Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 30 de abril de 2008

ARROZ DE BACALHAU COM LEGUMES


Bacalhau é dos peixes mais versáteis para cozinhar e ainda por cima é das coisas preferidas do homem cá da casa. Acreditam que se andarmos de férias vários dias, e comermos em restaurantes, o meu marido pede bacalhau todos os dias? Gosta seja de que maneira for, é doido mesmo por bacalhau.
Por isso tento sempre confeccioná-lo de maneiras diversas e tentando inovar.
Tinha comprado uma embalagem de caldeirada de bacalhau, daquelas que traz o bacalhau em pedaços pequenos, e resolvi inventar fazendo assim (quantidades a olho):

Num tacho refoguei 2 dentes de alho com 1/2 cebola picada num pouco de azeite. Juntei sal, pimenta, 2 colheres de sopa de polpa de tomate e 1 copo de vinho branco.
Qaundo começou a ferver juntei os pedacinhos de bacalhau e deixei cozinhar por 10 minutos.
Após esse tempo juntei espinafres picados e cenouras parisienses a gosto (ambas as coisas compro congeladas, é bem mais prático e está sempre à mão). Acrescentei mais um pouco de água e um gole de vinho do Porto.
Deitei o arroz e deixei cozer de modo a que o arroz ficasse malandrinho (se necessário acrescentar mais caldo).
No final fiz uma abertura no arroz e deitei um ovo, deixando cozinhar até o ovo ficar escalfado, deitando ainda um pouco de picante a gosto.
Querem acompanhar o Sr. Risonho neste prato de bacalhau?

Desejo a todos os que me visitam, um bom Dia do Trabalhador e um bom feriado. Aproveitem para descansar e para estar com a família.

MOUSSE DE CARAMELO


A minha filha é de pancadas (como todas as crianças): tem vezes que não gosta de caramelo, tem outras vezes que diz que adora.
Um dia estávamos as duas a navegar pelos blogs de culinária que visito todos os dias, quando nos deparamos com esta receita da Patanisca... literalemnte fui obrigada a copiar a receita e a fazer logo que foi possível... lol!

1 lata de leite condensado cozido
2 iogurtes naturais
6 ovos
3 folhas de gelatina
gotas de sumo de limão

Bater as claras em castelo firme com algumas gotas de sumo de limão.
Separadamente bater as gemas até que fiquem esbranquiçadas e juntar as folhas de gelatina (já demolhadas e derretidas). Envolver o leite condensado e os iogurtes.
Por fim juntar as claras com cuidado e levar ao frio. Decorar a gosto (eu usei missangas coloridas e um bombom).

Nota: a Risonha Júnior adorou... eu achei um pouco doce demais, para a próxima vou acrescentar mais 1 ou 2 iogurtes. Mas fica de facto uma sobremesa muito agradável.

terça-feira, 29 de abril de 2008

SOPA DE LOMBARDA COM ESPARGUETE


Depois de umas (merecidas) mini-férias, estou de volta com uma sopa, ideal para servir de refeição à noite, pois aconchega o estômago, é rico em vitaminas e tem poucas calorias.
Querem melhor???

Na panela coloquei 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 curgette, 1 chuchu, 1 nabo e cerca de 300gr de abóbora, tudo em pedaços. Cobri com água, temperei com sal e um pouco de azeite e levei a cozer.
Depois de os legumes estarem cozidos reduzi-os a puré, acrescentei mais um pouco de água, e quando retomou a fervura adicionei meia couve lombarda cortada em pedacinhos, 2 cenouras em cubinhos e um pouco de esparguete partido miudinho.
Deixei ao lume por mais 15 minutos, rectifiquei os temperos e servi.

