Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 22 de novembro de 2008

OSSOBUCO DE NOVILHO COM VINHO MADEIRA

Segundo as investigações que fiz na nossa preciosa ajudante, que dá pelo nome de "Wikipedia", o Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.
O nome deste chambão (que pode ser de vitela ou de novilho) significa literalmente "osso com buraco", pois no norte da Itália o chambão é cortado em rodelas juntamente com os ossos.
Cada rodela apresenta no centro um bocado de osso em forma de tubo (o dito osso com buraco) e nesse buraco encontra-se o tutano, que não deve ser retirado.
Segundo as tradições italianas as rodelas de chambão deverão ser fritas em óleo ou manteiga.
Mas eu preferi cozinhá-las de uma maneira muito mais portuguesa e usando um produto que temos que enriquece todos os pratos onde é adicionado: o vinho Madeira.
Que me perdoem os italianos por ter deturpado a forma de cozinhar o ossobuco, mas eu prefiro muito mais assim...
Na panela de pressão colocar 2 dentes de alho laminados, 1 cebola grande picada, 2 tomates maduros em pedaços, sal, pimenta, um cravinho, azeite, um pouco de margarina e um ramo de coentros.
Deixar apurar um pouco e juntar o ossobuco e 2dl de vinho Madeira. Tapar a panela e assim que levantar pressão deixar cozinhar por 10 minutos.
Retirar a pressão (colocando a panela debaixo de um jacto de água fria), deitar mais um pouco de água se necessário e adicionar batatas em cubos e cenouras em rodelas.
Tapar novamente a panela e assim que levantar pressão deixar cozinhar mais 10 minutos.
Retirar novamente a pressão, destapar a panela, rectificar os temperos e deixar ferver mais 2 minutos para apurar o molho.
Tenho que confessar que ossobuco é dos meus pratos de carne favoritos... conseguem ver o "buraco do osso"?? LOL!
E para que vejam que a minha vida não é só tachos e panelas (e ossosbucos... lol) quero mostrar-vos mais umas coisas que fiz: um tabuleiro e uma tela para quarto de menina.
Ambos os trabalhos já não estão comigo, foram vendidos, mas confesso que me custou ter que me separar deles, pois gostei muito de os fazer. Acham que estão bonitos?

31 comentários:

  1. nao sou muito fa de ossobuco, mas assim à portuguesa parece-me muito bem. eu estou a adorar o tabuleiro!!! que lindo. nao me tinha separado dele...
    beijocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Conterrânea, fico uma semana sem cá vir e depois fico sem vontade de fechar o blog.. Quanta receitinha deliciosa!! Adoro ossobuco! E esse ficou com um aspecto fantástico!!!
    Para não falar da canja de pato, do molotoff, do frango... ai, ai...
    Bom fim-de-semana para ti!
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei ossobuco; mas está com uma carinha muito boa!
    Risonha, seus trabalhos são lindos! Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A panela de pressão é daqueles utensílios fantásticos para se ter na cozinha. Acredito que da forma que fazes fique bem melhor ;)
    Dos trabalhinhós só posso dizer que estão muito bonitos, embora não seja muito chegada a essas coisas!
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Olá...que bela dica para os dias chuvosos que estamos enfrentando aqui em Floripa...pode apostar que o domingão vamos ter osso buco! bjos!

    ResponderEliminar
  6. Não sou chegada a ossobuco, mas esses seus artesanatos estão lindinhos. Gosto bastante de trabalhos artesanais.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Olá madrinha =) para além de cozinheira é artista! é só coisas boas.
    Osso buco nunca comi, mas esse tem um aspecto fabuloso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não sou fã de cozidos, mas adoro os legumes que vão junto, o caldinho, enchi a boca dágua agora... :D

    ResponderEliminar
  9. a bandejinha com o girassol está liiinda!!!!!!!
    Linda, linda! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amei com toda a força esse ossobuco!!

