Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 31 de maio de 2008

PÃO MULTIGRÃOS COM RASPAS DE LARANJA

Quando descobri esta receita no blog da Karen fiquei logo com vontade de experimentar, pois achei que o sabor cítrico da laranja no pão iria dar uma combinação deliciosa.
Não me enganei... este pão é daqueles que se come sem precisar de manteiga ou outro acompanhamento... claro que se for barrado com doce ou compota, fica uma verdadeira maravilha.
Mas eu gosto dele simples, ao lanche, acompanhado de uma caneca de chá... Querem tomar nota da fórmula mágica?
3/4 chávena + 2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa rasa de raspa de laranja (coloquei 2 colheres de sopa)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha de centeio
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1/4 chávena de farinha integral
1,5 chávena de farinha de trigo
2 colheres de chá de Fermipan
1/2 chávena de sementes de girassol
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml

Coloquei todos os ingredientes na cuba da máquina pela ordem acima indicada, seleccionei o programa "Ciclo Normal", peso de 750gr e tostagem clara.
Nem imaginam o aroma a laranja delicioso que invadiu a minha cozinha enquanto o pão cozia...
Nota: a receita original levava fubá, que eu substitui por farinha de centeio, pois segundo as indicações da Karen o fubá poderia ser substituído por farinha de centeio, soja ou quinoa.
As sementes deveriam ser adicionadas após o "Bip" da máquina, mas eu coloquei tudo no início e não creio que isso vá alterar a qualidade do pão.

17 comentários:

  1. Risonha muito bonito o teu pão e gostei muito da conjugação dos ingredientes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mel, aveia, laranja..... deve ser bom demais com centeio!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Risonha que receita saudável está aprovada. Gostei do novo layout do seu blog, pois antes estava muito carregado e demorado para entrar, agora ficou ótimo, muito simpático.
    Parabéns, beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Pão maravilho!!gostei muito um abraço. Marcos:))

    ResponderEliminar
  5. Com laranja?! Que encanto esse pão!!

    ResponderEliminar
  6. Você anda fazendo pães, hein?

    Está muito apetitoso!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Gostei da mistura de farinhas. Logo eu que sou adepta das coisinhas integrais. Só me falta ser adepta da bimby (já sou mas não tenho) e da MFP. Até lá vou-me contentando com os imagens e descrições que fazes dos teus pães :)

    ResponderEliminar
  8. Oi Risonha...esse paozinho....
    Tem uma prendinha para si lá no meu cantinho.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  9. olá Risonha, obrigada pela sugestão e por teres entrando na minha cozinha. Gostei imenso de ter espreitado a tua cozinha e fiquei rendida quando vi esta receitinha de pão. Dever ter ficado divinal!

    beijinhos e aparece mais vezes

    ResponderEliminar
  10. acertou na esoclha da receita e mais ainda quase a executou..adorei o aumento da quantia da laranja e a inclusão do centeio!! bela sugestao! bjs querida!

    ResponderEliminar
  11. Pois agora quem ficou com vontade de experimentar foi eu!
    Lindo teu pão e o sabor deve ter mesmo ficado especial.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Deve ficar com um aroma maravilhoso mesmo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. cada vez que olho para os pães que a habilidosa Risonha prepara fico a maçar me a cabeça a pensar porque que ainda n adquiri uma maquina de fazer pão...
    está para breve :)

    Até lá vou ficando com água na boca por estes ~pãezinhos super apetitosos...

    bjs**

    ResponderEliminar
  14. Hola Risonha!
    gracias muchisimas por haber visitado mi blog!
    Este blog es maravilloso!
    me gusta mucho!
    Un besito
    Ago :-D

    P.S.: puedo escribirte en espanol?

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde
    Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
    Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
    À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
    http://agricabaz.blogspot.com/
    agricabaz@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Hum, depois de ler este post, até aqui em minha casa me pareceu sentir o cheirinho bom da laranja. O pão deve ser uma delícia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olha que este pão deve ser uma delicia. Deixaste-me com vontade de o experimentar. Parabéns pelo novo lay-out. Está muito bonito! è preciso inovação.
    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....