Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 31 de agosto de 2007

BATIDO SACIANTE

Descobri este batido a ler um artigo numa revista sobre o uso de sementes de linhaça. Eu como adoro todo o tipo de semente (sou tipo pássaro, estão a ver???) li o artigo de uma ponta à outra e descobri coisas muito interessantes.

"As sementes de linhaça possuem um forte efeito laxante e desintoxicante que ajuda o organismo a livrar-se de toxinas e excessos, assim como de gorduras.
A linhaça moída tem grandes quantidades de fibras dietéticas, o que resulta na sensação de estômago cheio".

Claro que eu depois de ler tudo isto, entre outras coisas, tinha que experimentar o batido, certo?

3 raminhos de salsa
1/2 pêra bem madura
1 fatia de ananás ou abacaxi
1 colher de sobremesa rasa de sementes de linhaça
1 copo de chá verde frio


Colocar tudo no liquidificador e ligar em velocidade máxima até que fique tudo bem misturado. Segundo os especialistas deve beber-se um copo 3 vezes ao dia.

Nota: Se faz bem não sei.... só sei que foi hoje o meu pequeno almoço e tem um sabor muito agradável. Embora eu estivesse renitente em usar a salsa, não se nota nada, tem um agradável sabor a ananás e pêra. Se experimentarem acho que vão gostar...

AÇORDA DE CANTARILHO

Nós cá em casa adoramos açorda (tirando a minha filha) e tanto a fazemos de bacalhau como de outro peixe, desde que o peixe seja gordinho e deixe uma água saborosa. Em primeiro lugar deixem-me apresentar o peixe:


Eu acho que açorda é daqueles pratos que ou se gosta ou se detesta, não tem meio termo (como diria a minha cunhada Sónia "Que graça é que tem uma refeição de pão molhado na água?"). Mas eu como sou doida pela gastronomia alentejana e pelos seus sabores, aromas e temperos e como o meu marido tem duas costelas alentejanas, este prato é muita vez confeccionado cá em casa.


Aproveitei a água onde se tinha cozido cantarilhos (tinha sido o almoço do dia anterior), desfiz na áua um restinho de peixe que tinha sobrado e verifiquei o sal. Pus a água ao lume até ferver.
Esfreguei um dente de alho na taça onde iria ser feita a açorda. Depois esborrachei vários dentes de alho com as costas de uma faca (deixando a casca) e coloquei no fundo da taça. Por cima umas fatias de pão alentejano, cortadas de modo tosco e irregular. Um bom gole de azeite e, como não podia deixar de ser, um bom punhado de coentros picados.
Quando a água estava a ferver escalfei lá dentro 2 ovos. Depois dos ovos escalfados retirei-os com cuidado com a ajuda de uma escumadeira e coloquei-os por cima do pão.
Deitei por cima a água a ferver, fiz pressão com uma colher para embeber o pão e abafei por uns minutos.
Está pronta a servir.... para quem aprecia açorda, digam lá se agora não ia bem um pratinho?

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

BOLO DE LARANJA COM CASCA

Olhem só a receita maravilhosa que eu descobri nesta revista:



1 laranja
4 ovos
1 chávena de chá de óleo
2,5 chávenas de chá de açucar
3 chávenas de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de chá de sumo de laranja


Corte a laranja em 4 partes, deixando a casca e retire as sementes.
Coloque no liquidificador, junte os ovos, o óleo e 2 chávenas de chá de açucar e bata até ficar cremoso (cerca de 5 minutos). Transfira para uma tigela e misture a farinha e o fermento até obter uma massa homegénea.
Despeje numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de 35 minutos). Retire e em seguida regue com a mistura do sumo de laranja com o restante açucar. Deixe arrefecer, desenforme e sirva.

Uma receita muito original por ser feita usando a laranja com a casca, mas fica uma maravilha de bolo... faz lembrar aquelas tardes de Outono em que apetece um bolo e um chá ao fim do dia...