    Está linda sua bandeja!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Risonha querida, nossa este ossobuco está maravilhoso. Você sempre inventando coisas lindas, né? Bj grande.

    ResponderEliminar
  12. Deixei um desafio pra ti lá no Figo Lampo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Risonha minha querida,
    Eu amo ossobuco, é uma carne muito saborosa, além de saudavel, pois tem o tutano que é rico em colageno.
    Adorei a receita!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito do tabuleiro mas gostei mais da tua comidinha.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  15. Osso Buco é excelente mesmo. A minha mãe quando eu era mais pequena, fazia em canja de carne, e eu detestava.. LOL.. Mas depois quando começou a fazer assim cozinhado.. Humm é gostoso e macio.. Bem bom :)..
    bjinhus

    ResponderEliminar
  16. O teu ossobucco está bem melhor do que o famoso italiano... tens razão sobre o vinho Madeira, á 1 toque especial a qualquer prato.
    Gostei especialmente do tabuleiro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. O teu ossobuco está bem melhor do que o famoso italiano... Tens razão sobre o Madeira, torna tudo especial!
    O teu tabuleiro está giríssimo!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. A tela está gira mas o tabuleiro é que me conquistou. Quanto ao ossobuco está bem português com vinho da madeira e recomenda-se! Bjs

    ResponderEliminar
  19. Risonha adorei a tua receita!Igualmente os teus trabalhos.Um beijinho...Risonha vou comentar anónimo pois de outra maneira não sei como vocês agora arranjaram essa moda que não é para mim!Também eu sou naba só fazem modas novas para me complicarem.Natércia...

    ResponderEliminar
  20. OLáaaaaaaaaaaaaaaa.

    ... que maravilha! Hei-de experimentar!
    Beijinhos.
    Paulucha,
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Zezinha, lindos teus trabalhos!!!!
    Não sabia que era tão prendada mona!!!
    Adorei!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  22. O ossobuco está mesmo apetitoso, tenho a certeza que, se os italianos o provassem, também íam gostar!
    Quanto aos teus trabalhos estão muito bonitos, gostei muito do tabuleiro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito da receita de ossobuco.
    Apesar de já ter visto à venda, nunca me deu para comprar. Mas agora, com esta inspiração, pode ser que seja para a próxima.
    Quanto aos teus trabalhos, deixa-me dizer, estão lindíssimos.
    Gostei particularmente do tabuleiro!

    ResponderEliminar
  24. Risonha o teu osso buco deve ter ficado uma delicia.
    Bem,nao sabia que tinha uma afilhada tao prendada!!Muito giros os teus trabalhos.
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Osso buco muito bom, adorei os teus trabalhinhos estás a ficar cada vez melhor o tabuleiro ficou exelente.

    ResponderEliminar
  26. Osso buco muito bom, os teus trabalhinhos estão exelente estás a ficar perfeita o tabuleiro está muito bom.Parbens.

    ResponderEliminar
  27. adoro esta comida reconfortante! Os trabalhos estão lindos, fiz uma caixa do chá com um guardanapo igual ao do seu tabuleiro.

    bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  28. Risonha

    Estão lindissimas as tuas peças, adorava ter um tabuleiro desses!! Quando fizeres mais apita ;)

    ResponderEliminar
  29. Risonha, eu amei seus trabalhos manuais!!! Tenho muita vontade de aprender a fazer coisinhas lindas como essas aí. Ficaram perfeitas suas pinturas.


    Bjus

    ResponderEliminar
  30. Gostei do ossobuco a madeirense.E necessario criatividade,para o Mundo crescer.Vicente1744

    ResponderEliminar
  31. Comprei pela primeira vez ossobuco juntamenbte com um pedaço simples de chambao... ja andei a "caça" de receitas e esta está nas do topo.... mmm.... se fizer venho deixar o meu testemunho! deve ser uma delicia!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....