Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 3 de agosto de 2008

FARÓFIAS

Já toda a gente deve saber que quando se faz um prato doce ou salgado em que só se usam as gemas, as claras podem ser congeladas... isto faz com que tenha sempre claras congeladas em casa e, dev ez em quando, tenho que lhes dar uso, pois não as gosto de ter congeladas por longos períodos de tempo.
Desta feita resolvi fazer umas farófias. A receita é básica e acho que toda a gente sabe como se faz... mas de qualquer maneira aqui fica a maneira como eu fiz as minhas (tendo a particularidade de não ter usado gemas para o molho).
Bater 7 claras em castelo firme com umas gotas de sumo de limão. Juntar 2 colheres de sopa de açucar e bater mais um pouco.
levar ao lume 1l de leite com 5 colheres de sopa de açucar, 1 casca de limão e 1 pau de canela.
Qaundo ferver deitar colheradas de claras, virando-as para que cozam dos dois lados.
Tirar com uma escumadeira e colocar num escorredor, para aproveitar o leite que ainda escorrerem. Após bem escorridas colocá-las num pirex.
Desfazer 2 pudins de baunilha numa chávena de leite, mexendo bem para não ficar com grumos.
Juntar ao leite onde se cozeu as claras e levar ao lume até engorssar, mexendo sempre.
Deitar em fio por cima das farófias, decorando de seguida com canela em pó e amêndoa torrada.
Servir bem fresco.

14 comentários:

  1. Olha essas Farofias acho que aqui no Brasil falaria pavê .... muito gostoso

    ResponderEliminar
  2. Que delicia. Nunca fiz, mas tive uma visinha vinda dos Acores que sempre fazia e nos convidava a comer.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Só comi uma vez farófias (há muiiiiitos anos)e do que me lembro até gostei. Mas não fazia ideia de no fim se misturava o pudim, só conhelo a versão com gemas.
    Parece-me bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Umas belas farófias calham sempre bem e as tuas estão com um aspecto delicioso!! Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca fiz com pudim de baunilha. Faço uma espécie de leite creme :) Mas só faço no Natal quando a quantidade das gemas são maiores :) Eu adoro farófias...

    ResponderEliminar
  6. Tenho tantas saudades de farófias!... E as tuas têm mesmo "aquele" aspecto que eu tanto gosto!

    ***

    ResponderEliminar
  7. Não é um doce que aprecie muito mas devo dizer-te que as tuas farófias estão com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sabes que gosto muito de farófias, mas nunca consigo que as claras fiquem direitas? Enfim, essas têm uito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  9. como já comentei algures,
    adoooooooorooooooooooo farófias mas para mim é sem canela ! bua !
    bjka

    ResponderEliminar
  10. Risonha, parece ser deliciosa. eu já fiz com as claras cozidas no leite de coco mas esta tia parece ser melhor.
    bneijinhos

    ResponderEliminar
  11. Achei estas tuas farófias muito diferentes do habitual e, por isso, com um aspecto muito original! E se o sabor for proporcional, deviam estar uma delícia :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. ADORO FARÓFIAS :-)
    Era das sobremesas que a minha mãe fazia quando eu era nova de que eu gostava mais, quando experimentei fazer em minha casa baralhei-me toda a cozer as claras no leite e não saiu nada de jeito :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Adorei seu blog, comheci atraves do blog do Kuka. Neste fim de semana fiz FARÓFIAS,aqui no Brasil chamamos "ovos nevados".Vou experimentar fazer com pudim como as suas.
    beijinhos
    Fátima

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....