FANTASIA DE IOGURTE

Uma sobremesa muito fácil de fazer, bem fresquinha para nos despedirmos do Verão e ainda por cima com pouquíssimas calorias.


Bater 3 claras em castelo bem firme. Adicionar 4 colheres de sopa de adoçante e bater mais um pouco.
Juntar 4 iogurtes magros de aroma de tuti-fruti (ou outro aroma á escolha), bater bem e no final adiconar 1/2 colher de sopa de canela, de modo a que fique tudo bem envolvido.
Numa taça colocar uma camada de creme, por cima uma camada de cereais integrais (à escolha, eu usei os que tinha em casa), nova camada de creme e decorar com topping de morango e mais alguns cereais.
Agora é só colocar no frigorífico para ficar bem fresquinho e depois deliciarem-se sem pesos na consciência... LOL!

FRANGO COM CAFÉ

Esta foi uma receita que tirei do site Gastronomias e que foi bastante apreciada ontem ao jantar lá de casa.


Num tacho colocar uma cebola grande, 2 dentes de alho picados e uma folha de louro. Levar ao lume com um pouco de azeite só até a cebola alourar. Juntar um frango cortado em pedaços, temperar de sal e pimenta e ir mexendo até o frango perder a cor de crú.
Numa taça misturar 1dl de vinho tinto, 1dl de café e 0,5dl de vinagre. Depois do frango corado adicionar ao tacho e reduzir o lume, deixando o frango ir cozinhando com o tacho tapado (cerca de 40 minutos) mexendo de vez em quando.
Quando parte do molho já tiver evaporado adicionar um pacote de natas, sacudindo o tacho para que as natas se envolvam bem. Deixar apurar mais dois minutos e servir.
Acompanhei com linguini... conseguem sentir o cheirinho do café?

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

BOLACHINHAS PARA LÁ DE BOAS

Minha gente.... esta receita foi tirada do blog da minha querida Winnie e quem não as fizer não sabe o que perde, pois são muito simples de confeccionar e simplesmente divinais...

125gr de manteiga
125gr de açucar
1 ovo
250gr de farinha
1 colher de chá de fermento


Bata a manteiga com o açucar, junte o ovo e bata muito bem.
Deite a farinha com o fermento e envolva bem (se o ovo fôr muito grande terá que juntar mais um pouco de farinha).
Junte uma embalagem de pepitas de chocolate e envolva mais um pouco.
Faça bolinhas e leve ao forno durante 15 minutos... e depois delicie-se com estas maravilhosas bolachas....

BATATAS GULOSAS

Esta foi uma receita que tirei do Petiscos, da autoria da Gulosinha, e que já foi feita há algum tempo, embora tenha que a repetir em breve pois lá em casa gostamos muito....


Cortar batatas às rodelas e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Depois fazer uma camada de muito alho picado, ervas aromáticas, queijo e regar com leite, alternando em camadas como se fosse um empadão. A última camada deve ser de queijo.
Levar ao forno para cozer as batatas e gratinar o queijo. Neste caso acompanhou entrecosto e entremeada de coentrada e........ hummmmmmmmmm..... estava uma delícia!

BOLINHAS DE PESCADA

Tirei esta receita maravilhosa do blog da minha querida amiga Inha a quem tenho muito que agradecer, pois além de me ensinar preciosos truques de cozinha e me ensinar receitas fantásticas, foi graças a ela (e com a sua ajuda) que criei este blog...


Num tacho pus a cozer 2 centros de pescada, 2 cenouras, 2 batatas grandes e um ovo, temperando de sal e uma pitada de pimenta.
Depois de tudo cozido esmaguei tudo muito bem com um garfo. Formei bolinhas, passei por pão ralado (daquele que traz mistura de ervas aromáticas) e levei ao forno a dourar (não tiveram tempo de dourar muito pois a "risonha júnior" já estava cheia de fome....) Servi com arroz de tomate.
Ficaram uma delícia... a filhota adorou e o marido também....

