Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 30 de Junho de 2007

BOLO DE CLARAS - VERSÃO MÁRMORE

Esta é uma receita da minha querida Paulinha, mais conhecida por Inha, que tirei do seu delicioso blog e que fiz as minhas ligeiras alterações, de acordo com a quantidade de claras.



Raspa de 1 laranja
110gr de manteiga
180gr de açucar
6 claras
220gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Bater a manteiga amolecida com o açucar. Bater as claras em castelo e juntar à mistura anterior. Adicionar a farinha e o fermento, envolvendo delicadamente, sem bater. Por úlitmo adicionar a raspa de laranja.
Retirar um pouco de massa e juntar 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Deitar colheradas alternadas da massa numa forma untada e polvilhada (ou se for uma forma de silicone untar com óleo) e levar a forno pré-aquecido até estar cozido.

BOULA DE CARNE COM SEMENTES DE SÉSAMO

Uma receita óptima de boula de carne da cozinheira Lola, que tirei daqui, que com esta já é a 3ª vez que a faço, sempre com grande sucesso... desta vez resolvi, da minha autoria, acrescentar as sementes de sésamo, que lhe deu um toque muito agradável. Juntei ainda cubinhos de queijo, coisa que não tinha feito das outras vezes.
Conclusão: acho que qualquer coisa que se acrescente sai sempre bem.




Numa tigela colocar 2 chávenas de farinha e juntar uma chávena de ovos (no meu caso foram 7 ovos). Bater bem. Adicionar uma pitada de sal, uma chávena de leite e 3/4 de chávena de óleo.
No final acrescentar 2 chávenas de mistura de carnes picadas (no meu caso foi um resto de entrecosto grelhado que tinha sobrado do almoço, presunto, salame, chourição e queijo).
Passar uma forma de silicone por água fria (ou se não for forma de silicone untar com margarina), deitar a massa e cobrir com as sementes de sésamo.
Levar a forno pré-aquecido a 200º cerca de 40 minutos (ou verificando se está cozido fazendo o teste do palito).

quarta-feira, 27 de Junho de 2007

TORTA ISISTINA

ESta receita é dedicada à Isistina do "Petiscos" que teve a delicadeza de me enviar uma caixa com um doce de cereja que era uma delícia.. daí nasceu a ideia de fazer esta torta, que ficou mesmo......... torta... LOL
Não tem um aspecto muito bonito Isistina, mas espero que gostes...





180gr de farinha integral
50gr de farinha de trigo
20gr de maizena
160gr de açucar
6 ovos
raspa de 1 laranja
1 colher de sobremesa de fermento em pó
doce de cereja da Isistina
óleo q. b. e papel vegetal

Aqueça o forno a 180º Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com óleo.
Bata os ovos com o açucar até obter uma mistura esbranquiçada. Junte as farinhas, o fermento e a raspa de laranja e envolva delicadamente.
Deite a mistura no tabuleiro e leve ao forno por cercca de 20 minutos.
Desenforme sobre um pano polvilhado com açucar. Deixe arrefecer um pouco e rejeite o papel vegetal. Barre com o doce e enrole com a ajuda do pano, deixando um pouco enrolada até arrefecer. Sirva decorada a gosto.

Nota: acho que o meu erro foi talvez muito tempo de forno, se calhar com 15 minutos tinha sido suficiente. Ou então deixei arrefecer muito, devia ter enrolado ainda quente... para a próxima prometo que vai sair melhor.

terça-feira, 26 de Junho de 2007

PEPINO NO FORNO COM ATUM

Uma receita que vinha na revista "Mulher Moderna" desta semana, mas que eu tive que avacalhar, pois é raro seguir uma receita à risca. LOL




Lavei um pepino, cortei-o ao meio no sentido longitudinal e com a ajuda de uma colher parisiense retirei-lhe o miolo.
Piquei o miolo para dentro de uma taça, juntei um tomate picado, metade de um pimento verde, um dente de alho picado miudinho, uma lata de atum ao natural (desfeito com um garfo) e uma colher de sopa de alcaparras.
Envolvi tudo com 2 colheres de sopa de maionese, temperei de sal, pimenta e manjericão.
Recheei as metades de pepino com esta mistura, coloquei-as numa assadeira untada com um fiozinho de azeite, polvilhei com bastante queijo parmesão ralado e levei 15 minutos ao forno (préviamente aquecido a 200º).
O que posso dizer? É de comer e chorar por mais...

