Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"A SOLIDÃO DOS NÚMEROS PRIMOS"

Se há livros que levam algum tempo a ler, outros há que se lêm num ápice, como foi o caso desta obra.
Este livro fala da história de dois jovens, com uma infância algo atribulada, que passaram por experiências pessoais dramáticas e traumatizantes e cujas vidas acabam por se cruzar.
Ao longo da obra vamos assistindo ao desenrolar das suas vidas e ao seu amadurecimento, bem como às suas experiências ao longo dos anos.
Um livro cativante e fácil de ler e mais uma sugestão para a Academia dos Livros.

O pai de Alice obriga-a a frequentar aulas de esqui, para provar que é forte e competitiva. Ela odeia esquiar. A manhã está coberta de nevoeiro, não lhe apetece ir, ainda sente o peso do leite matinal no estômago. No teleférico, descuida-se e faz chichi. Humilhada, tenta esquiar rapidamente colina abaixo, mas sai da pista e parte uma perna. Deixa-se ficar, imóvel na neve, a pensar que vai morrer. Não morre, mas fica coxa para o resto da vida.
Mattia é um rapaz muito inteligente que tem uma irmã deficiente mental, Michela, cuja presença constante afasta potenciais amigos. Quando um colega os convida para uma festa, Mattia deixa a irmã num banco de jardim, dizendo-lhe que espere ali por ele. Mas quando regressa não a encontra. Michela desapareceu para sempre.
Histórias de vida separadas. Como os números primos.
Os números primos são números inteiros divisíveis somente por eles mesmos e pela unidade. São por isso, números solitários e suspeitos.
Mattia e Alice são assim. Dois seres sós e perdidos, próximos, mas não o suficiente para se encontrarem totalmente.
Notas sobre o autor:
Paolo Giordano nasceu em Turim em 1982, filho de um ginecologista e de uma professora de Inglês. Licenciou-se em Física na Universidade de Turim, e está a trabalhar na sua tese de doutoramento, sobre Física das Partículas. Este é o seu primeiro romance, com o qual ganhou o Strega 2008 e a menção honrosa do Campiello do mesmo ano, os dois prémios literários mais importantes em Itália.