Nota: embora na receita original falasse em acrescentar cebola e salsa picada, tive que pular essa parte, senão a pequena já não comia. Mas a filhota deu-me uma ideia que para a próxima vou experimentar: quando esmagar o peixe e os restantes ingredientes, acrescentar um pouco de parmesão ralado.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

SOPA DE TOMATE COM ALHO FRANCÊS E CLARA DE OVO

Quem me conhece sabe que eu sou a "mulher das sopas"...
a minha vizinha deu-me uns tomates muito "polpudos", acabados de colher, e eu não resisti a fazer uma sopinha!


Nuam panela coloquei uma cebola grande em pedaços, 2 dentes de alho partidos ao meio, 4 tomates bem maduros cortados em pedaços e 2 curgettes descascadas e coratadas em rodelas. Levei tudo ao lume com um pouco de azeite, sal e pimenta e deixei refogar um pouco. Depois acrescentei água e deixei cozer com o tacho tapado.
Entretanto lavei um alho francês e cortei a parte brnaca em tiras finas, escaldando-as em seguida por 5 minutos no microondas.
Depois da sopa cozida reduzi-a a puré e acrescentei o alho francês e duas claras de ovo (aproveitei claras que tinha congeladas) em fio, mexendo com um garfo.... et voilá..... uma bela sopinha!!!

sábado, 25 de agosto de 2007

FUSILLI COM CAMARÃO E QUEIJO

Esta receita foi feita para aproveitar um resto de camarões cozidos que tinha em casa...


Cozi massa fusilli "al-dente".... numa frigideira coloquei um pouco de margarina, sal, piementa, alho em pó e salteei fiambre de frango em pedaços.
Descasquei os camarões e juntei-os à frigideira, bem com delícias do mar cortadas em pedaços e deixei saltear bem. Juntei à massa já cozida e envolvi bem de modo a ficar tudo bem misturado.
Numa tigela bati 3 ovos com um pouco de leite e temperei com sal e pimenta. Deitei no tacho da massa e levei ao lume mexendo sempre até coagular os ovos.
Entretanto já tinha cortado uns palitos fininhos de queijo flamengo... depois dos ovos envolvidos e coagulados na massa, apaguei o fogão e juntei o queijo, mexendo um pouco e tapando o tacho, de modo a que o queijo apenas derretesse....
Garanto-vos que os meus "júris" adoraram...

CREME PARMENTIER COM ESPINAFRES

Vi esta receita numa revista, mas como já é meu costume não a segui à risca, nem pouco mais ou menos... aqui fica a minha versão:

500gr de curgette
1dl de azeite
1 alho francês
2 gemas
2 "cubos" de espinafres congelados
2 queijos frescos pequenos
2 colheres de sopa de leite
3 chávenas almoçadeiras de água
sal q.b.


Levar um tacho ao lume com metade do azeite até este aquecer bem.
Aproveitar apenas a parte branca do alho francês, cortar en rodelas fininhas, deitar no azeite quente, mexendo bem até amolecer. Juntar as curgettes descascadas e cortadas em pedaços e mexer mais um pouco. Adicionar 3 chávenas almoçadeiras de água, temperar de sal e deixar cozer.
Enquanto isso levar uma frigideira ao lume com o resto do azeite e saltear os espinafres, temperando com um pouco de sal.
Deitar os queijos frescos para uma taça e desfazê-los com um garfo, adicionando o leite de modo a que seja mais fácil misturar. Juntar as gemas de ovo e mexer bem.
Quando a sopa estiver cozida reduzir a puré. Juntar a mistura do queijo fresco com as gemas e levar ao lume apenas para aquecer, mexendo sempre. Adicionar os espinafres, rectificar o sal e servir.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CORRENTE DA AMIZADE





a paula do blog receitas da inha nomeou-me para participar na corrente da amizade entre blogueiras (ideia pensada pela Teresa) que funciona da seguinte forma:
cada pessoa escolhida indica mais dez com o objectivo de agradecer a gentileza que tiveram de compartilhar connosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida.Depois de escolhidas as participantes devemos fazer uma visitinha ao blog de cada uma e deixar um comentario avisando da corrente.