FRANGO COM MOSTARDA

Uma receita que fez grande sucesso entre as meninas do "Petiscos"... e fez sucesso cá em casa também.


6 a 8 pedaços de frango (eu usei as pernas e as coxas)
4 colheres de sopa de mostarda
3 dentes de alho
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de azeite
1 pacote de natas
sumo de 1 limão
sal e pimenta q.b.

Ligue o forno a 200º.
Picar os dentes de alho para uma tigela e misturar o azeite, 3 colheres de sopa de mostarda e o sumo de limão, mexendo bem para ficar uma mistura homogénea...
Passar os pedaços de frango nesta mistura e colocá-los numa assadeira untada com um fiozinho de azeite. Picar a cebola miudinha e colocar por cima do frango e levar ao forno por 40 minutos
A meio do tempo volte a carne. quando faltarem 10 minutos para o final, ferva o pacote de natas com a restante colher de mostarda, tempere de sal e pimenta e ponha por cima da carne....
Leve ao forno mais 10 minutos, e após apagar o forno, deixe o tabuleiro lá dentro por mais 5 minutos.
Servi com arroz branco e milhos, que é uma coisa que a minha filha adora...

Nota: as minhas visitantes que me desculpem mas continuo a gostar muito de postar as receitas com as fotos em slides.

BOLO DE BOLACHA


Uma sobremesa sempre muito apreciada cá em casa, especialmente pelo meu marido que adora bolo de bolacha.

2 pacotes de bolacha maria
250gr de manteiga
100gr de açucar
3 ovos
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de côco ralado
1 limão
café q.b.

Numa tigela misture bem a manteiga com o açucar até ficar um creme liso. Junte o sumo e a raspa do limão, adicone também as gemas e bata bem.

Junte então o côco e o chocolate em pó e misture bem.



Bata as claras em castelo e misture-as delicadamente na mistura.

Passe ligeiramente as bolachas maria por café e coloque-as em camadas alternadas com o preparado anterior dentro de um aro de uma forma com um prato por baixo. A última camada deve ser de creme.


Leve ao frio até ficar compacto, retire o aro e sirva decorado a gosto.


Nota: não tenho foto do bolo partido porque não foi para comer em casa, mas garanto que estava delicioso.

domingo, 24 de Junho de 2007

BERINGELAS Á PRESSÃO

O que fazer quando se tem em casa uma beringela a ficar madura e alguns restos de fiambre e mortadela no frigorífico? Inventa-se... que foi o que eu fiz.



Lavei a beringela, deixei-a com a casca e cortei-a em rodelas não muito grossas. Untei um tabuleiro com azeite e coloquei as rodelas de beringela no fundo e nos lados, e polvilhei-as com sal fino.

Num tacho alourei 2 dentes de alho com um pouco de azeite, um caldo knorr de ervas, um pouco de pimenta e de noz moscada.. depois dos alhos estarem louros juntei lascas de fiambre, de mortadela, de chourição e de presunto. Deixei apurar um pouco e juntei um pouco de polpa de tomate e um pouco de viinho branco. Deixei estufar uns minutos de modo a ficar com bastante molho e deitei por cima das rodelas de beringela....
Por cima voltei a pôr nova camada de rodelas de beringelas, voltando a polvilhá-las com sal fino...
Depois bati 2 ovos com 1/2 copo de leite e deitei por cima do tabuleiro
Por cima polvilhei com ervas aromáticas (usei uma mistura de oregãos e ervas de provence) e bastante queijo ralado, levando ao forno cerca de 25 minutos.

BACALHAU MARAVILHA


1 cebola
3 dentes de alho
1dl de azeite
2 tomates cereja maduros
500gr de bacalhau demolhado e desfiado
2dl de natas
sal
pimenta
1 ramo de salsa
2 ovos
600gr de arroz cozido

Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. De seguida envolva o tomate limpo de peles e sementes e cortado aos pedaços.
Quando o tomate ficar macio junte o bacalhau.
Regue com as natas e tempere com sal, pimenta e salsa picada.
Cozinhe por 3 minutos e já fora do lume envolva as gemas. Deite o arroz num pirex e sobre ele disponha o preparado de bacalhau. Cubra com as claras previamente batidas em castelo e leve ao forno por 25 minutos a 190º.

