Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CREME DE BRÓCULOS COM SEMENTES DE GIRASSOL

Hoje é novamente dia de sopa nesta mesa e esta veio directamente do blog da Anette, que é uma rapariga que nos surpreende sempre com as suas receitas "verdes", simples e muito práticas.
Andei com a receita debaixo de olho mais de um mês e ao ver uns bróculos perdidos no frigorífico resolvi que era tempo de passar à acção.
A sopa é deliciosa e o que mais me fascinou é que até a minha filha, que é avessa a "tudo-o-que-seja-verde" comeu a sopa sem reclamar e no final elogiou, dizendo que tinha gostado muito.
Seria dos cogumelos? Ou do toque das sementes? Seja o que for... a sopa é fantástica, cremosa e encorpada e por si só serve de refeição.
A Anette preparou a sopa dela na panela de pressão, mas eu preparei normalmente numa panela vulgar.

3 ramos grandes de bróculos
2 alhos franceses cortados às rodelinhas
azeite
1 lata de cogumelos laminados
sementes de girassol
1 pacote de natas de soja
sal

Numa panela juntar uma golpada de azeite e saltear o alho francês. Quando quebrar juntar os bróculos e saltear mais um pouco.
Juntar água até cobrir os legumes, tapar a panela e deixar ao lume até que os legumes estejam cozidos (usei também alguns talos dos bróculos, partidos em pedaços pequenos).
Destapar, juntar as natas de soja, temperar com sal e com a varinha mágica reduzir tudo a puré.
Acrescentar os cogumelos e deixar ao lume por mais uns instantes,
Na altura de servir polvilhar com sementes de girassol.
Quem quer um prato de sopa para o almoço? Aproveitem... ainda está quentinha!

18 comentários:

  1. hahaha tamb´me sou mt maria da sopa! Muitas delas nem chego a publicar pq junto td o q tenho em casa na panela ahaha :)

    Hoje acabei de publicar uma que adoro!

    Esta tua é optima, nunca junto é cogumelos e sementes mas adoro creme de broculos! Aproveito todas as sugestões com sopas para variar o maximo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. lol parto-me a rir com os teus comentários!

    Eu já fiz sopa de broculos, e posso dizer-te que deve ser das minhas sopas favoritas! A seguir à canja e ao caldo verde claro!
    Na altura foi para aproveitar uns bróculos cozidos e quando foi o meu espanto a sopa era maravilhosa!
    Portanto a tua deve ser igualmente maravilhosa!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaram é de facto óptima!

    Ainda tens da tarte de chocolate á de baixo???

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Muito boa, só tirava as sementes de Girassol (não vou muito nelas...)!

    ResponderEliminar
  5. Acho que o meu filho ia adorar este creme ele adora broculos mas como é o unico cá em casa faço puquissimas vazes. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bróculos é das verduras que mais gosto, muito bom esse creme.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Hummmmm, ficou bem cremosa!!! Também tenho de ter sempre sopa feita ;)
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Olha, uma sopinha das da Risonha... Já tinha saudades, sabias?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que idéia ótima!!Vou experimentar!!Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Esse creme é bem nutritivo!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa....

    ResponderEliminar
  11. Super original esse creme... E bem cremoso como eu gosto... :)

    ResponderEliminar
  12. Muito, muito gostosinha, e as sementes dão um toque extra, de comida que faz bem...ótima idéia!

    Um abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
  13. Tenho ali brócolos no quintal, só me falta a semente de girassol.... :)

    ResponderEliminar
  14. Estou apaixonada por esta sopa. pena que esta semana nao recebi brócolis na minha cesta de legumes. Aguardarei a próxima vinda dos brócolis.Vc e tuas receitas perigosas de boas.btw, amei a música de fundo.me fez dançar na cadeira.risos

    ResponderEliminar
  15. e sopa que nunc fiz mas deveria gostar pois adoro brocolos.
    e falam tao bem desta sopa que levo ja para fazer um dia destes que apetece bem para aquecer
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Queria mesmo era deixar um coment no post do livro logo acima, mas não consegui...o fato é que eu adoro dicas de livros, estou sempre com um nas mãos, é o prazer favorito, depois da gastronomia...e fiquei bastante curiosa por este em questão...vou procurar por aqui,

    Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....