Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 31 de Outubro de 2007

ALETRIA DOCE MILANEZA

Eu não vos disse que ainda me ia aventurar de novo no "reino da aletria"?
Esta receita vinha no verso de um pacote de aletria da marca "Milaneza" e eu como me saí tão bem na versão anterior que postei aqui arrisquei a tentar novamente, com uma receita diferente...
Resultado: UMA DELÍCIA!!!!
Não vos sei dizer qual das duas receitas gostamos mais... o que posso dizer é que esta receita rende um pouco mais que a anterior. Experimentem as duas versões e tirem as vossas próprias conclusões.



150gr de aletria
5dl de leite
50gr de manteiga
200gr de açucar
4 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
sal e canela em pó q.b.

Cozer a aletria em água e sal. Escorrer.
À parte aquecer o leite com a casca de limão e o pau de canela e juntá-lo aos poucos à aletria, em lume brando e mexendo sempre. Retirar a casca de limão e o pau de canela.
Acrescentar a manteiga e depois o açucar.
Bater as gemas e misturar um pouco de leite para desfazê-las melhor.
Retirar a aletria do lume, juntar as gemas, envolver bem e levar de novo ao lume sem deixar ferver e mexendo sempre até engrossar um pouco.
Colocar em travessas ou taças e decorar a gosto com canela em pó.

terça-feira, 30 de Outubro de 2007

PIZZA HALLOWEEN

A Risonha Júnior tem muita pena que aqui na nossa zona não se celebre o Halloween como se celebra noutros países,fazendo as lanternas de abóboras, andando os míudos mascarados pelas ruas, etc...
Para compensar esse facto ontem ao jantar resolvemos fazer uma pizza "assustadora" de modo a que o Halloween não ficasse esquecido na nossa casa....




Fazer massa de pizza a gosto (a minha foi feita na máquina do pão, que eu agora não quero outra coisa.. eh eh eh). Untar um tabuleiro com óleo, estender a massa, cobrir com molho de tomate e uma camada de queijo ralado. Enfeitar com cubinhos de fiambre e paio, milho, um pouco de juliana de cenoura e alguns rebentos de soja, rodelas de chourição e finalizar com uma boa camada de queijo ralado.
Enfeitar a gosto com aranhas ou outro bicho igualmente "nojento" e fazer com que a pizza fique mesmo HORRÍVEL.
Levar ao forno por meia hora e degustar.... as aranhas assim são uma delícia...LOL!

segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

BRANQUINHA NO HALLOWEEN

Eu sou a Branquinha, um dos animais de estimação da família Risonha.





Alguém me abandonou numa rocha há mais de 2 anos atrás. Por sorte o vizinho do lado da família Risonha recolheu-me e entregou-me nesta casa. Tenho sido bem tratada, se bem que a Risonha mãe e a Risonha Júnior por vezes são umas melgas para mim, pois não me largam e como eu sou muito mansinha fazem-me montes de travessuras.



Vestem-me roupas, colocam-me óculos de sol, a Risonha Júnior enche-me de colares e pulseiras e, vejam só vocês... chegam ao ponto de me mascarar.... há cadela que aguente????



De qualquer maneira, enquanto as minhas donas andam para ali às voltas na cozinha a preparar mais uma receita, eu aproveitei para vir aqui desejar um Feliz Halloween para todos vocês.... e espero que tratem sempre bem os vossos animais de estimação (eu aqui sou bem tratada... elas são melgas mas tratam bem de mim...eh eh eh) e por favor nunca abandonem os vossos animais....
Aproveitem o Halloween para se divertirem e sejam felizes!!!!


E agora com licença, que eu vou aproveitar que a Risonha Júnior já está disponível da cozinha e vou tomar o meu banho de beleza!

Beijinhos da Branquinha....

BIFES DE VACA À ROMY

No sábado passado foi combinado em cima da hora um "petisco" na minha casa para comer uns mexilhões que o Risonho e a Risonha Júnior tinham apanhado de manhã na praia do Beliche. Foram convidados os meus sogros e os meus cunhados.
A minha sogra, que já tinha uns bifes de vaca temperados para o jantar, mandou o meu sogro trazê-los à minha casa para eu cozinhá-los como bem entedesse....
Ora eu, que estava sem mãos a medir na cozinha pensei "como é que eu vou fazer os bifes?".... Aí lembrei-me da receita da Romy (que era feita com pernas de frango) e que já tinha sido recriada pela Winnie (com salsichas)... eu fiz uma nova versão, desta vez com bifes de vaca.. e só vos digo que ficou muito bom!


Os bifes de vaca estavam temperados com alho e louro, mas sem sal. Levei-os ao lume num tacho com um pouco de margarina, só para perderem a côr crua.
Deitei por cima um pacote de sopa instantânea de tomate, 1 cerveja, 100ml de água, 1 pacote de natas e 1 lata de cogumelos.
Envolvi tudo bem e deixei ao lume por 25 minutos, mexendo de vez em quando. No final acrescentei umas folhinhas de hortelã.

Ficou uma maravilha... acho que esta receita fica bem com qualquer tipo de carne. Experimentem e vão ver como tenho razão, o molho é de comer e chorar por mais... Obrigado Romy por esta receita deliciosa.

domingo, 28 de Outubro de 2007

PÃO INTEGRAL

Tinha que vir partilhar com vocês que já tenho uma máquina de pão.. Sim, ganhei no meu aniversário, oferta do Risonho, que sabia que eu andava aflita por não ter uma.
Tive que testá-la (muito a medo com receio que a coisa não coresse bem) e como o resultado foi tão bom tive que vos vir mostrar o meu primeiro pão.. lol
Utilizei uma das muitas receitas que vêem no manual de instruções da máquina.

1,5 colher ce café de óleo
210ml de água
1,5 colher de café de sal
1,5 colher de café de açucar
140,5gr de farinha
210gr de farinha integral
0,5 colher de café de Fermipan

Segui as instruções e coloquei os ingredientes pela ordem acima indicada. Utliizei o programa para pão integral (4).
Como comecei a fazer o pão já muito tarde tivemos que esperar até quase às 22h30 para o provar.. andava toda a gente na cozinha à volta da máquina..lol
Mas a espera valeu a pena... e essa fatia com a manteiga foi para mim.

sábado, 27 de Outubro de 2007

SCONES IRLANDESES

Andava com esta receita "encalacrada" há montes de tempo para a publicar e ainda não tinha tido oportunidade. Como é fim de semana achei que talvez os meus visitantes lhe apetecessem uns scones para o lanche. Estes foram feitos há já algum tempo e já me está a apetecer fazê-los de novo.
A receita está aqui e é da minha querida Winnie, que a seguir a mim é a tipa mais "gaziada" do Algarve.... querida Winnie, aqui ficam os teus scones para o nosso lanche!

16 colheres de sopa de farinha com fermento
12 colheres de sopa de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açucar
1 gema batida com leite para pincelar

Juntar tudo e bater bem à mão. Moldar os scones, colocar num tabuleiro, pincelar com a gema de ovo misturada com o leite e levar ao forno pré-aquecido por 15 minutos.
Servir com doce à escolha, com manteiga ou simples, que também são uma maravilha.

