Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 31 de Julho de 2007

BOLO DA HORTA


Um bolo feito para aproveitar pêras que tenho na horta, que embora tenham caído da árvore, ainda estão muito rijas para comer....




Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater 4 claras em castelo firme, adicionar 2 colheres de sopa de açucar e bater mais uns minutos.
Bater 150gr de manteiga derretida com 250gr de açucar até ficar em creme. Juntar 4 gemas e bater bem. Adicionar 250gr de farinha, 3 colheres de sopa rasas de chocolate em pó e uma colher de chá de fermento e continuar a bater.
Adicionar 1 cálice de vinho do Porto e 150gr de miolo de amêndoa (com pele) picado grosseiramente. Bater bem e no final envolver as claras em castelo.




Colocar metade da forma na massa. Por cima dispôr fatias de pêra e polvilhar com açucar e canela. Colocar a restante massa e levar ao forno pré-aquecido a 200º cerca de meia hora.
Desenformar depois de frio.

LEGUMES NO WOK


Uma opção sempre saudável, com poucas calorias e uma mais-valia para a nossa saúde, pois devemos ingerir legumes diariamente. Esta opção de salteá-los no Wok é uma delícia, pois além de ficarem com uma côr muito bonita ficam estaladiços e muito saborosos.






Cortei em pedaços de tamanho regular os seguintes legumes:
*curgette (da Brites)
*cenoura
*alho
*cebola
*feijão verde
*pimento vermelho
*milho

Coloquei um fio de azeite no Wok e deixei aquecer bem. Colocar os legumes, salteá-los em lume forte mexendo com um garfo de madeira. Temperar com molho de soja e ervas de provence e ir deixando saltear a gosto. Servir como prato principal ou como acompanhamento de carne grelhada.

quarta-feira, 25 de Julho de 2007

BAVAROISE DE ANANÁS

Uma receita da XanaGG do Petiscos que na receita original era feita com morangos, mas que eu adaptei para ananás e fiz apenas metade da receita (que são as quantidades que aqui estão).

0,5l de leite
5 ovos
5 colheres de sopa de açucar
1colher de sopa de farinha maizena
1 gelatinas de ananás

Juntam-se as gemas com o açucar e a farinha e mexe-se bem.
Junta-se o leite e leva-se ao lume brando, sem parar de mexer. Quando levantar fervura, tira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco.
Junta-se a gelatina em pó e as claras batidas em castelo. Coloca-se numa forma e vai ao frigorífico.
Derreti chocolate para colocar por cima e em volta pus pedacinhos de ananás...

BOLACHINHAS DE AVEIA

Mais uma receita maravihosa da minha querida Winnie, que tirei daqui
e que já fiz diversas vezes cá em casa...

1/2 chávena de aveia
1/2 chávena de manteiga
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar mascavado
1 colher de sopa de mel

Bata a manteiga com o açucar.
Junte o mel.
Junte a aveia e metade da farinha, misture.
Vá misturando a restante farinha com os dedos até a massa estar boa.
Faça pequenas bolinhas e disponha num tabuleiro de ir ao forno.
Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 12 minutos.

Conselho: deixem a mesmo apenas 12 minutos, mesmo que as bolachas vos pareçam muito moles ao tirar do forno, pois elas depois de arrefecerem endurecem...

sábado, 21 de Julho de 2007

BISCOITOS FIBRE1

1,5 chávena de farinha
1 colher de sopa de fermento
40gr de manteiga
1/2 taça de açucar granulado
1/2 taça de FIBRE1 moídos
1/2 taça de passas
1/4 de taça de avelãs moídas
2 ovos



Misture a farinha e o fermento, junte a manteiga e misture até ficar tudo ligado.
de seguida adicione o açucar, o FIBRE1 moído, as passas, as avelãs e os ovos até formar uma pasta homogénea.
Pré aqueça o forno a uma temperatura moderada. deite colheradas de massa num tabuleiro que possa ir ao forno e cozinhe durante 12 a 15 minutos.

Agora as minhas invenções: tive que picar as passas miudinhas, pois a minha filha tem a mania que não gosta de passas e assim quase nem dá por elas
acrescentei uma colher de sopa de canela á massa, pois achei que dava um bom sabor aos biscoitos
Não usei batedeira, bati tudo com a colher de pau...
aqueci o forno a 150º e deixei-os cozer por 20 minutos, apaguei o forno, abri a porta e deixei-os arrefecer dentro do forno
Atenção que os biscoitos crescem muito... eu fiz umas caganitas pequenas no tabuleiro e eles cresceram bastante.

sexta-feira, 20 de Julho de 2007

PEITO DE FRANGO COM CEBOLA

Um prato muito rápido de fazer e nada complicado... mas tem que ser para quem goste mesmo muito de cebola, que é o meu caso.



