Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LIVRO "PÁSSAROS FERIDOS"

É com grande orgulho que digo que faço parte da Academia dos Livros, onde fui carinhosamente inserida pela Ameixa.
Como ler é um dos meus passatempos preferidos, tinha mesmo que fazer parte desta academia maravilhosa.
Venho dar-vos a conhecer o livro que acabei de ler ontem à noite e que achei maravilhoso.

Não sei se se lembram da série "Pássaros Feridos", passada entre nós no ano de 1983, protagonizada por Richard Chamberlain (no papel de Ralph de Bricassart) e Rachel Ward (no papel de Maggie Carson). Lembro-me de ser míuda e toda a gente lá em casa gostar de ver esta série.
Passados mais de 20 anos tive oportunidade de ler o livro e aconselho-o vivamente a toda a gente, pois é um tipo de leitura que nos prende até à última página.

"Pássaros Feridos" de Colleen McCullough
"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade do que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência..."

Esta é a tortuosa história de dois pássaros feridos: a vida de Ralph de Bricassart, um ambicioso sacerdote católico com o coração dividido entre o seu amor espiritual por Deus e pela carreira eclesiástica e a sua irrefreável paixão terrena pela sua jovem paroquiana Meggie Carson.
Ralph de Bricassart tenta ultrapassar a sua paixão por Meggie e chega a cardeal, nunca esquecendo no entanto o amor que sentia pela jovem e nem sequer tendo conhecimento que ambos têm um filho em comum, Dane, que também segue a vida religiosa e chega a ser ordenado padre.

Meggie, Ralph, Paddy, Luke, Fee, Dane, Justine, Rainer, Patsy, Jims, Bob, Jack... e mais uma infinidade de personagens que têem como centro a fazenda de Drogheda, situada na Austrália.
Não deixem de ler este livro pois vale mesmo a pena.

Nota sobre a autora: Colleen McCullough nasceu em 1937 em Wellington, Austrália.
Catedrática de Neurologia na Universidade de Yale, a sua carreira como escritora teve início quando já era uma profissional destacada da Neurologia. Pássaros Feridos (1977) granjeou-lhe um enorme êxito internacional. É autora de vários romances românticos, bem como de um ciclo de romances ambientados na Roma antiga, pelo que lhe foi concedido em 1993 um doutoramento honoris causa em História.
E já agora.. visitem a Academia dos Livros e façam-se sócios. Não se esqueçam que a leitura é o alimento da alma.

16 comentários:

  1. Eu lembro-me bem dessa série, pois também adorava ver!! Até a vi primeiro na televisão espanhola e, quando passou na nossa, revi, pois tinha gostado muito!! Agora falta ler o livro, mas acho que vou seguir mesmo o teu conselho!! Deixáste-me com vontade de o ler também! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Risonha...vejo todo mundo te chamando de Zezinha aqui, mas sempre chamei de Risonha...acho até estranho de outro jeito...risos, mas qual vc prefere?
    Olha...eu lembro de er visto a série na TV e foi marcante quando eu era criança...lembro que me chamou a atenção...então o livro deve ser lindo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. tbem adoro ler. Acabei 3 livros juntos. Nao consigo ler um só, parece que falta algo rs.
    Baseado nesse livro, aqui no Brasil passava um seriado que fez muito sucesso.

    ResponderEliminar
  4. Menina, essas estórias de amores impossíveis são mesmo de fazer a gente chorar.

    ResponderEliminar
  5. Já li esse livro há uns bons anos; achei muito bem feito. Quando passou a série, creio que só vi um ou dois episódios, não me pareceu à altura do livro. Bela escolha.

    ResponderEliminar
  6. Que livro lindo Risonha. Cheguei a compra-lo duas vezes, pois o primeiro emprestei a alguem e ficou esquecido, ai quis ler de novo e comprei outro. A historia eh linda e autora excelente.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tinha nascido na altura da série mas pela tua descrição o livro parece ser excelente! Fico à espera da próxima sugestão :o)

    bjs, boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Nunca vi a serie ,mas li o livro há muitos anos e gostei muito....
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Esta academia está muito boa mesmo. Muitas sugestões e resumos ótimos. Minha conta na livraria vai estourar... rsss.
    Risonha, faz tempo que não dou as caras, mas ando super, vc sabe como é.... mas sempre passo para ver o que está acontecendo... e sempre acontece coisa gostosa. bjinho

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Achei esse blog na lista do site Para Cozinhar
    Achei muito legal e já coloquei nos favoritos
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Zezinha,
    Alimento para o pensamento, linda.

    Adoro livros e Amo ler :)
    Alias como aluna de letras que fui, nunca perdi esse gosto e ainda hoje estão em lista de espera - Maravilha :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  12. Olá, já comentei lá na Academia dos Livros. Também li e gostei muito. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Não sei se já viste... mas está publicado na Academia. Só não postei as fotos todas. Deixei uma nota para quem quiser ver tudo, vir cá :)
    Espero que não te importes :)

    ResponderEliminar
  14. como tenho dificuldades em comprar livros em portugues posso ler o mesmo em ingles ou outra lingua e fazer parte?

    ResponderEliminar
  15. adorei a série, o livro, que li vezes sem conta.
    bjka

    ResponderEliminar
  16. hahah... isso faz lembrar a minha infância. nunca gostei muito do filme, pois nao sou fa do richard. mas talvez que em livro seja melhor ;-)

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....