Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 17 de abril de 2009

EMPADÃO DE CARNE

Empadão não tem nada de especial e não tem ciência nenhuma, qualquer pessoa sabe fazer. O que eu sei é que é sempre um prato bem vindo cá em casa, especialmente por parte da minha filhota que adora!!!
Tinha puré de batata já preparado, que me tinha sobrado de outra refeição. Resolvi aproveitá-lo para preparar este empadão para o nosso jantar.
Num tacho levei ao lume 1/2 cebola e 2 dentes de alho picados, 1 caldo knorr de carne, azeite, margarina, 2 tomates maduros em pedaços e 1dl de vinho branco.
Deixei apurar o refogado e juntei 500gr de carne picada (metade porco, metade vaca), 200gr de cogumelos frescos laminados e uma pitada de noz moscada.
Deixei cozinhar por 20 minutos, em lume médio, mexendo de vez em quando.
Untei um tabuleiro com margarina, cobri o fundo com puré de batata, deitei por cima o preparado de carne e polvilhei com queijo parmesão ralado.
Cobri com o restante puré, pincelei com gema de ovo (diluída com um pingo de leite), decorei com rodelas de chouriço e levei ao forno até gratinar.
Ficou uma delícia, acreditem...
A Belinha do blog Doçuras e Belezuras lançou-me um desafio que consiste em revelar 10 itens que NUNCA podem faltar na minha despensa.

1 - Leite: de vaca para os Risonhos e de soja para mim
2 - Cebolas e alhos - não me sei governar sem eles
3 - Cereais de pequeno-almoço para os meus Risonhos
4 - Garrafões e garrafas de água
5 - Massas - das mais variadas formas e cores
6 - Arroz - de preferência vaporizado
7 - Farinhas - de trigo, integral, de alfarroba, etc (por causa dos pães)
8 - Açucar - branco, em pó e mascavado
9 - Enlatados variados: cogumelos, milho, espargos, etc
10 - Fermentos variados - para os pães e para os bolos

18 comentários:

  1. Huuumm que saudades de um belo empadão! É um comer tão simples mas tão confortante quando acabadinho de fazer e bem quentinho :)

    ResponderEliminar
  2. :) estes desafios são mt divertidos!! kk dia já te faço mais um :D !!bjao! adoro tuas receitinhas!:*

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto muito de Empadão! É uma comida que pode ser feita de inúmeras maneiras, mas fica sempre bem! Mas o que eu prefiro é sem dúvida aquele chouriço por cima :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro empadão!
    Em casa dos meus pais eu andava sempre a pedir à minha mãe para fazer, mas como o meu pai não gosta nem de carne picada, nem de puré, era muito raro.
    Este devia estar muuuuito bom. :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro empadão mas não faço muitas vezes porque o meu pai não aprecia nada o que diz ser comida mastigada :)

    ResponderEliminar
  6. Risonha, com ou sem ciência, o que importa é saiba bem e fique com um excelente aspecto como o teu!
    Eu sou fã de empadões...hehehe :)
    (não me esqueci do mail, mando-te no FDS) Beijókas*****

    ResponderEliminar
  7. eu gosto imenso de empadão com puré de batata, mas não faço muitas vezes pq a Marta não gosta de puré de batata. Esta semana fiz mas foi com macarronete: sua exc.ia até repetiu. Bjs e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  8. Bem esse empadão esta com um aspecto delicioso!!!
    Pode ser "vulgar" mas aqui em casa é dos pratos mais apreciados,principalmente pelos meus filhos!!!
    E mais versatil não há!!
    Um grande beijinho e bom fim de semana.


    P.S. Obrigada pela visita ao meu blog,bjs.

    ResponderEliminar
  9. O jantar ontem lá em casa também foi empadão, tinha um resto de carne guisada e 1 bife que já não davam para uma refeição e como não se pode deitar comida fora nos dias de hoje, aproveitei e fiz pois gosto muito de puré.
    Serviu também para o almoçito de hoje.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito de empadão, e o teu está lindo, tão douradinho.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Cá em casa empadão é sempre bem vindo. Agrada a todos sem excepção.
    Tenho que fazer um dia destes! Abriste-me o apetite!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. que maravilha minha querida amiga,uauuuuuuuuuuuuuuu,jinhosssss

    ResponderEliminar

  13. Tenho que discordar!Se assim fosse o meu marido sabia fazer....
    Adoro empadão com essa capinha tostada como o teu.
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Pois um empadão destes não é feito cá em casa, faz anosssss e este está com excelente aspecto
    Bjose e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Como eu adoro empadão!! Carne picada e puré..hum.... nhamy! =)

    ResponderEliminar
  16. comi hoje empadão...eu gosto mto.jinhos....

    ResponderEliminar
  17. A minha comida preferida... e com a tua receita tenho a certeza absoluta que passará ao top dos tops! Ó rapariga eu seja ceguinha se um dia não te bato à porta!!! LOL Beijos e parabéns

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....