Abrir um peito de frango ao meio e batê-lo com um martelo dos bifes de modo a ficar bem espalmado. No meio colocar cebola e coentros picados (ou salsa para quem preferir), enrolar de modo a que o recheio de cebola fique no meio e fechar com palitos.
Temperar com sal, pimenta e sumo de limão. Por cima colocar um fiozinho de azeite, polvilhar com sementes de sésamo, tapar com película aderente (fazendo alguns furos para que saia o vapor) e levar ao microondas entre 12 a 15 minutos.
Destapar e servir com cenouras baby e espinafres (também feitos no microondas com um pouco de alho picado, um fio de azeite e um pouco de água) e tomate picado e polvilhado com coentros.
Eis uma refeição fácil, light e sem precisar de ir para o fogão...

ROJÕES À MÓNICA

Esta foi uma receita que me saíu à pressão e dei-lhe este nome porque me inspirei numa receita da Mónica, que vi no Petiscos. Fiz para o jantar de hoje e ficou aprovada.



Para esta receita usei daquela carne que se compra no talho já temperada, embora a tenha partido em pedacinhos pequenos.
Nun tacho levei a alourar 1 cebola e 3 dentes de alho picados num pouco de azeite e margarina, um pouco de sal e pimenta. Deitei a carne e deixei-a corar em lume forte. Assim que a carne ganhou côr, baixei o lume, deitei um pouco de vinho branco, tapei o tacho e deixei estufar em lume brando.
Entretando cortei batatas aos cubos e levei-as a cozer em água e um pouco de sal, mas sem deixar cozer muito, só para lhes dar uma "entaladela", sendo que depois de estarem cozidas as escorri e passei por água fria.
Quando a carne já estava tenra juntei presunto em pedacinhos e um cálice de vinho do Porto e deixei apurar mais 5 minutos.
Juntei miolo de camarão e apurei mais 5 minutos. No final juntei as batatas e mexi com cuidado para que estas não se desfizessem mas ficassem bem envolvidas com a carne e com o molho.
Decorei com azeitonas e cada qual pôs coentros frescos picados a gosto no seu prato.

BIFANAS ESCONDIDAS



Temperei as bifanas com alho, sal, pimenta e vinagre e deixei tomar gosto por algum tempo.
Num tacho cozi tagliatelle verde em água, sal e um fio de azeite e depois de escorrido coloquei-o num tabuleiro untado com manteiga
Cortei as bifanas em tirinhas, colquei uma frigideira ao lume com um pouco de manteiga, e deitei as bifanas lá para dentro, junto com o líquido da marinada e deixei-as passar bem (juntei também um pouco de paio alentejano que tenho lá em casa que é uma delícia). Depois de cozinhadas deitei-as por cima da massa
por cima desejei um pacotinho de molho béchamel....
Misturei tudo com a ajuda de dois garfos, de modo a ficar tudo muito bem envolvido e fiz duas cavidades na massa
Nessas duas cavidades pus 2 ovos... e levei ao forno cerca de 15 minutos.

FLAN BAIANO COM MOLHO DE FRUTOS EXÓTICOS

Uma receita que fiz há algum tempo e que foi um sucesso cá em casa...




Ponha de molho em água fria 12 folhas de gelatina e deixe ficar por alguns minutos.
Enquanto isso pode preparar o molho para o flan: coloque num tacho 1,5dl de água com 2 colheres de sopa de açucar, junte a quantidade de frutos que achar suficiente para fazer uma calda grossinha e leve a lume brando, para que os frutos vão cozendo na calda de açucar enquanto prepara o doce.
Deite 1 lata de leite condensado para uma tigela, junte ao leite condensado 5dl de sumo de laranja e 2dl de sumo de manga e bata para misturá-los bem.
Depois adicione uma colher de sopa de Licor Beirão e a raspa de uma laranja, voltando a bater bem.
Adicione depois as folhas de gelatina previamente derretidas num pouco de água quente, e volte a misturar bem.
Passe uma forma de pudim por água fria (não tem que ser de silicone, pode ser das outras pois este flan desenforma bem) e deite a mistura, levando ao frio por pelo menos 4 horas
Entretando os frutos já estão bem cozidos, passe-os com a varinha mágica para que fiquem em puré. Desenforme o flan e deite por cima o molho.