Querem melhor? Rápido e saboroso... quando lhes aparecerem aquelas visitas inesperadas a meio da tarde, aqui está uma receita que não vos deixa ficar mal...

sexta-feira, 26 de Outubro de 2007

CREME VERDE

Sempre ouvi dizer que a maior parte das vitaminas dos legumes estão na casca, tal como sempre ouvi dizer que a água da cozedura dos legumes poderia (e deveria) ser aproveitada para confeccionar caldos e/ou sopas.
Então não é que resolvi seguir estes princípios e consegui uma sopa deliciosa?
Tinha cozido grelos de couve para fazer esparregado (que é uma coisa que eu adoro) e ao olhar para a água da cozedura pensei "E porque não....?".
Cá está o resultado:

Numa panela coloquei a água da cozedura dos grelos , 1 curgette com casca, 1 nabo, 1 ramo de bróculos em pedaços, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 caldo knorr de legumes e um fio de azeite. Levei a cozer.
Enquanto isso "esfarelei" meio raminho de bróculos, de modo a ficar só com os "olhinhos" dos mesmos soltinhos e aproveitei um pouco de presunto que tinha no frigorífico e parti-o em lascas pequenas.
Reduzi a sopa a puré com a varinha mágica (acrescentei mais um pouco de água pois estava muito grossa), acrescentei os bróculos esfarelados, as lascas de presunto e levei ao lume por mais 10 minutos. Rectifiquei os temperos e servi.

Moral da história: a Risonha Júnior, que tem a mania que não gosta de bróculos, comeu a sopa e nem "bufou"... e no final ainda me disse que estava muito boa.

quarta-feira, 24 de Outubro de 2007

BOLOS DE ANOS DA RISONHA



Pois é minha gente... aqui a Risonha hoje comemora mais um aniversário. O tempo voa e nós nem damos por isso e quando nos apercebemos já somos cotas... LOL. Faço hoje 34 anos e não podia deixar passar esta data sem um bolo para comemorar.
Neste caso não foi um, mas sim dois... um para ser comido com as colegas do trabalho (pois como disse a minha colega Stela, já que tenho jeito para a cozinha, tinha que trazer um bolo feito por mim) e outro para ser comido em casa, logo à noite, com a família....
A receita é da minha querida Belinha Gulosa, e embora os bolos ainda não tenham sido provados, pelo menos de aspecto e aroma estão muito bons. É um bolo de café e chocolate.




Bolo:
Bater 250gr de açucar com 100gr de margarina até fazer creme. Juntar 3 colheres de sobremesa bem cheias de café solúvel, 6 gemas, 4 coheres de sopa de leite e misturar bem.
Juntar 250gr de farinha e uma colher de sobremesa de fermento em pó. No final adicionar as 6 claras batidas em castelo.
Levar ao forno em forma untada e polvilhada, a 180º, por cerca de 45 minutos.

Cobertura e recheio:
Levar ao lume um pacote de natas com 50gr de açucar até ferver. Juntar uma tabelete de chocolate de culinária partido em pedaços, deixando derreter e engrossar um pouco.
Rechear o bolo e decorar a gosto.

Para o bolo redondo (para as minhas colegas) recheei apenas com o creme de chocolate e decorei com miolo de noz e confetis coloridos.
Para o bolo em forma de coração (para a família) recheei com o creme de chocolate e miolo de noz picado e decorei com côco ralado e pepitas amarelas. O periquito foi ideia da Risonha Júnior...lol.

terça-feira, 23 de Outubro de 2007

ROLO DE CARNE RAPIDÍSSIMO - 2ª VERSÃO

Este rolo de carne é das coisas mais fáceis de fazer e dá para variar inúmeras versões. Já o tinha feito nesta versão aqui e agora adoptei outra variante... e acho que vou adoptar muitas mais....LOL!!!




Usei cerca de 1kg de carne picada (uma mistura de carne de porco e carne de vaca). Misturei um pacote de sopa de cebola e um pacote de natas e amassei bem, de modo a ficar tudo bem envolvido.
Estendi uma folha de papel de alumínio, polvilhei com pão ralado (daquele que tem mistura de ervas aromáticas) e coloquei a mistura de carne em cima.
Cobri com fatias de presunto e fatias de queijo e enrolei cuidadosamente no papel de alumínio, fechando bem as pontas.
Levei ao forno por meia hora envolvido no papel. Passado esse tempo desembrulhei e deixei mais 10 minutos no forno para ganhar côr.
Cortei em fatias e........ huuuuuuuuummmmmmmmmmm... é uma delícia.

