Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 8 de maio de 2011

"A RECORDAÇÃO DA CORRIDA"


O pouco tempo disponível não me tem permitido ler muito e à noite, antes de dormir, não consigo ler mais do que duas ou três páginas antes de ficar com os olhos pesados, por isso andava a com este livro "empatado" há mais de duas semanas. Acho que isto será um claro sinal que estou a ficar velha... lol.
Mas finalmente terminei de ler esta obra de grande qualidade. Se no início me pareceu um pouco confusa, quando se toma "o fio à meada" lê-se num instante, por isso na tarde ontem li a última metade do livro.
Uma história muito bonita de alguém que anda a tentar reencontrar-se e fazer as pazes com o passado. Mais uma sugestão para a Academia dos Livros.

Neste romance fascinante, o leitor trava conhecimento com Smithson (Smithy) Ide, um beberrão de quarenta e três anos, com excesso de peso, sem amigos, fumador compulsivo, que trabalha como inspector de controlo de qualidade numa fábrica de brinquedos. Na opinião de todos, em especial dele próprio, é um falhado.
É então que, no espaço de uma semana, os seus pais, a quem adora, morrem num acidente de automóvel, e Smithy fica a saber que o cadáver de Bethany, a irmã que sofria de distúrbios emocionais, e cujo paradeiro há muito se desconhecia, aparecera numa morgue de Los Angeles.
Tendo visto quebrarem-se todas as amarras com a perda da família - Smithy sempre acalentara a esperança do regresso da irmã - desce o caminho de acesso da casa dos pais montado na sua velha bicicleta Raleigh e lança-se numa viagem épica que o vai fazer atravessar literalmente todo o país.
Sempre a pedalar, percorre a América e encontra a humanidade com tudo o que ela tem de melhor e de pior, ao mesmo tempo que recorda a sua vida passada, que a ingestão de demasiadas cervejas havia obliterado.

Notas sobre o autor:
Ron McLarty (nascido em 26 de abril de 1947) é um americano actor, dramaturgo e autor. Começou sua carreira no teatro durante a década de 1970, continuou com a produção quando se mudou para a Broadway em 1972. Apesar de ter desfrutado de uma carreira bem sucedida como actor, ele não teve muita sorte em encontrar uma editora para seu romance A Memória da Corrida, até que Stephen King elogiou-o como "o melhor livro você não pode ler. " Isto levou à publicação do livro pela Viking Press, e sua rápida ascensão ao estatuto de bestseller.

Sem comentários: