Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 1 de maio de 2008

DOCE MORENO DE ABÓBORA COM NOZES


Um doce ou uma compota caseira, feita pelas nossas próprias mãos, sabe sempre bem, não é verdade?
E quando oferecemos doces confeccionados por nós e sabemos que as pessoas gostam, ficamos sempre muito contentes....
E agora perguntam vocês "porquê doce moreno"??? Doce moreno porque foi feito com açucar amarelo, logo fica com uma tonalidade mais escura e com um sabor mais "acaramelado", não deixando por isso de ser igualmente delicioso. Com esta abóbora de formato original que os meus padrinhos me ofereceram, fiz este doce usando:

1kg de abóbora
800gr de açucar amarelo
1 casca de laranja
2 paus de canela
100gr de miolo de noz grosseiramente picado

Num tacho colocar todos os ingredientes (à excepção das nozes) e levar ao lume, mexendo de vez em quando, até o doce estar quase em ponto de estrada.
Nessa altura juntar o miolo de noz e deixar mais um pouco ao lume para apurar, mexendo para envolver bem.
Retirar a casca de laranja, deixar arrefecer e colocar em frascos.
Rendeu estes 3 frascos muito jeitosos - um para oferecer a um casal amigo de Gaia, outro para oferecer a um vizinho meu e o outro tem sido devorado cá em casa com requeijão e queijo fresco.


Nota: O pessoal cá de casa gostou do doce, os meus amigos também, só me falta saber a opinião do meu vizinho.... lol!

29 comentários:

  1. Abóbora original! ehehe
    O doce ficou com bom aspecto! Ficamos à espera da opinião do vizinho :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro o toque especial que o açúcar amarelo confere aos doces. Uma delícia não é?

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Maravilha o moreno deste doce... já me estou a imaginar com um pratinho de requeijão coberto com ele e com umas nozes crocantes para trincar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nunca pensei fazer esta compota com açúcar amarelo. Aposto que fica muito bom :-)

    ResponderEliminar
  5. Estou de mudança para Sagres hoje mesmo. Amanhã já estou aí, !
    Ah, você não sabia? Serei sua vizinha!!!

    :DDD

    ;P

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Pela foto é realmente uma delícia!
    Mas farei para conferir... Só para conferir... rsrs
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei! Tenho aliás uma abóbora na minha cozinha a gritar por utilização rápida. Costumo juntar amêndoa, mas tenho de experimentar com noz.

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Em casa adoramos doce de abobora,o teu doce tem um aspecto divinal!!

    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Amo tudo o que leva este ingrediente e a sua receita ficou bem original! E acredito que deve ter ficado deliciosa!
    Vou tentar fazer, mas terei que substituir o tipo da abobora, pois nunca vi este tipo por aqui.
    Bjs
    Andrea

    ResponderEliminar
  10. Este doce é óptimo, também gosto de açucar amarelo nos doces caseiros. Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Que abóbora de formato tão giro...
    O doce deve ser uma delícia com esse toque acaramelado e está com uma côr fantástica!!

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  12. Adooooro doce de abóbora com nozes!Posso dar-te a minha morada para me enviares um frasquinho? Posso?! Posso?!Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Risonha para mim pode ser 2 frascos se é que ainda não comeste tudo um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  14. Oi...
    O vizinho é uma desgraça, mas já cá tá para dar a opinião.
    Tenho de começar por dizer que não gosto de Abóbora, ou pelo menos pensava que não gostava. Mas como foi a vizinha que ofereceu, aceitei e comi, gostei, repeti e partilhei o pouco que sobrou com alguém muito especial, que também gostou.
    Quer isto dizer que este doce é mesmo bom, pois até quem não gosta de abóbora pode comer.
    Muito obrigado não só pelo doce, mas acima de tudo pela amizade, que este doce é sinal.
    Beijos e abraços....

    ResponderEliminar
  15. agora que o vizinho deu a sua opinião, já fico muito mais descansada.... como é que eu ia adivinhar que o meu vizinho não gostava de abóbora?
    bem... somos vizinhos há pouquíssimo tempo, certo?
    mas se gostou do doce e se o repartiu com alguém que gostou, então a minha oferta foi bem sucedida.

    ResponderEliminar
  16. Risonha que doce diferente....adorei de verdade.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Que lindo ficou?! Doce de abóbora é mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
  18. Ai do vizinho se não gostasse, mesmo sem gostar de abóbora! Hahahahaha...
    Eu fiquei foi com vontade de ser tua vizinha pra ganhar um pote desses também. Que doce lindoooooooooooo e eu amo doce de abóbora. Mas essa cor morena é linda demais!
    Kisss pra ti.

    ResponderEliminar
  19. O visinho vai gostar concerteza!!!Eu também gosto de fazer com açucar amarelo....beijinhos doces

    ResponderEliminar
  20. oi, que bom que você passou lá no meu blog, assim fiquei conhecendo o seu cantinho e vou voltar sempre pra ver as novidades. Já te adicionei à minha lista de blogs para visitar. Abraços. BETO

    ResponderEliminar
  21. Tá com um aspecto delicioso, e quando é feito por nós, melhor ainda, bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  22. Adoro doce de abóbora!!!!!!!!!!

    Nunca consegui fazer ou fica muito liquidou ou parece rebuçado.
    Vou experimentar este pois é mesmo o meu doce favorito.

    Obrigada Risonha por mais essa partilha e tb pela tua amizade :)

    ResponderEliminar
  23. Este doce parece uma coisa do outro mundo!

    ResponderEliminar
  24. Nunca provei doce de abóbora com nozes, mas amei a idéia!!
    Ficu com uma cor linda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. bem que eu gostaria de experimentar, adoro doce de abobora, mas nunca fiz com nozes ! bjs

    ResponderEliminar
  26. Adorei a ideia!!!

    Minha sogra tem lá uma abóbora...acho que vou fazer "sociedade" com ela... hehehe ;)

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....