segunda-feira, 22 de Outubro de 2007

CANUDOS DE BANANA E CANELA

E aproveitando o facto de estar com a mão na massa folhada e nas bananas, resolvi ainda improvisar outros tipos de folhados... vejam lá se gostam destes:


Estender a massa folhada e cortá-la em quadrados. No centro de cada um colocar metade de uma banana, polvilhar com açucar e bastanta canela e enrolar em forma de canudo, fechando bem as pontas.
Pincelar com gema de ovo e levar ao forno quente por cerca de 20 minutos.

Entre estes e os anteriores nem vos sei dizer quais são os melhores.... estão ambos aprovados.

FOLHADINHOS DE BANANA

Depois de ter visto esta receita no blog da Dulce e no blog da Nanda e de, pelos vistos, esta receita já ter corrido bastantes blogs e fóruns, eu tinha mesmo que experimentá-la, ainda para mais que tinha umas bananas na fruteira a precisarem de serem usadas.

Massa folhada estendida q.b.
2 bananas
chocolate raspado ou em pó (eu usei chocolate em pó)
gema de ovo para pincelar

Cortar a massa folhada em quadradinhos (supostamente devia ser em redondo mas eu como sempre nunca faço nada à risca..lol), barrar com a gema de ovo, colocar por cima uma rodela de banana e polvilhar com o chocolate.
Levar ao forno pré-aquecido até ficarem douradinhos.
Mais simples que isto não pode ser.. e faz sempre sucesso. Pelo menos cá em casa adoraram!

sexta-feira, 19 de Outubro de 2007

ALETRIA DOCE À MODA DA INHA

Uma vez mais fui resgatar uma receita ao blog da nossa Inha, ainda por cima que esta tinha sido dedicada a mim.. tinha mesmo que fazer.. lol!
Este doce faz-me sempre lembrar os meus primeiros anos de trabalho, em que na altura do Natal a esposa do meu director na altura fazia sempre aletria doce em casa e tinha a delicadeza de oferecer-me sempre uma travessa... por isso comer este doce só me trouxe boas recordações. Obrigado Inha pela dedicatória e por nos teres "fornecido" a receita.

125gr de aletria
0,5l de agua
1 colher de chá de sal
300gr de açucar
1 pau de canela
5 gemas
1 casca de limão
1 colher de sopa de manteiga
canela em pó q.b.

Levar ao lume a água, o açucar, a casca do limão, o sal e o pau de canela e deixar ferver um pouco.
Juntar a aletria partida miudinha e soltar com a ajuda de um garfo, deixando cozer.
À parte deitar as gemas numa tigela e juntar um pouco da água açucarada para desfazer as gemas.
Retirar a aletria do lume, misturar tudo e levar de novo ao lume para engrossar. No final misturar a manteiga. Colocar em tacinhas e polvilhar a gosto com canela em pó.

Nota: esta aletria fica super cremosa, embora a Risonha Júnior tenha achado que ficou muito doce, por isso se quiserem podem roubar um pouco no açucar. Nunca tinha feito aletria e saí-me muito bem.... agora descobri uma receita ligeiramente diferente e um dia destes vou voltar a meter-me nesta aventura... depois contarei os resultados.

quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

SALMÃO NO FORNO "À LA INHA"

Mais uma receita "roubada" do blog da nossa querida Inha...
salmão é um peixe bastante apreciado na minha casa, mas normalmente come-se sempre grelhado. desta vez segui a receita da Inha (apenas exclui as azeitonas) e ficou uma maravilha.