Assim sendo as minhas nomeadas são:
teresa
winnie
natércia
blue/angel
tareca
anna
kuka
candy
fatusca
nana

terça-feira, 14 de agosto de 2007

BOLO DE CHOCOLATE NO MICROONDAS

Aqui está uma receita maravilhosa que tirei daqui e que aconselho vivamente.... ainda outro dia umas visitas avisaram-me com meia hora de antecedência que vinham a minha casa tomar café.... quando cá chegaram já eu tinha o bolo feito...

4 ovos
200gr de açúcar
100gr de farinha
150gr chocolate de culinária
120gr de margarina ou manteiga



Untar um pirex (ou forma própria, como o silicone) com manteiga (atenção ao tamanho da forma que deve ter alguma altura). Bater os ovos com o açúcar e a farinha.
Derreter o chocolate no microondas com a margarina durante cerca de 1 minuto e 30 segundos.
Juntar as duas misturas e levar ao microondas no pirex durante 5 minutos na potência máxima (no meu microondas pus 7 minutos).
Desenformar ainda morno.

MADALENAS NO MICROONDAS

Mais uma receita retirada do petiscos, da autoria da Isabelita...

240gr de farinha
100gr de açucar
3 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos
125ml de óleo de girassol
125ml de leite


Misturar a farinha, o açucar, o fermento e o sal.
Bater os ovos com o óleo e o leite. Juntar à mistura da farinha envolvendo apenas com uma vara de araems.
Distribuir por forminhas de papel frisado, tendo o cuidado de as encher apenas até meio.
Levar apenas 6 de cada vez ao microondas durante 4 minutos.
Como o meu microondas não tem grill, depois de cozidas polvilhei-as com canela e levei-as ao forno durante 5 minutos apenas para ganharem côr.
São óptimas para acompanhar um chá ou um café com leite....

MACARRÃO ENFORMADO

250gr de macarrão (eu usei 3 tipos de massa dieferentes para aproveitar pacotes que já estavam abertos)
150gr de cenouras
100gr de ervilhas
350gr de fiambre, mortadela e paio
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
5 ovos
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de queijo mozzarella ralado
sal, pimenta e azeite q.b.



Cozer a massa em água temperada com sal e um fio de azeite, escorrer e reservar.
Descascar as cenouras e cortá-las em cubinhos e levá-las a cozer juntamente com as ervilhas. Cortar o fiambre, a mortadela e o paio em pedacinhos, colocar as massas numa taça, juntar as cenouras e as ervilhas cozidas e misturar tudo.
Temperar com sal e pimenta e polvilhar com o queijo parmesão ralado. Transferir tudo para uma forma untada com margarina.
À parte bater os ovos com as natas, deitar por cima do preparado da forma e levar a emio do forno (pré-aquecido a 180º) durante 25 minutos.
Retirar, desenformar, cobrir com o queijo mozzarella ralado e levar de novo ao forno para gratinar.

Nota: como podem verificar a operação de desenformar não correu muito bem.. aconselho a que se faça numa forma de bolo inglês para que seja mais fácil desenformar.

LULAS COM CARIL E NATAS

1kg de rodelas de lulas
1dl de óleo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa bem cheia de caril
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de chá de açafrão-das-índias
1 pacote de natas
sal e pimenta q.b.


Refogar no óleo a cebola e os dentes de alho só até a cebola alourar. Juntar os coentros e mexer.
Juntar depois a polpa de tomate, o caril, o açafrão e as natas e mexer, deixando ferver por 2 minutos.
Juntar depois as rodelas de lula e temperar com sal e pimenta.
Deixar cozer em lume médio com o tacho tapado até as lulas estarem tenras.

