Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 22 de maio de 2008

BOLO COLCHÃO DE NOIVA

Estes últimos dias têem sido dias de aniversário. Ontem foi o anivesário do blog e na semana passada, se bem se lembram, tinha sido o aniversário do Sr. Risonho.
Tinha-vos mostrado aqui o bolo que tinha feito para ele levar para o trabalho e comer com os colegas. Mostro-vos agora o bolo que fiz para comermos em casa após o jantar.
A receita foi-me dada a conhecer pela minha querida Nari, mas já andou no fórum Petiscos, no blog da Sara, no blog da Romy, entre muitos outros.
Para o bolo:
6 ovos
250gr de açucar
100gr de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
sumo de meio limão pequeno
Batem-se as claras em castelo. Depois, sem bater, mistura-se o açucar e a farinha. Depois de bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Vai ao forno em forma bem untada e enfarinhada.
Cozer em forno moderado (180º) durante 30 a 40 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Para o creme:
3 gemas
150gr de açucar
3 colheres de sopa de maizena
1 pacote de açucar baunilhado
1/2l de leite
Põe-se o leite ao lume com a farinha maizena, depois deita-se o açucar e mexe-se bem.
Quando o creme já estiver espesso deitam-se as gemas e o açucar baunilhado, mexendo sempre.
Depois do bolo estar completamente arrefecido corta-se ao meio e recheia-se com parte do creme.
Coloca-se o bolo direito e cobre-se a parte de cima e os lados com o creme restante. Terminar a decoração a gosto.
Como era para aniversário acabei de decorar com côco ralado tingido de verde, uns corações de chocolate e a palavra "Parabéns" escrita com um lápis de pasteleiro com sabor a morango.
Nota: este bolo é de facto muito fofinho e delicioso. Já ficou eleito o nr. 1 para bolos de aniversário cá em casa. Aliás, agora, sempre que haja um aniversário, já não vou andar feita tonta à procura de receitas para fazer o bolo - a receita perfeita já está encontrada.

14 comentários:

  1. Se tu dizes que a receita é perfeita, eu acredito... vou experimentar para ver a maravilha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Este bolo está fazendo o maior sucesso mesmo e parece ser muito bom, o seu ficou lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Já tenho essa receita na minha extensa lista de receitas a experimentar. Acho que vai subir mais, ainda por cima contigo a dizer que é perfeita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já tenho visto em outros blogs e ando mesmo curiosa para fazer também. Agora com mais uma opinião a favor, acho que já nem passa deste fim de semana!
    O teu ficou lindo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto delicioso. Apetecia-me mesmo algo doce agora... podia ser uma fatiazinha :-)

    ResponderEliminar
  6. Ai amiga... esse bolo é de comer e chorar por mais ;-)

    O teu ficou lindo :-D

    Passa lá no meu blog pois deixei-te um miminho ;-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  7. Risonha se tu dizes que é muito bom só pode ser mais um para mim fazer! isto não pode continuar pois logo não vou caber em nenhuma porta.Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Ficou com um ar bem apetitoso e a decoração ficou um espectáculo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Realmente este bolo é dos mais fofinhos que já comi e aqui em casa também faz um tremendo sucesso.
    O teu ficou lindo com essa decoração!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Pois então, parabéns ao blog e a você!
    E que venham muitos outros anos!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. entao assim é que é.. andas sempre em festa :-) esse bolinho tamém já está na lista longuíssima para fazer um dia destes :-) a decoracao estao muito linda!!! beijocas

    ResponderEliminar
  12. Tambem tenho que experimentar esta sim, e vai ser ja no proximo fim de semana, pensei decorar com a massa folhada aos pedacitos e polvilhar com canela e açucar em pó... vamos la ver como fica. Beijinhos Su

    ResponderEliminar
  13. parabens atrasados a esse gaijo! lol

    ResponderEliminar
  14. Zezinha, ainda tem uma fatia para mim, amiga? Ficou maravilhoso! Bj

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....