Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 21 de maio de 2008

BOLACHAS DE CHOCOLATE BRANCO COM SEMENTES DE PAPOILA

Faz hoje precisamente um ano que abri o meu blog e, de uma forma algo tímida, comecei a postar receitas. Achei que nunca seria capaz de manter o blog nem sequer um mês, quando mais um ano. Contei sempre (e ainda conto) com a preciosa ajuda da minha amiga Inha que me iniciou nestas lides e tão pacientemente me ensinou tudo o que sei hoje sobre blogosfera. Obrigado minha querida, foste sempre uma grande ajuda e uma grande amiga.

Para celebrar o aniversário do meu cantinho, nada melhor do que vos convidar para um chá (ou café para quem preferir) acompanhado destas deliciosas bolachas, cuja receita tirei do blog da Nysa e que também já tinham passado pela cozinha da Filipa (se bem que as delas ficaram mais bonitas do que as minhas... lol).

1 ovo
70gr de açucar
10gr de açucar baunilhado
230gr de farinha
125gr de manteiga amolecida
1 pitada de sal
100gr de chocolate branco "Milka" ralado ou picado
1 colher de sopa de sementes de papoila
Misturam-se todos os ingredientes amassando bem. Forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e leva-se ao frigorífico durante 1 hora.
Passado esse tempo retira-se a massa da película, formam-se pequenas bolas do tamanho de nozes e põem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Levam-se ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 15 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e guardar numa caixa hermeticamente fechada.
Nota: as minhas bolachas ficaram algo "esparramadas", talvez pelo facto de não ter usado chocolate da marca "Milka". Acho que devia ter adicionado mais um pouco de farinha. Mas garanto-vos que ficaram uma delícia e tive que escondê-las para que não desaparecessem todas no mesmo dia.

Chávena da foto: propriedade da mamã Risonha, com mais de 40 anos.

39 comentários:

  1. Risonha querida em primeiro lugar muitos parabéns pelo anivesário do blog! Ainda bem que te aguentaste durante todo este tempo e espero que te aguentes durante muitos e muitos mais anos.
    Em segundo lugar, as tuas bolachinhas estão lindas! E realmente são uma delícia, eu aqui também tive que as esconder para que não as comessem logo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Risonha, eu aceito de bom gosto essa chà com uma bolachinha maravilhosa dessas para celebrar o aniversário deste blog...

    Muitos parabéns que muitos outros anos venham recheados de receitas tão boas e golosas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sôra dona Risonha, os meus parabéns pelo primeiro ano do teu blog! E ainda bem que a Inha te deu as dicas... que seria a blogoesfera sem as tuas sopas? Hein? Quanto ao café, passo por aí logo, ok? Agora não me dá jeitinho nenhum! Lol As bolachas ficaram óptimas!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Já não sei o que seria da Blogosfera culinária sem este blogue delicioso!
    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns linda e que contes muitos e muitos anitos :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  6. Risonha eu quero uma bolachinha adorei! Parabéns pelo teu ano de vida ai no teu cantinho. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a você...que se repitam e au a vê-los.
    Falas das minhas receitas, mas as tuas, vou-te dizer, amo de coração, cada uma melhor que a outra...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo aniversário do blog. Ainda bem que aguentaste um ano, assim temos mais delícias para vir cá espreitar ;)
    Tou a caminho para a chávena de café e as bolachinhas!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns pelo aniversário do blogue (e muitos anos de vida!). Acho que o "bolo" ou melhor as bolachas de aniversário foram uma excelente escolha, sobretudo porque têm chocolate!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Que delícia, achei muito interessante essa receita, e sua xícara é linda demias!

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns, continua com o óptimo trabalho que tens feito e as receitinhas claro...
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Parabéns!!!
    Ainda bem que durou mais que uma semana e que já está com um aninho.
    Os meu votos é que continue a fazer vários aninhos :)
    Quanto às bolachinhas estão com óptimo aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Risonha!!!!!
    Parabéns a você, pormanter um blog tão alegre e gostoso! Repleto de sugestões ótimas!
    E que venham muitos anos!!!

    E estas bolachas, hummmmmmmm, devem ser deliciosas mesmo...

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  14. Amiga desejo que a festa na sua cozinha faça muitos aninhos. Parabéns!

    Estas bolachinhas são sho. Adorei.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo aniversário e que continues com tantas e tão boas receitas.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo aniversário do blog :-)

    Adorei as bolachinhas. Eu tenho andado à procura das sementes de papoila e não encontro nos supermercados. Onde as costumam comprar? Em ervanárias?

    ResponderEliminar
  17. e, nada melhor para completar a festa do que um miminho que coloquei no meu cantinho para si
    muitos parabéns e conte muitos aninhos
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Zeinha, Parabéns!!!! Um ano de um blog sempre interessante!!!