ARROZ DE LAPAS


Esta foi uma receita que publiquei no "Petiscos" no mês de Abril e que nós cá em casa gostámos muito, pois é feita com um marisco corrente aqui na nossa zona: as lapas.

Colocar as lapas num alguidar, deitar-lhe por cima água a ferver e tapar durante alguns minutos para que as lapas larguem os miolos...
Colocar num tacho os miolos das lapas, alho picado, azeite, sal e um pouco de pimenta e levar ao lume até o alho fritar um pouco....
Depois juntar o arroz e deixar o arroz fritar um pouco também, quando o arroz já tiver ganhado côr, juntar água a ferver... mas com cuidado porque espirra um pouco
colocar água suficiente para cozer o arroz...
Quando o arroz estiver praticamente cozido juntar coentros picados (ou salsa para quem preferir), apagar o lume, tapar o tacho e esperar uns minutos antes de servir...

sexta-feira, 22 de Junho de 2007

PUDIM DE IOGURTE NO MICROONDAS


Mais uma receita maravilhosa do já famoso fórum "Petiscos", cuja autoria é da Eva.
Muito rápido de fazer, muito rápido de cozer... e de sabor uma maravilha (mesmo com a alteração que eu fiz dos iogurtes)

Os ingredientes que utilizei:


3 ovos
2 iogurtes naturais (utilizei daqueles tipo "Daníssimo")
3/4 chavena de chá de açúcar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
2 colheres de sopa de maizena
1 pacote de natas

Bater os ingredientes todos juntos. Como usei uma forma de silicone pincelei com óleo (obrigado pela dica querida Inha) e deitei a mistura.

Levei ao microondas por 9 minutos (fiz o teste do palito e saíu seco).
Esperei meia hora até desenformar e cobri com um pouco de topping de morango.
Servido bem fresquinho é uma tentação... só tem um "senão".... não fica muito grande, por isso quem quiser um pudim maior terá que fazer a dose a dobrar.

CREME DE TOMATE COM CENOURA


Uma sopa saudável, saborosa e com poucas calorias como comvém.....
Dedico à minha amiga Winnie, que também anda nesta "vida" de lides culinárias.. LOL

250gr de tomate
250gr de cenouras
2 curgettes
1 nabo
1 cebola
2 dentes de alho
2 ovos cozidos
azeite, sal e coentros picados q.b.

Arranjes os legumes, descasque-os, corte-os em pedaços e coloque-os numa panela. Cubra com água, tempere com sal e leve ao lume até ficarem cozidos.


Enquanto isso coza os dois ovos. Depois dos legumes cozidos reduza tudo a um puré cremoso (se achar necessário junte mais um pouco de água). Adicione o azeite apenas no final e rectifique o sal.
Sirva com ovo cozido picado e coentros picados a gosto.

BOLO LAGARTA


Uma ideia fantástica que tirei daqui e que resulta muito bem em festas de crianças.
Esta lagarta foi levada hoje para a festa de final de ano da escola da minha filha e fez sucesso.

A receita é a do tradicional salame que fiz do seguinte modo:

300gr de açucar
300gr de chocolate
300gr de bolachas
200gr de manteiga
6 gemas

Misturar bem o açucar, o chocolate em pó e a manteiga derretida. Depois juntar as gemas e mexer bem.


Adicionar as bolachas partidas grosseiramente e amassar tudo muito bem com as mãos.


A partir daqui é só moldar o salame em bolas, fazendo uma bola maior para a cabeça e outras ligeiramente mais pequenas para o corpo. Fazer as patinhas e os cornichos, cobri com granjeias verdes e fazer os olhos e a boca com gomas.
Agora digam lá que não é simples e não fica super engraçado?

terça-feira, 19 de Junho de 2007

LULAS INVENTADAS



Esta ideia surgiu porque tinha tirado lulas para o jantar.... apetecia-me recheá-las mas não estava com vontade de ter muito trabalho.. o que me levou a inventar e a obter este belo resultado...

