Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 13 de junho de 2008

BACALHAU COM BROA À FELIZMINA

Bacalhau é um peixe versátil e tem mil e uma maneiras de ser preparado... isso já toda a gente sabe.
Bacalhau com broa não é excepção: há variadíssimas maneiras de o confeccionar.
Esta receita é da autoria da minha amiga Felizmina (aliás, Maria João) que falou nela no fórum Petiscos e que eu decidi experimentar (com algumas adaptações da minha parte).
Vejam só no que deu:
Num tacho coloquei a cozer algumas batatas e 2 ovos. Noutro tacho à parte cozi um bom ramo de bróculos "al dente".
Fiz uma cebolada com azeite e o bacalhau desfiado e juntei os talos dos bróculos (já cozidos) partidos em pedacinhos, temperando com sal, pimenta e noz moscada.
Na picadora 1-2-3 piquei miolo de broa (a broa é que já era pouca) com 2 dentes de alho, a flor dos bróculos e um pouco de azeite.
Untei um pirex com azeite e coloquei no fundo as batatas cozidas cortadas em rodelas.
Por cima pus a cebolada de bacalhau e terminei com nova camada de rodelas de batatas.
Cobri com a mistura de broa, reguei com um fio de azeite, decorei com os ovos cozidos em rodelas e levei ao forno até dourar.
Apreciação da equipa lá de casa: muito bom, mas a camada de batatas do fundo do pirex era dispensável... ou seja, para a próxima faço apenas com a camada de batatas em cima.
Nota: e agora é só esperar que a Dona Felizmina Maria João venha dar a sua opinião.

14 comentários:

  1. Risonha, que bom aspecto tem o bacalhau! Posso ir aí almoçar? :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bacalhau com broa é um dos meus pratos preferidos!
    Este, com bróculos, é uma novidade deliciosa...
    Beijinhos e bom Sto. António.

    ResponderEliminar
  3. Ok
    Cá estou eu...esta receitinha, modéstia áparte é mesmo boa....espeo que a famelga tenha gostado....
    Parabens risonha, o teu blog tá cada vez mais melhor bom....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O belo do bacalhau na travessa... Não há nada melhor à mesa ;)

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Risonha como é que sabias que eu não tinha jantar. Está 5 Estrelas. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro bacalhau de quase todas as maneiras e este está bem apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esta com um aspecto fenomenal, nunca provei por incrivel que pareça.

    Bjo

    ResponderEliminar
  8. tenho tanta vontade de fazer e experimentar um bacalhau com broa !! Tenho que começar fazendo a broa ! bjs

    ResponderEliminar
  9. espectáculo risonha uma receitinha da nossa feliz-mina que é um encanto de pessoa como tu és.beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Mais um para a lista "A Confeccionar"...
    Tb faço um bacalhau com brôa mas é diferente e tb muito bom.

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  11. Bacalhau com broa... Quem é que resiste...? Eu, não!

    Ficou de babar! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....