Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 22 de março de 2008

SOBREMESA RÁPIDA E VIA SACRA

Hoje deixo-vos a sugestão de uma sobremesa muito rápida de confeccionar que tirei daqui, para aquelas meninas que andam com pouco tempo para fazer as sobremesas para a Páscoa. Para além de se fazer num instante, ainda serve para aproveitar claras que tenham sobrado de outro doce ou que se tenham congeladas em casa.

Bati 5 claras em castelo bem firme e coloquei num pirex.
Fiz um pudim chinês conforme as instruções da embalagem, mas acrescentando mais 250ml de leite e 1 colher de sopa de açucar.
Assim que o pudim ficou pronto retirei do lume e, ainda a ferver, deitei em fio sobre as claras, de modo a que ficassem todas cobertas.
Deixei arrefecer um pouco e decorei com amêndoa ralada e alguns bombons "Ferrero Rocher" em pedacinhos (podem usar outra decoração a vosso gosto, como por exemplo chocolate derretido, miolo de noz, caramelo, topping de morango, etc). Servi bem fresco.
Esta sobremesa não fica muito doce, por isso para os mais gulosos aconselho que adicionem 2 colheres de açucar às claras e mais uma colher de açucar ao pudim. Peço desculpa por não haver fotos do interior do doce, mas desapareceu antes que eu tivesse tempo de ir buscar a máquina fotográfica.

Quero ainda partilhar com vocês que ontem à noite celebrou-se em Sagres a Via Sacra (representação das últimas cenas da vida de Jesus Cristo) representado por alguns dos míudos que integram o grupo da catequese da nossa paróquia.
Embora o tempo estivesse frio e muito ventoso, a cerimónia foi muito bonita, pois era algo que já não se vivia em Sagres há bastantes anos. Estão de parabéns o padre Joel e as catequistas Andréia e Amélia, que ensaiaram os mini-actores.
Deixo-vos um slide com o resumo das fotos que tirei.... beijinhos, um bom Sábado de Aleluia para todos e uma Santa Páscoa cheia de saúde e de alegria.

Curiosidades: O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do calendário Cristão. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os
altares serem desnudados, pois neste dia, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações litúrgicas deste dia são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas as exéquias, mas sem celebração da missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Na religião cristã, designa-se por Domingo de Páscoa o primeiro domingo após a primeira lua cheia ocorrida após o equinócio de Março (21 ou 22 desse mês). Nesta data a Igreja Católica, e os cristãos em geral, celebram a ressurreição de Jesus Cristo, conhecida como Páscoa dos cristãos.
Fonte: wikipedia

16 comentários:

  1. oi minha linda que sobremesa deliciosa...guarda um cadito pa mim lol


    adorei ver a Via Sacra,pena que por ca nao se faz nada disso e mesmo so uma Pascoa consumista e pouco ou nada fazem referencia ao verdadeiro motivo da Pascoa.
    Desejo-te tudo de bom e que a Ressureicao de Cristo seja uma boa Vida Nova para ti e toda a familia Risonha

    mil beijos maninha

    ResponderEliminar
  2. Adorei este doce, com estes pedacinhos de ferrero deve ser uma delica, e bem facil mesmo! Obrigada por compartilhar as fotos da Via Sacra, por aqui tb nao tem nada disso ! beijinhos e Boa Pascoa !

    ResponderEliminar
  3. Uma Santa e Feliz Páscoa para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
  4. paulinha, minha querida, que bom ver-te por aqui... há quanto tempo não entravas na minha cozinha..
    Boa Páscoa para todos vocês, meus queridos amigos que me visitam.

    ResponderEliminar
  5. a sobremesa mdeve ser muito boa.
    A via sacra é de todas as "cerimónias" a mais bonita, isto para mim claro!

    ResponderEliminar
  6. Uma sobremesa muito prática e deliciosa! Obrigada por partilhares as fotos.
    Beijos e uma Feliz Páscoa para ti e para a tua família!

    ResponderEliminar
  7. Risonha adorei tudo o que colocaste no teu poste o doce mas mais ainda o resto e quanto ao bocadinho da mninha tarte já não tenho fiz ontem mas hoje já vou fazer outra podes vir vindo para este lado um beijo Natércia:)) UMA BOA PÁSCOA PARA TI E TODOS OS RISONHOS:

    ResponderEliminar
  8. Hummm.. deve ser uma delícia este doce, com ferrero rocher!! :)

    ResponderEliminar
  9. Fácil ,rápida e deliciosa tudo o que é preciso numa receita :)
    Boa Páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. hum.. realmente bem rápido :-)e bom! boa páscoa também para ti! beijocas

    ResponderEliminar
  11. Estive fora uns dias mas ainda regressei a tempo de "provar" este seu doce!
    Deve ter sido muito emocionante assistir à Via Sacra pelas crianças... por acaso, não ia lá a Risonha Júnior? Foi lindo...Obrigada pela partilha e pela Mensagem.
    Feliz Páscoa para si e para toda a Família. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  12. andava eu pela net à procura de uma receita de bacalhau à braz, que o meu marido adora e eu não faço há tanto tempo que até já me esqueci de como era, quando achei o teu blog!

    delicioso, nem apetece sair daqui!

    e podes crer que voltarei!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Risonha, uma Feliz Páscoa para você!! Humm, este doce parece delicioso. Realmente na minha casa teria que adicionar o açucar pois aqui só tem formigão!! Beijão

    ResponderEliminar
  14. Que doce rápido e bonito! Adorei o toque com o ferrero rocher que adoro!

    Espero que a Páscoa tenha sido boa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Risonha!!!!

    Sou novata nestas andanças de blogs...tenho andado a pesquisar receitas no teu blog para fazer no primeiro aniversário do meu filhote. Ontem foi dia de experimentar uma, a famosa "sobremesa rápida". Penso que fiz tudo certo mas acontece que quando hoje de manhã fui ao frigorifico reparei que o pirex estava com uma boa dose de liquido. Não percebo porquê...Era suposto ser assim?

    Já agora aproveito para te dar os parabéns pelo blog...vou experimentar muita coisa :-)

    Obrigada,

    Andrea

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....