Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 12 de maio de 2008

CENOURAS À MANEIRA DE SINTRA


Este é um acompanhamento que fiz durante anos na minha casa, pois tanto eu como o meu marido gostamos muito. Depois "esqueci-me" dele e estive muito tempo sem o fazer.
Há dias lembrei-me e lá fui à estante buscar o livro "Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa" para reler a receita e voltar a confeccionar estas cenouras maravilhosas.

10 cenouras
1 colher de sopa de farinha
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
2dl de caldo de carne
sal e salsa q.b.

Descascar as cenouras, cortar em pedaços e cozer em água e sal.
Levar ao lume uma caçarola com a manteiga e deixar derreter. Junte a farinha mexendo sempre até ligar bem, acrescente o caldo e deixe cozer a farinha.
Fora do lume adicione as gemas desfeitas num pouco de caldo e mexa muito bem.
Introduza as cenouras e aqueça-as no molho sem ferver para não talhar as gemas.
Polvilhe com salsa picada e sirva bem quente.

Nota: acompanha bem carne ou peixe. Eu particularmente aprecio muito a acompanhar carne grelhada. Experimentem pois é um acompanhamento diferente mas muito saboroso.

25 comentários:

  1. Deve ser realmente muuuuuuuuito bom!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Esse coelhinho na cenoura ficou tudo!!!! hehehehehehe

    Adorei a receita, não conhecia!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  3. Gostei :)
    Uma boa maneira de fazer as cenouras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Risonha adorei as tuas cenouras deve ficar mesmo bom um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Bem diferente este acompanhamento. De facto, a cozinha tradicional portuguesa está cheia de boas surpresas!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu também acabei de ficar fã da sua forma de fazer as doces cenouras, me parece mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
  7. Menina que espetaculo, isso ai pra mim com um arrozinho branco não precisava é de mais nada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Lá ficou o coelho sem as cenouras :D

    Adorei a receita. Já está anotada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Risonha, Pelo aspecto só pode ser bom. Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Receitas de acompanhamentos são sempre bem vindas.Muitas vezes fico perdida sem saber o que preparar para variar os legumes do dia-a-dia.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  11. Cenouras é um ingrediente fantástico, fica bem de todas as maneiras.
    Anotadissima esta receita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que acompanhamento deliciosamente diferente! Hei-de experimentá-lo, sem dúvida! Só espero que o maridão não torça o nariz, pois é mais tradicional em relação à comida!! Já agora, deixei um miminho para ti no meu blog! Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Risonha, achei um jeito bem legal de comer cenouras, vou fazer, quem sabe meu marido aprova, pois não é muito chegado em cenoura cozida.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  14. Ó Risonha, têm um ar delicioso! Vou guardar a receita e vou fazer! Devem ficar uma delícia a acompanhar um assado... :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  15. Que idéia legal! Adorei... afinal cenoura é bom demais^^
    Kisss pra ti e ótima semana^^

    ResponderEliminar
  16. A cozinha tradicional Portuguesa é um tesouro por si só :)
    Adorei este acompanhamento

    ResponderEliminar
  17. Um espectáculo de cenourinhas... vou adorar!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. Arrasaste com essa receita de cenouras bem gostosaaaaaaaa, bjs;)

    ResponderEliminar
  19. oi amiga... desculpa a falta de comentários no teu lindo e sabososo Blog... mas ando sem tempo :-D

    De qualquer forma queria convidar-te a visitar o meu blog pois tenho lá um miminho para ti

    ResponderEliminar
  20. Risonha adorei este acompanhamento! Vou experimentar com toda a certeza!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Também fiquei apaixonada pelo coelhinho em cima das cenouras! Este acompanhamento é sensacional! Simples e certamente delicioso! Bjs

    ResponderEliminar
  22. Que fofo esse coelhinho no meio das cenouras, hehehe. :)
    Bj!

    ResponderEliminar
  23. muito bom..muito bom mesmo!!!adorei o coelhinho..rssss

    ResponderEliminar
  24. que bom que vc redescobriu esta receita, pois adorei, e vou preparar pro meu filho que sempre separa as pobres das cenourinhas no prato !

    ResponderEliminar
  25. Que belo acompanhamento.. e muito original!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....