Aqui vos deixo um dos motivos que me levaram a estar ausente estes dias: o casamento da minha querida amiga Lena Cabeleireira, que foi celebrado em Coimbra (na terra do noivo). Fiquem com alguns pormenores do vestido de noiva... foi o casamento mais bonito que assisti até hoje.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

ROCHINHAS DE MUESLI


Nunca vos aconteceu olhar para uma receita e ficarem logo a morrer de vontade de fazer pois têem a certeza que vão adorar?
Foi o que me aconteceu quando vi esta receita da nossa querida Marizé... o aspecto das rochinhas chamou-me a atenção, pois só de olhar para a foto quase que conseguia imaginar o seu sabor.
Não me enganei.. são de facto deliciosas!

200gr de muesli (ou granola, como lhe chamam no Brasil)
1dl de cerveja
1 ovo
100gr de margarina
150gr de farinha
mel ou açucar mascavado a gosto (usei cerca de 3 colheres de sopa de açucar mascavado)


Regar o muesli com a cerveja. Juntar a margarina em pedaços e incorporar tudo com os dedos.
Juntar o ovo e o açucar e amassar. Por fim juntar a farinha (pode ser necessário usar mais um pouco, se usarem mel na confecção da receita) e amassar até obter uma massa ligada.
Fazer bolinhas de massa e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, achatando-as um pouco com um garfo enfarinhado (não as achatei para que ficassem com um ar mais rústico).
Levar ao forno pré-aquecido a 200º até ficarem douradas.

Nota: adorei estes bolinhos, levava sempre dois comigo para o trabalho para comer a meio da manhã acompanhados de um chá. Também me acompanharam por vezes nas minhas caminhadas desportivas.
Não ficam muito doces, por isso os mais gulosos terão que reforçar a dose de açucar ou de mel.
Esta receita já foi repetida cá em casa duas vezes. Obrigado Marizé por teres partilhado esta delícia...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

ERVILHAS À ALGARVIA


A minha horta está sempre muito bonita e bem semeada, graças ao Sr. Risonho que nas horas vagas adora andar a tratar da terra e da sua "agricultura biológica".
Este ano já comemos várias vezes favas colhidas da nossa horta, e não há nada que se compare a legumes frescos acabados de colher.
Agora é a vez das ervilhas e a primeira colheita de ervilhas da nossa horta foi para fazer um prato que o meu marido adora: as famosas ervilhas à algarvia, que gosto de fazer com as ervilhas acabadas de apanhar.
Faço assim:

Num tacho coloco 1 cebola e 4 dentes de alho picados com um pouco de azeite e uma colher de sopa de margarina. Deixo alourar um pouco a cebola e deito as ervilhas frescas, tapando o tacho para suarem.
Reduzo o lume e deixo estufar mais um pouco. Quando as ervilhas estiverem tenras acrescento sal, pimenta, um pouco de água, batatas em cubinhos pequenos, cubos de presunto e pedacinhos de um bom chouriço (aqui usei chouriço caseiro).
Depois de as batatas estarem cozidas, rectifico os temperos, com cuidado abor cavidades nas ervilhas e deito um ou dois ovos por pessoa, reduzindo o lume e tapando o tacho para os ovos escalfarem (também tinha a sorte de ter ovos caseiros em casa e foi os que usei).
Após os ovos estarem escalfados apagar o lume, deixar o tacho tapado mais 5 minutos e servir.
É um pitéu muito apreciado cá em casa... aqui ainda estão a fumegar no tacho!!!
(Já ficou prometido que a próxima colheita vai ser para fazer tamboril com ervilhas... me aguardem!)

Nota: pode ser feito com arroz em vez de batata, as duas versões são igualmente saborosas.
Se fizerem com ervilhas congeladas, convém deitar um pouco de açucar na fase final para que as ervilhas fiquem mais docinhas.

terça-feira, 22 de abril de 2008

ENTRECOSTO À PADEIRO


O entrecosto é uma carne bastante apreciada cá em casa, mas por norma come-se sempre grelhado no churrasco, acompanhado de uma boa salada.
Assim que vi esta receita da Teresa resolvi experimentar a confeccioná-lo desta forma e foi um sucesso.

