Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 13 de janeiro de 2008

MASSA DO CALDO DA COUVE

Ou sopa do cozido, como lhe queiram chamar... mas na minha casa chama-se massa do caldo da couve, e eu passo a explicar porquê - aqui na casa dos Risonhos há duas coisas distintas: cozido e couve...
Cozido é o verdadeiro Cozido à Portuguesa, que leva couve, batata (branca e doce), cenoura, por vezes abóbora, carne de porco, de vaca, frango, enchidos, etc
Couve, como nós por cá chamamos (e em muitas zonas do Algarve) é uma versão mais simples, levando apenas couve, cenoura, batata, carne de porco e alguns enchidos.
Nada me dá mais prazer do que comer uma panela de couve feita pelas mãos da mamã Risonha, pois fica deliciosa... esse prazer só é superado ao pensar que dessa panelada de couve ainda vou fazer esta massinha.... perceberam agora a diferença do nome????
Coisas de gente algarvia... LOL!



Escorri o caldo da couve, aproveitanto toda a carne e alguns pedacinhos de couve.
Levei o caldo ao lume com os pedacinhos de couve até ferver e adicionei massa cotovelinhos.
Cortei as carnes em pedaços pequenos e juntei à massa. Rectifiquei os temperos e assim que a massa estava cozida servi bem quentinha.
E como tenho a sorte de ter uma vizinha que, cada vez que coze pão, me vem oferecer um pão quentinho, acompanhei esta massa com uma bela fatia deste pão acabadinho de cozer.

Nota: obviamente que se não tiverem uma vizinha como a minha podem fazer a sopa na mesma... só que se calhar não vos sabe tão bem como nos soube a nós.. eh eh eh!

12 comentários:

  1. Nem é preciso entender o porquê do nome, se tu fazes é bom de certeza... mas é muito enriquecedor irmos conhecendo os costumes de outras regiões.
    Essa da vizinha a dar-te pão quentinho... que inveja (mas da saudável!).
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Risonha que maravilha como sempre sabes no Alentejo antigamente quando eu era criança me lembro que quando se cozia o pão a minha mãe também dava sempre ás vizinhas era eu quem ia levar belo tempo.um beijo.Natércia...

    ResponderEliminar
  3. Eu achei que tinha couve na geladeira e já ia fazer hoje esta receita, com frango. Mas não tinha mais. Quando fizer, digo como ficou. Quero uma vizinha como a tua, para me dar pão quentinho!
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Que rica massinha do caldo da couve...sabes fiquei com água na boca uma delicia..eu adoro cozido...mas não conhecia de todo esta verção...amei...receita guardada...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. ADORARIA SER SUA VIZINHA!!!!!
    Hummmmmm, delícia, estou até agora salivando....
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Massa do caldo da couve. ADORO!Mesmo só os cotovelos, sem os enchidos é uma delicia.Claro, como a tua mãe é da minha geração, de vez em quando, voltamos às tradições.Convém esclarecer que não é qualquer couve.
    Um beijo para vocês.

    ResponderEliminar
  7. Bem risonha essa sopa ficou linda, aliás como tudo na sua cozinha. Está mesmo com bom aspecto.
    Vizinhas dessas, quem não gostaria de ter não é? :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ai esse pão... que coisa tão boa!
    Deve mesmo ter sido uma refeição daquelas de reconfortar corpo e alma com essa massa do caldo da couve.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Amiga, adoro caldo verde mas esta sopa é novidade! Preciso experimentar sem falta! ´Não tem coisa melhor do que sopa no inverno, não?

    ResponderEliminar
  10. Linda afilhada Risonha,quem te comia esta comidinha era o meu Carequinha,adora feijao.

    Jokas

    ResponderEliminar
  11. Risonha, primeiramente, estou impressionada como os portugueses respeitam a nossa amada língua! Aqiu no Brasil, jamais vou encontrar textos tão bem escritos, como os de vocês, na internet, talvez nem fora!!

    Bem, te escrevi porque vi tua receita de pão de banana, maravilhosa! Mas tenho dúvidas: será que dá certo se trocar a margarina por manteiga, o açucar branco por mascavo e um copo da farinha comum por integral?

    Outra coisa: você poderia me dar a receita passo-a-passo desse ensopado maravilhoso?!

    Um abraço carinhoso e obrigada!

    ResponderEliminar
  12. estimado van papillon, em relação à receita de pão de banana, pode fazer todas essas alterações de que falou que vai ficar delicioso na mesma, talvez convenha é roubar um pouquinho no açucar, pois o masacavo é mais doce que o branco.
    em relação ao passo a passo ou a qualquer outra dúvida que tenha, agradeço que me envie um mail para:
    cozinhadarisonha@gmail.com
    pois terei todo o gosto em tentar ajudá-lo.
    obrigado pela visita. beijinhos

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....