Se quiserem em vez do molho de frutos exóticos (esta foi a parte em que eu inventei) podem cobrir com outro molho qualquer, ou apenas com caramelo líquido.... ou ainda, sem nada...

quinta-feira, 19 de Julho de 2007

FILETES DE PESCADA COM NATAS

Uma receita fabulástica que tirei daqui e que irei repetir muitas mais vezes.




Passar filetes de pescada por sopa de marisco, colocar numa assadeira, cobrir com um pacote de natas, colocar por cima miolo de camarão e delícias do mar e levar ao forno por cerca de meia hora. Acompanhei com arroz.
Só teve um senão: ficou um pouco salgado, pois usei 1,5 pacotes de sopa de marisco e devia ter posto mais natas para ficar com mais molho.
Mas de sabor é uma maravilha..

CREME DE ABÓBORA COM COUVE FLOR

Uma sopa é sempre uma opção saudável para a nossa alimentação. E muitas vezes é o meu jantar lá em casa, pois ajuda a manter a linha.
Esta foi feita com um pedaço de curgette de tamanho XXXL, que a minha querida Brites teve a gentileza de me enviar, e a quem eu quero uma vez mais agradecer.



Num tacho coloquei uma cebola, 3 dentes de alho, um bom pedaço de curgette e bastante abóbora. Levei ao lume coberto de água, com sal, azeite e um caldo knorr de legumes.
Entretanto separei uma couve flor pequena em raminhos, lavei-os e coloquei-os de molho em água com vinagre para branquearem.
Depois da sopa cozida reduzi tudo a puré, juntei os raminhos da couve flor, rectifiquei os temperos e levei ao lume mais 10 minutos até a couve estar cozida.
Et voilá, uma sopinha deliciosa.

terça-feira, 17 de Julho de 2007

FESTA DE ANOS DA MINHA FILHA

Conforme prometido aqui ficam as fotos do que fiz para a festa de anos da minha filha, bem como as respectivas receitas.

Patês e manteiga de ervas:
Manteiga de ervas: uma embalagem de manteiga retirada do frio meia hora antes. Na picadora piquei 4 dentes de alho e um bom pé de salsa. Misturei tudo com a manteiga.
Patê de atum: uma lata de atum escorrido e desfeito envolvido com maionese, alho em pó e um pouco de sal fino.
Patê de pickles: um frasco pequeno de pickles picado na picadora, envolvido com maionese, ervas aromáticas e um pouco de ketchup e decorado com azeitonas.
Patê de delicias do mar: delícias do mar a gosto picadas na picadora e envolvidas com maionese, sal fino e um pouco de ervas de provence.



Mousse de oreos:
Bater 2 pacotes de natas em chantily. Juntar uma lata de leite condensado e 2 pacotes de oreos picados na 1-2-3 até ficarem em farinha (guardei um pouco para a decoração). Envolver as bolachas picadas na mistura, decorar a gosto e levar ao frio.
Mousse de manga:
1 lata de polpa de manga, 4 iogurtes naturais e 1 lata de leite condensado.
Tudo batido junto, levar ao frio e decorar a gosto.
Pudim de leite condensado no microondas
1 lata de leite condensado, 1 lata de leite normal, 8 ovos (utilizei 8 porque a lata de leite condensado era grande). Tudo batido junto e levar ao microondas numa forma barrada com caramelo. Ir pondo de 5 em 5 minutos e fazendo o teste do palito. Desenformar depois de frio (eu desenformei morno, por isso desmanchou-se.. mas o sabor estava óptimo)



Sobremesas à base de gelatina
Ratinhos de pêra: fazer uma gelatina de côr verde e deixar solidificar. Colocar por cima metades de pêras em calda e com chocolate derretido fazer os olhos e o rabo.
Gelatina tricolor: usar copos de plástico transparentes e fazer 3 gelatinas de cores diferentes, tendo o cuidado de só deitar uma quando a outra estiver solidificada. Decorar a gosto com gomas.