Ralei cenoura, queijo e paio...

Com esta mistura recheei as lulas, fechando-as com um palito de modo a que o recheio não saísse.

Fiz um refogado bem apurado com cebola, alho, tomate, azeite, sal, pimenta, noz moscada e um pouco de vinho branco e passei-o com a varinha mágica.

Acrescentei um pouco de água, levei ao lume e quando levantou fervura deitei as lulas e o resto do picado do recheio que tinha sobrado.

Tapei o tacho, reduzi o lume e dexei estufar cerca de meia hora, virando as lulas de vez em quando e até o molho estar bem apurado.

Servi com um arrozinho de coentros e uma bela garrafa de "Monte Velho"...

Olhem só o bom aspecto que as lulas tinham por dentro... e estavam deliciosas.

segunda-feira, 18 de Junho de 2007

BOLO DE ANOS DA MINHA MÃE


Hoje foi o aniversário da minha mãe e como não podia deixar de ser tivemos um bolo para partir após o jantar.
A receita foi-me dada por uma colega minha, que tirou de uma revista, mas nem sei qual... o aspecto da decoração não ficou o melhor, mas o que se perdeu em "figura" ganhou-se em sabor, pois o bolo estava uma delícia....

Para o bolo:
400gr de farinha
200gr de açucar
100gr de manteiga amolecida
3 ovos
1 dl de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Manteiga para untar + farinha para polvilhar
Para o recheio:
1 lata de ananás em calda
400gr de açucar
100gr de côco ralado
4 ovos

Começar por preparar o recheio: escorrer o ananás, cortá-lo em pedacinhos, deitá-los para um tacho, juntar o côco, o açucar e os ovos.


Misturar tudo, levar ao lume por 15 minutos mexendo sempre, de modo a formar um creme. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Ligar o forno a 180º e untar e polvilhar uma forma.
Numa tigela bater o açucar com a manteiga amolecida até ficar um creme liso. Juntar os ovos um a um batendo bem entre cada adição.


Adicionar o leite, a farinha e o fermento e bater bem. Deitar metade da massa dentro da forma.

Cobrir com a mistura do ananás, deitar o resto da massa e levar ao forno por cerca de 40 minutos.

Desenformar depois de frio....

Para decorar fiz uma cobertura de café com:
200gr de margarina
200gr de açucar
2 gemas
1 bica forte (que deve estar fria)
Bater bem o açucar e a manteiga até ficar em creme. Juntar as gemas e bater muito bem. Depois adicionar a bica, tendo o cuidado para que o creme não fique líquido demais...

Que foi o que aconteceu comigo, por isso depois ao juntar corante a um pouco de creme para fazer as letras, borrou tudo..... coloquei ainda um cravo cristalizado por cima do bolo e a minha filha deu o toque final com grangeias coloridas...



A decoração não foi das melhores, mas foi sem dúvida um dos melhores bolos que já comemos cá em casa.

CARPACCIO VEGETAL


Uma receita que saíu este mês na revista "Prevenir" e que eu não resisti a provar.. uma delícia para estes dias quentes que se aproximam.

1 curgette
1 cenoura
1 tomate
1 cebolinha
2 colheres de sopa de alcaparras
1 limão
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Lave a curgette e a cenoura e seque-as com papel absorvente. Faça o mesmo com o tomate e a cebolinha.
Raspe a cenoura para eliminar a casca e corte-a em lâminas longitudinais, utilizando um descascador de legumes.


Descasque a curgette e corte-a como a cenoura. Misture ambas numa tigela.


Corte o tomate em rodelas muito finas e pique a cebolinha. Acrescente-os à tigela com a curgette e a cenoura.


Pique o alho finamente e esprema o sumo do limão. Misture-os noutro recipiente juntando o azeite. Adicione este molho às verduras, envolvendo-as bem para ficarem bem impregnadas. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente as alcaparras.


Cubra a tigela com película aderente e coloque-a na parte de baixo do frigorífico. Deixe macerar durante algumas horas (eu deixei de um dia para o outro). Retire o carpaccio do frigorífico cerca de 15 minutos antes de servir.


Foi saboreado hoje ao almoço a acompanhar bacalhau assado no forno e estava uma delícia.