1kg de entrecosto
1,200kg de batatas
2 cebolas
2 dentes de alho
50gr de banha (usei banha corada)
2,5dl de vinho branco
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.


Preparar o entrecosto, deitar num tabuleiro, temperar com sal e pimenta, juntar a massa de pimentão e 1dl de vinho branco, misturando bem e deixando repousar um pouco (o meu ficou a marinar por cerca de 4 horas).
Descascar as batatas e as cebolas. Cortar as batatas em gomos, lavá-las e deitá-las para uma tigela. Juntar a cebola cortada tamém em gomos, os alhos picados e o louro, temperar de sal e pimenta e misturar bem.
Juntar depois as batatas e as cebolas ao tabuleiro onde está a carne, espalhar por cima a banha em pedacinhos. Regar com o vinho restante e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.
Cá está ele antes de ir ao forno...
Retirar do forno e servir quente polvilhado com salsa picada.
E olhem só que belo aspecto... ficou uma delícia!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

BATIDO ANTI-OBSTIPAÇÃO


Obstipação = Prisão de ventre = Dificuldade em ir à casa de banho = Ventre inchado = Desconforto = Má disposição = Humor péssimo = Etc, etc, etc....
Acho que toda a gente já percebeu do que estou a falar. Eu própria sofro deste mal constantemente, por isso ando sempre em busca de "mezinhas" naturais que me possam aliviar o problema.
Descobri este batido no livro "Viva Melhor" e já o fiz diversas vezes. Fica um batido bastante saboroso e produz resultados positivos, por isso decidi partilhá-lo convosco.


1 iogurte natural
6 ameixas secas descaroçadas
3 colheres de sobremesa de mel (reduzi e pus apenas 1,5 colheres)
Passar tudo no liquidificador e tomar ao pequeno almoço.

Nota: servi numa taça e polvilhei com canela (que é uma coisa que eu adoro). Fica com a consistência de batido mas bastante cremoso, por isso dá perfeitamente para comer à colher.
Se quiserem que fique com uma consistência mais líquida sugiro que adicionem um copo de leite.

sábado, 19 de abril de 2008

A MINHA PIZZA CALZONE


Vocês já sabem que eu gosto de andar sempre a inventar... especialmente quando tenho restos "disto e daquilo" no frigorífico.
Pizza é dos pratos preferidos da minha filha e é algo muito versátil, pois dá para fazer uma "limpeza" aos tais restos que por vezes temos.... olhem só o que eu me havia de dar para fazer:

Massa:
1 colher de sopa de azeite
240ml de água
1,5 colher de chá de sal
480gr de farinha
1 colher de chá de Fermipan
Como sempre usei a máquina do pão no programa amassar.
Recheio:
queijo ralado
cenoura ralada
chourição e fiambre de frango em cubinhos pequeninos
miolo de amêndoa picado

Juntar todos os ingredientes dentro de uma taça, envolvendo de modo a que fiquem bem misturados.

Depois da massa pronta dividi-a em 3 partes e estendi em cima da bancada com a ajuda do rolo.
No centro da massa coloquei molho de tomate, algum queijo ralado, um terço do recheio e mais queijo ralado por cima.
Fechei, apretando bem as pontas e dando uns cortes nas extremidades a toda a volta.
Pincelei com ovo batido, polvilhei com oregãos e sementes de sésamo e levei ao forno a 180º durante 25 minutos.
Que vos posso dizer??? Ficou aprovada... até a Risonha Júnior, que às vezes põe defeitos nestas invenções, gostou muito.
Pudera.............. era pizza! Não tinha como não gostar....

sexta-feira, 18 de abril de 2008

SOPA DE ALFACE


Parece que o Inverno voltou outra vez, não é verdade? Com estas alterações climáticas ninguém sabe o que deve vestir e ainda está longe a ideia de pegarmos na toalha de praia e irmo-nos estender ao sol...
Já que o tempo arrefeceu tanto, que tal uma sopinha para nos aquecer, enquanto aguardamos por dias melhores?