COXINHAS DE FRANGO DA SABANNA

Esta é uma receita da Sabanna, do fórum Petiscos, que é uma verdadeira delícia... já foi feita há algum tempo mas tenho que repeti-la em breve...

Massa:
600ml de água
2 colheres de sopa de margarina
2 cubos de caldo de galinha (ou a água de cozer o frango)
500gr de farinha

Recheio:
1 peito inteiro de frango
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de colorau
sal, pimenta e salsa



RECHEIO: coza o peito de frango em água e sal. Depois de cozido desfie e reserve.
Numa frigideira colocar o óleo e a cebola picada muito miudinha e deixar refogar um pouco, adicionar o colorau e deixar cozinhar (se acharem o recheio muito seco juntar um pouco de água). De seguida juntar o frango desfiado e temperar com sal, pimenta e salsa picada a gosto.

MASSA: numa panela colocar a margarina, a água, os cubos de caldo de galinha e levar a lume. Quando começar a ferver juntar a farinha de uma só vez, mexendo sempre até a massa se descolar da panela. Deixar arrefecer um pouco.

Para rechear estenda a massa e corte pequenas porções. Coloque um pouco de recheio e feche, moldando em forma de coxinha (as minhas não ficaram muito jeitosas).
Após moldadadas passá-las por leite e pão ralado (juntar um pouco de farinha ao pão ralado) e fritá-las em óleo bem quente.

sábado, 11 de agosto de 2007

FILETES COM BERINGELA

Esta receita saíu-me assim de repente... tinham-me dado uns ruivos (que o meu marido deu a sugestão que deviam ser cozidos) e eu resolvi fazê-los de maneira diferente.


Cortei os ruivos em filetes e temperei-os na véspera com alho, sal, pimenta e bastante sumo de limão.
No fundo de um tabuleiro coloquei cebola em rodelas, azeite e por cima os filetes.
Coloquei sobre os filetes a beringela descascada e cortada em cubos e tomate em pedacinhos. Finalizei com mais cebolas em rodelas, alho picado, cubosd e queijo, um fiozinho de azeite e ervas aromáticas.
Levei ao forno 25 minutos... e consegui uma refeição bastante agradável e boa para manter a linha....LOL!

LASANHA DE ATUM COM DELÍCIAS DO MAR

Quem é que não gosta de uma boa lasanha? Experimentem esta e não se vão arrepender....


Preparei um tacho de molho béchamel.
Noutro tacho fiz um refogado bem apurado com cebola, alho, polpa de tomate, azeite, sal, pimenta, oregãos, 3 latas de atum (escorrido e desfiado) e várias delícias do mar em pedacinhos.
Untei um pirex com manteiga, pus um pouco de béchamel no fundo e por cima as placas de lasanha.
Coloquei uma porção do preparado de atum, por cima um pouco de molho béchamel, depois queijo ralado. Fui fazendo camadas, terminando com placas de lasanha, cobertas com béchamel e muito queijo.
Levei ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

CREME DE BANANA

E esta foi a sobremesa cá de casa há dois dias atrás... foi feita para aproveitar umas bananas muito maduras que já tinha na fruteira... ficou muito boa.



Fazer um pudim flan "El Mandarin" (daqueles do velhote chinês) conforme as instruções da embalagem e deixar arrefecer um pouco.
Enquanto o pudim arrefece bater 2 claras em castelo.
Esmagar 4 bananas maduras com um garfo juntamente com 4 colheres de sopa de açucar.
Depois do pudim morno juntar a mistura das bananas e mexer bem de modo a que fique bem misturado.
Por último juntar as claras em castelo, envolvendo bem ao preparado. Colocar em tacinhas e decorar a gosto (eu optei por polvilhar com canela).
Levar ao frio e servir bem fresquinho.

Nota: os míudos adoram... a minha filha e um amigo que cá está têem-se deliciado com esta sobremesa... e se os míudos gostam, os graúdos não lhes ficam atrás... LOL

SALADA ASIÁTICA

Este foi o jantar cá de casa há dois dias atrás... com o calor que tem estado apetece é fazer refeições à base de salada. Fiz esta salada, pus a mesa na esplanada, jantámos na rua debaixo do telheiro e depois de jantar estivemos na conversa até às tantas...


Cozi uma embalagem de mistura de legumes "asiáticos". À parte cozi bacalhau e ovos.
Depois dos legumes cozidos passei-os por água fria para refrescá-los um pouco.
Numa saladeira coloquei os legumes, o bacalhau desfiado em lascas, os ovos em pedaços, algumas delícias do mar, um pouco de cebola, milhos e algumas sementes de sésamo e sementes de girassol.
Envolvi bem e servi bem fresquinha, sendo que na mesa cada um temperou a seu gosto (uns com azeite e vinagre e outros com maionese).

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

CREME DE GELATINA

Uma sobremesa super fresca e pouco calórica para os dias quentes que temos aí....

2 saquetas de gelatina de morango
6dl de água
5dl de leite
morangos ou frutos vermelhos q.b.


Preparar uma das gelatinas conforme as instruções da embalagem, mas usando apenas 5dl de água e deixar arrefecer.
Levar a restante água ao lume, deixar ferver, dissolver a gelatina e juntar o leite frio. Levar ao congelador por 20 minutos para arrefecer mais depressa.
Aproveitei o resto de uma embalagem de frutos vermelhos que tinha em casa, deixei-os descongelar á temperatura ambiente e depois juntei-os à gelatina.
Levar ao frigorífico até solidificar e decorar a gosto.
É super fácil e praticamente não engorda... ideal para esta estação do ano.

ESPARREGADO BRANCO

Como a experiência do esparregado correu tão bem, houve um dia em que tive que repetir, mas desta vez dei largas á minha veia de "inventora" e fiz um esparregado branco.


Como tinha meia couve branca em casa, cortei a couve em tiras, cozi-a em água com um pouco de sal e depois de cozia escorri-a bem e piquei-a o mais miudinho possível.
Numa frigideira com um fiozinho de azeite levei ao luem cubinhos de fiambre, de chourição e alguns cogumelos laminados e deixei-os apenas tomar côr.
Fiz um molho branco (tal como já tinha feito na receita anterior) e deitei a couve e o conteúdo da frigideira, adicionando ainda um pouco de ervas de provence.
Quando o esparregado atingiu aquela consistência cremosa juntei um pouco de queijo ralado e misturei (o que foi uma óptima ideia, pois o queijo fundiu-se no esparregado e deu-lhe um sabor muito agradável)
Quem disse que o esparregado tem que ser sempre verde??? Neste dia em minha casa foi branco... LOL

ESPARREGADO COM SALSICHAS

Há o tempo que eu ouvia falar em esparregado e nunca tinha tido coragem de fazer, pois achava que dava muito trabalho... um dia decidi pôr mãos à obra... afinal não dá trabalho nenhum e é um prato delicioso.


Cozi em água e sal um molho de grelos. Depois de cozidos coloquei-os num escorredor e passei-os por água fria para refrescá-los um pouco. Espremi-os bem entre as mãos para lhes retirar todo o excesso de água e piquei-os bem miudinhos.
Cortei uma embalagem de salsichas de frango em pedaços médios.
Num tacho derreti 2 colheres de sopa de margarina, juntei 2 colheres de sopa de farinha e cerca de 1,5dl de leite.. deixei engrossar um pouco como se fosse para béchamel.
Juntei os grelos e as salsichas ao creme e deixei mais um pouco ao lume, mexendo sempre de modo a ficar com uma consistência cremosa.
Servi com cubinhos de queijo mozzarella e adorei esta minha aventura culinária.