Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 25 de abril de 2011

"UMA DOR SILENCIOSA"

Este é um livro que é sempre incómodo de ler... acho que a principal intenção do autor seria mesmo essa: incomodar-nos e fazer-nos pensar nos casos de pedofilia.
A mim faz-me muita confusão pensar que existe pedofilia no nosso país e por esse mundo fora, incomoda-me saber o que certas pessoas são capazes de fazer a crianças inocentes.
Por todas estas razões e muitas mais acho que livros destes deveriam sempre ser lidos, mais que não seja para "ouvirmos" as pessoas que durante tantos anos foram silenciadas. Aqui fica mais uma sugestão para a
Academia dos Livros.
"Desde os anos 70, pelo menos, que está activa também em Portugal uma rede internacional de pedofilia que envolve as crianças e os adolescentes da Casa Pia. No nosso país há personalidades do mundo da política, do futebol, empresários e artistas, alguns deles ainda no activo e outros não, que estão implicados na rede. Agora, por causa do processo, todos esses pedófilos e os seus cúmplices estão quietos. Mas a rede não foi desmantelada. Em lugares-chave da Casa Pia estão funcionários que dentro de um ou dois anos, tenho a certeza, activarão mais uma vez este polvo medonho porque, cá fora, estão os pedófilos que nunca foram a tribunal e que continuarão a querer crianças por pervesão.
Infelizmente, eu sou apenas um empregado de mesa, sem dinheiro. Não tenho quem me proteja e não tenho quem me defenda. Preocupo-me com o que possa acontecer no futuro às crianças que estão na Casa Pia e a outras crianças portuguesas que, não sendo alunas da Casa Piak, também poderão ser apanhadas nesta rede, como aconteceu no passado."

"Conto a minha história por três razões: a primeira de todas é para que a Casa Pia não seja esquecida e não deixe de estar na mira do país inteiro e, sobretudo, de quem deve zelar por ela.... em segundo lugar, para que toda a gente saiba a verdade sobre o que realmente se passou; em terceiro, e esta é a menos importante das três razões, porque talvez seja uma maneira de eu conseguir encerrar um capítulo muito triste e muito doloroso da minha vida. Embora saiba que nunca conseguirei esquecer o que se passou..."

Notas sobre o autor:
Francisco Guerra nasceu na Damaia a 27 de Outubro de 1985.
Foi retirado da guarda da família com cerca de cinco anos, idade em que é recebido pela primeira vez, numa instituição de solidariedade social: o Lar Evangélico Português, em Águas Santas. Uns anos mais tarde, é transferido para a Casa Pia de Lisboa, onde chega no dia 4 de Maio de 1998. Fica instalado no Lar Alfredo Soares e aí passa alguns dos anos mais difíceis da sua juventude, por ser vítima de diversos abusos sexuais.
Esta situação culmina com o início do processo Casa Pia, que incrimina várias pessoas da instituição, bem como da vida pública portuguesa.
Francisco Guerra conta à Polícia Judiciária o que sabe sobre o assunto, tendo em conta o seu suposto envolvimento no caso, acabando por ser considerado pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público uma das pricipais testemunhas do proceso. Hoje em dia, trabalha como empregado de mesa e, em simultâneo, estuda canto. O seu sonho é tornar-se tenor e levar a sua música aos outros.