Num pirex coloquei bastante cebola às rodelas, polvilhei com coentros picados e muita cenoura ralada.
Por cima coloquei as postas de salmão, temperei tudo com sal, pimenta, sumo de limão e um fio de azeite. Cobri com papel de alumínio e levei ao forno (pré-aquecido a 200º) por 30 minutos. Passado esse tempo retirei o papel de alumínio e deixei mais 10 minutos no forno.
Ficou de comer e chorar por mais... experimentem e comprovem vocês mesmo!

segunda-feira, 15 de Outubro de 2007

ADEUS COMPANHEIRO



Há 7 anos encontrei-te abandonado na praia.. trouxe-te para casa e desde esse dia passaste a fazer parte da família.
Pintas, nestes anos que passaste conosco só nos deixaste boas recordações. Sabemos que tudo tem um fim e que a morte é certa, tanto para as pessoas como para os animais... mas quando chega a altura não podemos evitar as lágrimas e a dor. Agora resta-nos a saudade...
Espero que estejas num sítio lindo e obrigado pelos bons momentos que proporcionaste à minha família. Nunca serás esquecido!

quinta-feira, 11 de Outubro de 2007

SOPA DE ABÓBORA COM FEIJÃO BRANCO

Depois de uma tarde passada em Portimão para mais uma consulta da mamã Risonha, onde mais uma vez tivemos um tratamento 5 estrelas, nada como chegar a casa e preparar uma coisa ligeira para o jantar.... e como a Risonha Júnior adora sopas que levem leguminosas, eis o que saíu à cena hoje (querida Sandra Maria Pio... como podes ver cozinho apenas para a família e amigos.. quem sabe um dia destes não te convido para comer na minha casa mais o teu Guilherme e o teu marido? eh eh eh)


Num tacho coloquei cerca de 0,5kg de abóbora em pedaços, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 lata (das grandes) de feijão branco, 2 tomates maduros, 1,5l de água, sal e um pouco de azeite.
Depois de tudo cozido reduzi a puré com a varinha mágida, adicionei o resto da lata de feijão branco e 1/2 chávena de chá de arroz. Deixei ao lume até o arroz estar cozido, rectifiquei os temperos e servi... e só vos posso dizer que a Risonha Júnior estava a comer e só dizia: "Hummmmmmmm!!! Hummmmmmmmmmm!!!"... acho que é bom sinal...lol

quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

BOLO DE CLARAS - VERSÃO MORANGO

Mais uma versão do famoso bolo de claras, que "roubei" do blog da minha grande amiga Inha e que é óptimo para aproveitar claras congeladas que se possa ter em casa.
Além disso, há dias tinha ido às compras ao "Plus" e descobri umas latas de morangos em calda, comprei uma e andava sem saber o que fazer com ela.... apostei neste bolo que ficou uma delícia.

100gr de margarina
150gr de açucar
5 claras
200gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 lata de morangos em calda

Comece por untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo firme.
Bata a manteiga derretida com o açucar e misture as claras em castelo.
Escorra a lata de morangos e reserve a calda.
Junte os morangos escorridos à massa e bata mais um pouco com a batedeira, de modo a que os morangos se desfaçam e misturem bem na massa.
Adicione depois a farinha e o fermento envolvendo com uma colher de pau. Despeje na forma e leve ao forno por cerca de meia hora (faça o teste do palito).
Depois do bolo cozido retire do forno ainda quente, fure-o com um palito e despeje por cima a calda dos morangos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva acompanhado de um bom chá....

segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

OBRIGADO DR. JORGE CORREIA

Tenho que fazer esta homenagem a um excelente profissional da classe médica, Dr. Jorge Correia, Director do Serviço de Oftalmologia do Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão.

A mamã Risonha foi esta manhã operada às cataratas, pela 2ª vez, nas mãos deste médico excelente (sendo que a 1ª operação tinha sido no dia 04 de Julho, como algumas das pessoas que me visitam tiveram conhecimento).
Eu, com os poucos conhecimentos que tenho vou tentar explicar no que consistia o problema da minha mãe:
a minha mãe tinha cataratas, tanto na vista esquerda como na direita. Cataratas são o turvar da lente do olho (chamado cristalino), ou seja, imaginem que mancham a lente de uma máquina fotográfica com graxa ou algo semelhante... já dá para ter uma ideia do incómodo que será na visão de uma pessoa, certo?

