Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 4 de agosto de 2009

BERINGELAS AGRIDOCES

Pensar que eu, aqui há uns anos atrás, não gostava nada de legumes e só os comia a acompanhar peixe cozido... lol.
Com o tempo aprendi a apreciar tudo o que a terra nos fornece e os legumes fazem agora parte da minha alimentação do dia a dia.
Como em tudo há preferências... uma das preferência vai para a beringela, legume que muito aprecio e sempre que vejo uma receita em que a dita entre, não descanso enquanto não a experimento.
Esta receita é da revista "Saberes & Sabores" do passado mês de Junho e proporciona um belo acompanhamento (ou entrada, como preferirem)... até o Sr. Risonho ficou fã destas beringelas.
3 beringelas médias
sal
5 dentes de alho
2 cebolas
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de vinagre de cidra
óleo q.b.
sementes de sésamo tostadas q.b.

Lave as beringelas, elimine o pedúnculo e corte-as em cubos grandes. Coloque-as num coador e salpique-as com sal grosso.
Descasque os dentes de alho e corte-os em lâminas. Descasque as cebolas e corte-as em gomos finos. Num copo misture o mel com o molho de soja e o vinagre de cidra.
Passe as beringelas por água, escorra bem e enxugue-as em papel de cozinha ou num pano.
Deite um pouco de óleo no wok e leve a aquecer. Junte um punhado de cubos de beringela e salteie sobre lume forte, mexendo sempre até estarem dourados. Retire-os com uma escumadeira e reserve. Frite outro punhado de beringela e repita as operações.
Quando acabar de saltear a beringela, deite um pouco mais de óleo no wok, junte o alho e deixe alourar, mexendo. Adicione a cebola em gomos, mexa sempre e quando começarem a alourar junte as beringelas e regue com o molho.
Deixe ferver um pouco, salpique com as sementes de sésamo e sirva.

15 comentários:

  1. Fica mesmo um acompanhamento invulgar, mas de certeza bem delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Zezinha, querida, amo berinjela, parece carne, a minha mãe este ano tem no quintal...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  3. Belo prato. Realmente estas beringelas são bem ao meu gosto. :D
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não sou grande fã de legumes (podes ler beringelas e courgettes, lol...). Tenho aprendido muito contigo na maneira de as preparar sem serem sensaboronas...
    Estas parecem-me bem especiais!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Oiiii....adorei tudo o enroladinho de salame...esse vou fazer...o pão com oregano gente é tudo...e a sopa então vixi...quanta coisa boa!!!

    Quanto aos biscoitinhos pior que tem que ficar de olho neles de verdade hihihihihihi...ontem a filhota fez com açúcar mascavo eu prefiro acho que fica mais saboroso...vou postar a foto e aviso você...
    Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de beringela... Tenho algumas em casa vou fazer essa receita! Bjo.
    Quando tiver um tempinho entra no meu blog - www.paulacavequia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Também é um dos meus legumes de eleição e só o conheci quando me iniciei na lide dos blogs :) Eu e a minha mãe somos fãs! Gostei da sugestão!

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre gostei muito de legumes, e a beringela é um dos meus preferidos.Assim também deve ficar deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. original... assim nunca experimentei, tem muito bom aspecto.
    beijocas

    ResponderEliminar
  10. oiii...já tem a fotinha dos biscoitos com açúcar mascavo lá nob blog...bejinhus!!!

    ResponderEliminar
  11. Ai que belezaaaaa!!! Eu cá também adoro beringela e esta de certeza que não me escapa!! Deve acompanhar lindamente umas costeletas grelhadas, por exemplo! Pronto, agora deixáste-me com fome!!! Beijocas.

    ResponderEliminar
  12. Eis uma sugestão diferente...um destes dias grelhei, os esquisitoides não gostaram, mas eu adorei. Jinhossssss

    ResponderEliminar
  13. Também vi esta receita na vaqueiro, e achei curiosa!
    Se tu comprovas, só pode mesmo ser boa!

    ResponderEliminar
  14. Eu sou mais uma que adoro beringela.
    e achei esta sugestão deliciosa.

    Levo-a comigo para provar.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....