Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 20 de maio de 2008

PÃO COM SEMENTES DE GIRASSOL E AVEIA

Não posso passar muito tempo sem colocar a minha máquina de pão a trabalhar... aliás, ela funciona pelo menos uma vez por semana para fazer pão só para mim, pois gosto muito de pão escuro e que tenha sementes (desde que tenho a máquina nunca mais comprei pão integral na padaria).
Tomem nota desta receita que encontrei na cozinha da nossa queria Karen:

1 chávena + 2 colheres de sopa de água morna
1/4 de chávena de mel
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1,5 colher de chá de sal
1/2 chávena de flocos de aveia grossos
2 chávenas de farinha de trigo branca
1 chávena de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de leite em pó
2 1/4 colheres de chá de Fermipan
1/2 chávena de sementes de girassol
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml


Seleccionei o ciclo "pão integral", peso - 1kg, tostagem média
Esperei pelo fim do programa e deliciei-me com este pão. É bom de qualquer forma: com fiambre, queijo, compota, etc.... se bem que eu adoro comê-lo apenas com manteiga.
Obrigado Kafka pela receita.

22 comentários:

  1. Mais uma receita para a minha colecção.
    Também não me lembro da última vez que comprei pão numa padaria, desde que tenho a máquina.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também tenho máquina de pão e acho que foi dos electrodomésticos mais úteis que comprei. Quando não a uso para fazer pão, uso-a para fazer massa, ou para pizza ou mesmo para pão, que depois asso no forno. Não passo sem ela!
    Este pãozinho tem um ar delicioso! Quente, com manteiga a derreter... Nham!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda não tenho máquina de pão, mas com as receitas que andam a passear pelos blogs não sei até quando conseguirei resistir.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Risonha que maravilha o teu pãozinho adorei. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Uma deliciosa receita com certeza e muito saudável.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Este pão está a tentar-me!
    Eu sou louca por pão escuro, e assim com aveia e sementes está de não se lhe resistir.

    Bj

    ResponderEliminar
  7. A julgar pelos ingredientes já sei que é muito bom. Gosto muito de pães com sementes e bem escurinhos.

    ResponderEliminar
  8. olá, ainda não tinha tido oportunidade para lhe agradecer a honra que me deu ao fazer uma visita ao meu humilde cantinho, fica desde já o meu obrigado de coração
    bjs fofos

    ResponderEliminar
  9. Também adoro os pães com sementes, centeio, integral...
    Este pão também está na minha mira, ainda mais agora!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. olá Risonha..... obrigada pelo comentário eh eh eh para a próxima envio-te uma fatia de quiche...
    Este teu pão é que está uma maravilha cada vez mais penso que devo comprar uma pois enfim.... adoro pão e nada como ele fresquinho...
    tenho que pedir ao Pai Natal este ano
    bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. acredito que o teu pao seja melhor do que o da padaria. essa máquina já valeu o seu dinheiro. se eu tivesse onde pôr também comprava uma :-) beijocas

    ResponderEliminar
  12. Que bom que gostou! Fico tão contente!

    ResponderEliminar
  13. Maquina de pão para quem quer perder peso é suicidio, ehehehehe mas pelo menos fazes pão "escuro" e integral, nada mau....

    ResponderEliminar
  14. Não tenho a máquina de pão, e por causa da falta de tempo, acabo não fazendo muitos pães caseiros. O teu ficou uma tentação, Zezinha! Com uma manteiguinha salgada, comia a broa inteira. :D Bj

    ResponderEliminar
  15. ohhh pahh... O único ciclo que consigo seleccionar é o da máquina de lavar roupa. Ainda não à máquina de pão :-(

    ResponderEliminar
  16. Olá Risonha
    Adoro pão assim também, escuro com sementes e frutas secas. Delícia!!!
    E eu sou doidinha por uma máquina dessas, quem sabe um dia né???
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  17. Hum...q delícia!
    Só me aventurei uma vez a fazer pão e não ficou bom.
    Fiquei com trauma e nunca mais tentei :(
    Quem sabe um dia...
    Bjo

    ResponderEliminar
  18. Hummm,
    deve ser óptimo, logo eu que ao pão
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  19. Receitas destes pãezinhos são sempre bem vindas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Perdão, dei uma "calinada" no Português. O que eu queria dizer é que "ainda não HÁ máquina de pão"...

    ResponderEliminar
  21. Estou muito interessada nessas receitas de pão pois breve pretendo comprar a tal maravilhosa máquina.
    ahaha...meu marido anda querendo me desestimular porque disse que aí sim vai engordar, pois adora pão.
    Mas acho que não vai ter jeito...vou acabar me rendendo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....