e você esteja em forma para o ano novo! Ficou lindão o tronco, sabe que nunca fiz? Beijos!

    ResponderEliminar
  10. o teu tronco tb esta lindissimo ! Otimo 2008 carregado de boas coisas, e até ano que vem ! bjs

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo o teu tronco, não sei como é que o procurei para não o ter encontrado, eheheheh
    Ja tenho feito torta recheada com gila mas como torta apenas e também lhe misturo o miolo de amêndoa que lhe dá um toque fantástico por isso a tua devia estar uma verdadeira delicia...
    Beijinho e obrigada por me juntares.... tu já lá estas há muito ;)

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....