Num tacho com água levar ao lume 1 cebola em pedaços, 3 dentes de alho, 2 chuchus, 1 curgette e uma boa fatia de abóbora. Temperar com sal e um fio de azeite e deixar cozer os legumes.
Enquanto isso lavar bem uma alface pequena (esta foi apanhada directamente da minha horta) e cortar as folhas finamente, como se fosse para caldo verde.
Após os legumes cozidos reduzi-los a puré, acrescentar mais água se necessário e após retomar a fervura juntar a alface devidamente arranjada.
Deixar ao lume por mais 10 minutos, rectificar os temperos e servir bem quentinha...... fazendo figas para que os dias de calor não demorem muito a chegar!!!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

NÃO ME IMPORTO....

Este Miminho/Desafio foi-me lançado pela Kini, a dona do blog Delícias da Kini... pessoa especial.. é da zona do Porto e basta!!!! E viva o FCP!!! LOL...


E as Regras são:
- Colocar o link da pessoa que nos "mimou"
- Colocar as regras no blog
- Partilhar 6 coisas que não nos importamos de fazer
- Mimar 6 pessoas para fazer o mesmo
- Avisar essas pessoas,deixando um comentário nos seus blogs

Então o que quero partilhar com vocês é o seguinte:

1 - Não me importo... de fazer qualquer tipo de sacrifício para o bem estar e felicidade da minha filha.

2 - Não me importo... de pedir desculpa quando vejo que estou errada e que as outras pessoas têem razão.

3 - Não me importo... de ficar um dia inteiro na cama a dormir, levantado-me apenas para ir à casa de banho e/ou comer.

4 - Não me importo... de passar o dia, de manhã à noite, na praia debaixo da torreira do sol, desde que tenha comigo um boné, uma garrafa de água e um bom livro para ler.

5 - Não me importo... que digam que rio muito alto, mas não consigo evitar: quando uma coisa me cai em graça tenho que dar umas sonoras gargalahdas.

6 - Não me importo... de estar horas e horas na cozinha a cozinhar para a minha família e amigos.

Agora é a parte mais complicada... por minha vontade mimava todos os blogs que estão do lado direito da página, mas como não posso, vou mimar 6 pessoas que muito admiro:

Laurinha

Miss Slim

Paulucha

Benó

Judite Pitta

Edinha

Beijocas grandes para todos..

CLAFOUTIS DE MAÇÃ



Vi esta receita no blog mais "verde" da blogosfera, o blog da Anette e a minha primeira reacção foi ficar com água na boca ao olhar para a foto que ela publicou. Não me restou outra alternativa senão tomar nota da receita e fazer assim que tive oportunidade.
E serviu na perfeição para gastar umas maçãs um pouco ácidas que tinha na fruteira...

300ml de leite
2 colheres de sopa de frutose
4 maçãs cortadas em gomos e depois em fatias fininhas
Canela a gosto (no meu caso é muita canela)
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha
umas gotas de vinho do Porto

Pré-aquecer o forno a 180º.
Dispôr as maçãs num tabuleiro que possa ir ao forno e salpicá-las com a canela.
Bater os restantes ingredientes no liquidificador, deitar por cima das maçãs e levar ao forno por 15 minutos.
Eu depois liguei o grill e deixei mais 10 minutos para ficar bem tostadinho, como nós gostamos.

Mais uma receita que fez sucesso cá em casa e que todos adoramos, especialmente a minha mãe que é perdida por sobremesas que levem maçã.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PÃO DE CRUESLI


Vi esta receita no blog da Paulucha e fiquei encantada, não só pelos ingredientes como pela linda tonalidade que o pão apresentava.
Como de costume, dei uso à minha "mais-que-tudo" na cozinha: a máquina do pão!
Apenas coloquei uma variedade diferente de cereais dos que a Paulucha tinha utilizado (ela usou "Cruesli 4 nuts") por isso aqui deixo a foto do pacote dos cereais que usei na receita.