Graças a Deus que a medicina já progrediu muito, pois desde míuda que sempre me lembro de ouvir dizer que quem tinha cataratas, para ser operado, tinha que cegar primeiro, e que depois se ser operado tinha que ficar internado no mínimo 2 semanas.
Com o evoluir da medicina e a utilização das novas tecnologias, a cirurgia hoje em dia é coisa para levar no máximo 20 minutos (segundo o médico me disse a da minha mãe hoje nem chegou a 10 minutos), sendo colocada uma lente no interior do olho (intra-ocular), que não requer manuntenção ou manipulação e nem é notada por ninguém, nem pelo próprio paciente.

Assim sendo quero fazer uma justa homenagem ao Dr. Jorge Correia e a todos os membros da sua equipa que contactaram comigo e com a minha mãe:
Obrigada Sra. Sandra da secretaria pela atenção que me dispensou sempre que me dirigi a si;
Obrigado técnico Ernesto e colega (desculpem, não me lembro do nome) pela simpatia;
Obrigado enfermeiras Sandra e Rita (cirurgia de ambulatório) pela boa disposição e carinho com que trataram a minha mãe;
E o agradecimento maior:

Obrigado Dr. Jorge Correia por toda a amabilidade que teve conosco, por responder às nossas perguntas e por esclarecer todas as nossas dúvidas, por ser um excelente profisisonal e por gostar da sua profissão, pois vê-se que é uma pessoa que gosta daquilo que faz. Em boa hora alguém me deu o seu contacto e o pôs no meu caminho....
Mesmo que nunca mais nos venhamos a encontrar, ficou para mim um grande amigo, pois o facto de ter melhorado a qualidade de vida da minha mãe faz com que ocupe um lugar muito especial no meu coração.
Mesmo que este "post" nunca seja lido por si nem por ninguém da sua equipa, a minha dedicatória está feita... espero que continue a ser um excelente profissional por muitos e longos anos.

E a todas as amigas e amigos que me costumam visitar: se alguém desconfiar que sofre de cataratas, procurem ajuda o mais rapidamente possível. A cirurgia é simples e pode melhorar a vossa vida em muito... quem quiser o contacto deste excelente médico é só enviar-me um mail que eu dou-vos o número de telefone ok?

CACHORRO QUENTE DE FORNO

A receita não é novidade e já foi publicada em vários blogs e fóruns... por já a ter visto em tanto lado é que eu andava aflita para experimentá-la. A receita original está aqui, mas a minha versão foi a seguinte:

Massa:
2 chávenas de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de leite
2 ovos
1,5 colher de sopa de "Fermipan"
100gr de queijo de barra ralado
Recheio:
1 embalagem de salsichas de perú, cortadas em rodelas
1 embalagem de cubinhos de presunto
1 lata pequena de cogumelos laminados
fatias de queijo flamengo
alho em pó e ervas de provence q.b.

Bater com a batedeira todos os ingredientes da massa (menos o queijo). Depois de tudo bem misturado juntar o queijo e bater mais um pouco (reservar um pouco de queijo para a cobertura).
Untar e enfarinhar um pirex, colocar metade da massa, por cima dispôr os ingredientes do recheio a gosto, cobrir com fatias de queijo flamengo, deitar por cima a restante massa, polvilhar com o queijo ralado que se reservou e levar ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até estar douradinho (no meu caso bem tostadinho, que é como nós gostamos cá em casa).

Receita aprovada... tanto se pode comer quente ou frio... a minha filhota ao comer só dizia "Hummmmmm!!! Hummmmmmm!"..lol. É uma óptima ideia para um pic-nic ou para a mesa de uma festa de aniversário... experimentem e digam o que acham!