Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 16 de abril de 2009

RISOTTO DE TOMATE E COGUMELOS

Lembram-se da receita de ontem, (claro que se lembram... se foi ontem... dahhhhhhhh!!) os tomates recheados?
Recordam-se que retiramos a polpa e eu disse que a tinha guardado para outra receita? Pois é... cá em casa a única amante de risotto sou eu, o resto da equipa come mas assim de nariz franzido, como quem diz "apetecia-me era uma bifana ou uma sandocha". Por isso eu já não me ralo e quando tenho saudades de risotto faço só para mim.
E cá está o belo risotto que fiz para aproveitar o interior dos tomates e também alguns cogumelos que andavam perdidos no frigorífico.
Coloquei cebola picada a alourar num tacho com um pouco de azeite.
Juntei cogumelos frescos laminados e o interior de 3 tomates em pedaços. Tapei e deixei suar um pouco.
Juntei 1 chávena de arroz arbóreo, deixei fritar por alguns momentos, adicionei 1dl de vinho branco e deixei em lume forte, com o tacho destapado, até o vinho evaporar.
Fui juntando caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo e deixando cozinhar até que o risotto ficasse no ponto.
Apaguei o lume, acrescentei cubos de queijo flamengo e mexi, de modo a que o queijo deretesse e ficasse bem envolvido no risotto.
Na altura de servir decorei com uma folhinha de poejos.
Nota: quando comecei a comer e os Risonhos começaram a ver este queijo derretido envolvido no risotto, deitaram uns olhares de cobiça para o meu prato... Xôôôôô!!! Vocês têm a mania que não gostam de risotto!! Por isso olhem para outro lado.

16 comentários:

  1. O teu risoto ficou com muito bom aspecto...:-)
    Já almoçava..

    Beijinhos..

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou uma amante de risotto, mas felizmente o meu marido também gosta!
    O teu risotto ficou com uma consistência óptima!
    Até já comia esse pratinho... :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo. Confesso que nunca me virei para o risotto, não sei dizer porquê, mas nunca fiz. Tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar um risotto bem saboroso!! Que bom aspecto tem!! :P Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Risonha ficava eu a comer um risotto desta categoria!
    Adoro. :)

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca experimentei risotto, por achar que cá em casa também vão torcer o nariz! Mas a verdade é que têm sempre óptimo aspecto com o queijo envolvido, e o teu não foge à regra :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  7. Realmente, o queijinho tenta qualquer um :)

    ResponderEliminar
  8. amiga..seu rissoto ficou maravilhosoooo!com um brilho incrivel..eu?sou suspeita em falar..amo!!!..aqui em casa todo mundo fica louco por um belo prato de rissoto..lindo..bjus

    ResponderEliminar
  9. miga teu arrozinho ta um must! deixei desafio pra ti no meu blog!!!;*

    ResponderEliminar
  10. Zezinha querida, que aspecto lindo deste risoto, parece tão cremoso. Hummm, estou aqui babando e já está quase na hora do jantar. Bj grande.

    ResponderEliminar
  11. risnha que risotto tao mas tao cremoso. adorei a tua soluçao para nao estragar o tamatinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro Risotto, eu costumo fazer esta receita mas em vez de tomate coloco cenoura e no fim acrescento um colher de manteiga a Jamie Olivier lol

    ResponderEliminar
  13. Oi Risonha, esse risoto está com uma cara ótima!
    Já vou testar...
    Beijos,
    Milagres Gourmet

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....