    Essas bolachas estão um luxo!!!

    bjundas

    ResponderEliminar
  19. Risonha passa lá no meu Tacho tenho um mimo para ti.Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  20. Parabéns e continue postando essas maravilhas.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Risonha pelo ano de vida do blog,e que possa repetir por mais anos,pões o seu blog tá lindo,e com muito gosto.Não desista porque eu ainda nem consegui começar.As bolachinhas devem estar óptimas,e têm um aspecto delícioso...Querida mta saúde para continuar... :) Nela

    ResponderEliminar
  22. Querida Risonha, parabéns pelo aniversário do teu cantinho que é tão precioso. Tuas bolachinhas ficaram lindas e aceitaria com prazer, umas quantas com uma deliciosa xícara de café com leite.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  23. Parabens e uma continuacao bem longa.......obrigada pela partilha,continuarei a usufruir destas receitas deliciosas!!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Olha que mesmo esparramadas têm um aspecto espectacular!! É desta, mas é desta que compro sementes de papoila e experimento..ai se é...

    ResponderEliminar
  25. q bom q a Inha a incentivou...imagine só o tanto de delicias q ficariam restritas a sua casa...ah nao pode!!

    bjos querida e meus parabens ao blog e pelas bolacinhas q estao super apetitodsas(nada de feias)!!

    ResponderEliminar
  26. Parabéns! Agora o teu blog é sem dúvida uma referência para mim :)
    Hoje fui buscar as minhas primeiras sementes de papoila (que excitação) que tiveram que ser encomendadas. Respondendo à Manuela... comprei-as numa ervanária. Adorei estas bolachinhas. As minhas ficam sempre esparramadas e acho que será do meu forno :-(

    ResponderEliminar
  27. Aceito o café com uma bolachinha boa destas... é bom ver o bom uso que dás às sementinhas.
    Muitos parabéns por este blog fantástico, cheio de boa disposição e de sugestões 5 estrelas. Não te esqueças que és a minha mestra das sopas!
    Nomeei-te lá no meu cantinho, espero que não te importes!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns, hoje é dia de festa e estas bolachinhas estão mesmo à altura da ocasião. Espero que continues nestas andanças, por muitos e bons anos. Bjinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  29. Parabéns pelo blog. E venham muitos mais anos de boas receitas

    E já agora, bela escolha musical. Amo Il Divo :D :D

    ResponderEliminar
  30. Zezinha, parabéns e esperamos muitos anos para a cozinha risonha. Com quitutes deliciosos e agradável bate papo. Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  31. Risonha minha linda!
    Parabéns mesmo, pelo blog, pelas receitas, pela simpátia, pelas amizades que fizestes e acima de tudo pela coragem de se aventurar em um mundo desconhecido, navegar em outros mares!
    Isso é o mais legal.
    Que muito anos a mais venham pra ti, por que todos nós que visitamos tua cozinha curtimos teu cantinho e acima de tudo tua simpatia.
    Kisss pra ti e parabéns^^

    ResponderEliminar
  32. olá querida amiga, muitos parabéns para esse aniversário do teu blog-risonho :-). vamos a mais um ano com boas coisas feitas por ti!!!!:-) ficou muito honrada de teres escolhido as minhas bolachinhas para comemorares este dia. um beijao do tamanho do mundo desta algarvia para outra algarvia :-))))))

    ResponderEliminar
  33. Miga Desculpa o meu atraso,eu costumo dizer(os ultimos são sempre os primeiros),(risos),mas sabes com férias, pessoal a menos sobra sempre para os restantes,mas isso agora não interessa....
    PARABENS para o teu cantinho,que eu ADORO..ainda bem que a "Inha" te deu força,para manteres + que 1 semana,+ que um Mês agora 1 Ano e que seja por muitos Anos,com todas as delicias que nos tens deliciado!!
    As tuas bolachinhas estão divinais,só fiquei com pena de não ter chegado a horas para o chá servido nessa bela louça da "MÃE RISONHA".

    Bjinhos Carinhosos!

    ResponderEliminar
  34. Passei para deixa um beijinho. Está difícil entrar neste blog, pois, quando o faço, aparece de imediato um clip musical... beikokas

    ResponderEliminar
  35. Estou aqui em casa caçando um docinho, mas a única coisa que me apetece são as tuas bolachas... Parabéns pelo aniversário do blog - é uma delícia passar por aqui! Bj

    ResponderEliminar
  36. Parabens pelo primeiro aniversario do blog ! Que conitnue por muito tempo ! bjs

    ResponderEliminar
  37. Descobri o blog recentemente e até agora fiquei muito surpreendida.
    Tudo tem um aspecto delicioso.
    Incluindo esta receita. Nunca tinha pensado em adicionar chocolate branco nas bolachas.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  38. Risonha, tudo bem?Saudades.
    Esta bolacha com cha quentee agora que o frio se dignou aparecer aqui na minha terra... aiaiai....é tudo de bom. bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....