2 chávenas de água morna
4 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de sal fino
4 colheres de sopa de óleo
4 chávenas de farinha de trigo
3 chávenas de cereais "Cruesli"
2 colheres de chá de Fermipan
*a chávena usada tem a capacidade de 200ml

Colocar os ingredientes na cuba da máquina pela ordem acima descrita. Seleccionar programa normal, peso 1kg e tostagem média.
Aguardar pelo final do programa e desfrutar deste pão delicioso.

Foi dos melhores pães que fiz até hoje... ficou com uma "casquinha" muito apetitosa no topo e com um sabor maravilhoso.
Se quiserem podem provar esta fatia........ eh eh eh!!!

terça-feira, 15 de abril de 2008

AMIZADE SEM LIMITES...

Se é verdade que a net tem os seus perigos, também é verdade que tem muitas coisas boas e conhece-se muita gente (embora que seja apenas virtualmente).
Obviamente e como é natural, vamos criando mais afinidade com certas pessoas... é o que acontece entre mim e a Cristina, mais conhecida entre vós por Winnie e dona do blog http://www.winniepetiscos.blogspot.com/

Podemos dizer que já somos grandes amigas, partilhamos muitas coisas, trocamos muito blá-blá, jogamos muita conversa fora e, para além disso, estamos a par dos gostos uma da outra.
Eu como sei que a Winnie colecciona canecas há dias enviei-lhe duas canecas para fazer crescer mais um pouco a coleccção dela e um livro de revistas... Agora vejam só o que aquela maluca me mandou em troca:
O aspecto da caixa.... é que até a caixa dá para aproveitar e vai dar um jeitaço para guardar revistas de culinária.

Uma carta cheia de palavras doces e muito divertidas, que me fizeram rir e me emocionaram ao mesmo tempo, o envelope assinado pelo filho dela e um caderno cuja capa é uma foto linda da filha da Winnie.

Um farol para a minha colecção, forminhas para queques decoradas e um acessório muito útil para fazer espuma no café com leite... vai ser já usado esta noite.

Uma lata para guardar o café, cortadores de bolachas com diferentes tamanhos e as famosas medidas cup que eu não tinha, acompanhadas das medidas de líquidos.

Um miminho para a minha filha: uma caixinha para o quarto dela para que ela possa guardar as tralhas que todas as jovens têem e um bonequinho muito simpático, que é um suporte para fotos.

Nem da minha mãe ela se esqueceu: enviou um corte de tecido enorme para que a minha mãe possa fazer um jogo de naperons com crochet.... a minha mãe adorou!!!

Uma moldura em vidro, um bloco com íman para o frigorífico (segundo a Winnie para eu anotar todas as vezes que me lembro dela) e um alfineteiro em feltro, feito pela própria Winnie.

E segundo as instruções que vinham na embalagem, este foi o último presente a ser aberto (diz a Winnie que comprou pois achou que era a minha cara.. LOL!): um abre cápsulas com um enfeite muito................. pitoresco.... espero bem que ela não o tenha comprado nas Caldas da Rainha!

Mais um plano para que vejam melhor... eh eh eh!

Winnie, estou sem palavras... fiquei surpreendida, comovida e acima de tudo muito feliz por ser digna da tua amizade.... em meu nome, em nome da minha mãe e em nome da minha filha o nosso MUITO OBRIGADO!!!
Já falta pouco para nos conhecermos pessoalmente... e nessa altura juro-te que a tua colecção de canecas vai aumentar ainda mais.
Eis a prova viva de que a net tem muitos aspectos positivos e que se podem criar grandes amizades.