Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SOPA DE LOMBARDA E CENOURA

Por favor, digam-me quando é que este frio se vai embora... é que eu já não aguento mais o Inverno! O tempo está mesmo triste: frio, chuva, ventos fortes.
Não se pode andar na rua, não se pode passear ao final da tarde... nem posso fazer as minhas caminhadas matinais.
Este ano estou mesmo farta do Inverno e este tempo está a deixar-me à beira de uma depressão.
O que me vale são as sopas que me aquecem e confortam. Esta foi feita para gastar o resto de uma couve lombarda que andava perdida no frigorífico...
Para a base da sopa parti em pedaços e coloquei na panela:
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1 fatia grande de abóbora
4 curgettes
água, sal e um fio de azeite
Deixei cozer e reduzi a puré.
Cortei a couve lombarda em juliana e ralei 2 cenouras grandes, para ficarem em tirinhas.
Deitei na panela, deixei cozer por 15 minutos, rectifiquei os temperos e servi bem quentinha, enquanto ralhava com o frio que se fazia sentir...
Tenho andado tão deprimida que nem tenho feito nada de manualidades, mas a pedido de várias famílias (e para ver se melhoro o meu humor) aos poucos estou de volta ao activo, por isso aqui vos deixo uma tela que fiz para uma colega da minha filha, que vai fazer anos na próxima semana.

20 comentários:

  1. Olá Zezinha
    Este tempo já chateia e quando se tem que sair de casa todos os dias como é o meu caso, começo a ficar stressada como diz o meu filho. A tua sopa tem um aspecto divinal, eu à noite como sempre uma sopa e como dizia o meu avô a sopa aquece o coração. Um resto de boa semana para ti, mas as previsões apontam que até ao dia 10 vamos ter mau tempo.
    Bjs
    MJoão

    ResponderEliminar
  2. Eu desde que vim para a Madeira que não sei o que é um Inverno realmente rigoroso, com frio intenso, chuva e ventos super chatos, durante dias e dias, gelo na estrada, no carro... Chego mesmo a ter saudades dos dias cinzentos e escuros que passava em minha casa, enroscada no sofá, bem quentinha, em frente da lareira!! Aqui também tem feito frio e nos últimos dias tem chovido, mas nada que se compare ao que eu estava habituada por aí, no Continente! Nada melhor mesmo do que comidinha quente e reconfortante para nos animar corpo e alma, não é? Essa sopinha preenche bem todos os requisitos! Deve ter ficado super saborosa! Beijos e ânimo, amiga! Já falta menos para que chegue a Primavera!!

    ResponderEliminar
  3. Ó Zézinha, nada de stress, please! Embora a chuva, o frio e o vento sejam chatos p'ra caramba, temos de conviver com eles porque fazem parte da Mãe Natureza! Pessoalmnente, prefiro frio a chuva mas já viu se não chovesse, o que seria de nós? ;)
    Vamos levantar esse karma bem alto Zézinha!
    Essa soipinha está mesmo de arregalar os olhos embora como já tenha dito, não ser muito apreciador de sopas mas as minhas mulheres gostam muito, por isso é que faço mais para elas que por mim!
    Beijinhos e ânimo ao alto!

    ResponderEliminar
  4. Olá Risonha,
    Estou solidaria contigo, já não se aguenta tanta chuva e tempo cinzento. Adoro essa sopa, aliás eu adoro qualquer sopa desde que não seja em puré. A essa eu acrescentaria um bocadinho de feijão branco ;-)
    Podes mandar uma tigelinha? Já se comia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Risonha esta uma beleza de sopa. pois e estes dia deprimei qualquer um, a mim tambem me afecta chega a cansar, apesar de gostar de estar no sofa. animo linda

    ResponderEliminar
  6. Sopinha de lombarda ai que maravilha. :P

    ResponderEliminar
  7. Ai Risonha por isso é que o mundo não desiquilibra...eu ADORO o Inverno, estou a adorar este Inverno, aliás finalmente um Inverno de jeito...hehe eu depois no Verão venho aqui queixar-me pode ser ??? Adorei a tua sopinha...beijinho

    ResponderEliminar
  8. Acho que o sentimento é geral! Eu adoro o sol e faz-me uma falta imensa.
    Também consolo com as tuas sopinhas.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  9. Risonha faz juz ao teu nome e ri-te :) Não te permitas deprimir. São umas chuvadas e uns ventos gélidos mas isto vai passar! Daqui a uns tempos vamo-nos queixar de tanto calor :)
    E as sopas sempre nos aquecem um bocadinho!

    ResponderEliminar
  10. Como comcordo contigo risonha, tou farta deste tempo. Tb gosto mt de sopinha para aquecer esta têm muito bom aspecto:)
    os teus trabalhinhos como sempre estão lindos

    ResponderEliminar
  11. Adoro sopas de couve, e essa está bem apelativa com os legumes em pedacinhos!
    Com este frio a sopinha é essencial! Acrescentáva-lhe feijão branco para ficar mais pesada e já nem precisava de segundo prato! :)

    ResponderEliminar
  12. Bela sopinha para aquecer :)
    Quanto ao tempo é melhor aproveitar estes dias assim para fazer as suas manualidades que são lindas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Esta sopinha deve cair como uma luva em dias frios.

    ResponderEliminar
  14. Adoro todo tipo de sopas, menos esta e de alho francês com os verdes incluidos, quando me casei e a minha mãe viu couve lombarda em minha casa quase me deserdou pelas fitas que teve que aturar ao longo da vida hehe
    Mas á parte de eu não gostar está linda essa sopinha :-)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Um prato ou tigela de sopa nesta altura cai sempre bem
    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Ninguém faz sopas simples e saborosas como tu... e, ao mesmo tempo, consegues torná-las especiais!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Esta é a minha sopa preferida definitivamente... Excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  18. Então tomara que este frio venha pra cá pra compensar o terrivel calor que faz por aqui. Se ele vier farei essa sua delicia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Olá Risonha!
    Eu que já não gosto de frio, estaria também muito stressada.Mas tenha calma que vai pasar, se esquente ai com sua sopinha que esta com aspecto maravilhoso.
    Beijinhs!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....