Boula de carne: 1 chávena de farinha, 1/2 chávena de leite, 1/2 chávena de ovos, 1/2 chávena de óleo, 1 chávena de carnes a gosto picadas, 1 pitada de sal e sememtes de sésamo a gosto. Tudo batido junto e levar ao forno até estar cozido.
Quiche de frango: uma placa de massa folhada com grango assado desfiado, uma lata de cogumelos laminados e uma lata pequena de milho doce. Cobrir tudo com 4 ovos batidos com um pacote de natas, temperado com sal, pimenta e ervas aromáticas. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno 30 minutos.



Folhado de maçã: uma placa de massa folhada, pincelar com água com açucar, cobrir com fatias fininhas de maçã, passas, côco seco e polvilhar com açucar e canela. Enrolar, fazer uns golpes na superfície, pincelar com gema de ovo e levar ao forno.
Pão de ló: 3 ovos, 5 gemas, 190gr de açucar, 90gr de farinha. Bater os ovos com o açucar até triplicar de volume. Envolver delicadamente a farinha e levar ao forno numa forma de aro amovível forrada com papel vegetal untado entre 10 a 12 minutos.






Docinhos de bolacha: 1 pacote de bolacha maria, 2 colheres de sopa de açucar, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 ovo e 1 gema. Picar as bolachas até ficarem em farinha, bater a manteiga com o açucar, juntar os restantes ingredientes, moldar bolinhos e passar por granjeias coloridas.
Bolo lagarta: uma receita tradicional de salame, moldar o corpo da lagarta, passar por granjeias verdes e fazer os olhos, a boca e os cornichos com gomas.
Bolinhos de salame: com o resto da massa do salame moldei bolinhos e passei por côco verde.



Bolo Suricata (receita que me deu a Mimi do petiscos):
6 ovos, o peso dos ovos em açucar e metade do peso dos ovos em farinha, 1 colher de chá de fermento em pó. Bati as gemas com o açucar até ficar um preparado espumoso. Adicionei as claras em castelo e as farinhas e levei ao forno numa forma untada e enfarinhada.
Fiz um recheio de café: 100gr de açucar batidos com 100gr de margarina até ficar um creme. Juntar uma gema e um pouco de aroma de café e bater bem. Abir o bolo ao meio e aplicar o recheio.
Para a cobertura: um pacote de natas ao lume até ferver. Retirar do lume e deitar uma tabelete de chocolate de culinária em pedaços, mexendo sempre até que dissolva completamente. Aplicar no bolo e decorar com pintarolas e com um suricata.

Como não podia deixar de ser, o bolo de aniversário, que foi a única coisa que não fiz em casa.

E aqui é o aspecto geral das mesas com os comilões a atacar.

Correu tudo bem e toda a gente saíu satisfeita e de barriguinha cheia...

quarta-feira, 11 de Julho de 2007

BOLO DE ANOS DA MINHA FILHOTA


Amanhã é o dia de anos da minha filha. Embora só lhe vá fazer a festinha no próximo domingo, esta tarde quando cheguei do trabalho fiz este bolinho para cantarmos o parabéns amnanhã à hora do almoço.
A ideia foi tirada do Petiscos e é da autoria da minha querida conterrânea Winnie. A receita do bolo foi a do bolo de claras da ddar para aproveitar umas claras que tinha congeladas.


10 claras
250gr de açucar
75gr de maizena
60gr de farinha
100gr de manteiga derretida
1 colher de sopa de aroma de café

Bater as claras em castelo firme e adicionar o açucar mexendo devagar e sem bater.
Depis juntar as farinhas envolvendo na massa aos poucos. Por fim juntar a manteiga derretida (mas morna) e no final o aroma de café.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º numa forma untada e polvilhada até estar cozido (fazer o teste do palito).

Depois do bolo cozido deixei arrefecer bem. Fiz uma saqueta de gelatina Gelly-Ja de frutos silvestres (de cor azul) e levei ao frigorífico até solidificar um pouco.
Escavei o interior do bolo e despejei a gelatina para simular a água do mar. Coloquei umas gomas em forma de tubarão.
Bati um pacote de natas com 3 colheres de sopa de açucar em pó e um pouco de aroma de baunilha e barrei o bolo em toda a volta.
Com bolacha ralada simulei a areia do mar.
Colori côco ralado com corante verde e coloquei em toda a volta do bolo.


Obrigado Winnie por esta ideia maravilhosa... a minha filha desde que viu este bolo ficou encantada e pediu-me logo para o fazer. E foi uma vontade muito simples de lhe fazer, pois este tipo de bolo é muito simples de fazer.