Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 15 de junho de 2011

"O TALENTOSO MR. RIPLEY"

Ora aqui está mais um livro que eu gostei muito de ler e agora tenho pena de nunca ter visto o filme.
O Talentoso Mr. Ripley é um filme interpretado por Matt Damon, Jude Law e Gwyneth Paltrow e a história do livro/filme é simples: Mr. Ripley é um homem cheio de "talento", capaz de assumir a identidade de outra pessoa com toda a facilidade, saindo facilmente das consequências que esses actos possam trazer.
A leitura é muito agradável... quanto ao filme, não o vi, mas acredito que deve ser delicioso.
Tom Ripley, um jovem desempregado que se dedica a pequenas burlas, é contactado pelo pai de um velho conhecido, que lhe oferece uma viagem a Itália com todas as despesas pagas para tentar convencer o seu filho Dickie a voltar para casa e encarregar-se da empresa familiar.
Na Itália, Tom afeiçoa-se a Dickie e conhece uma existência despreocupada e luxuosa a que nunca tinha tido possibilidades de aceder. Quando Dickie começa a suspeitar das boas intenções do seu novo amigo, Tom fica desesperado, chegando a extremos impensáveis para poder manter o acesso àquele estilo de vida.
Notas sobre a autora:
Patricia Highsmith nasceu nos Estados Unidos em 1921 e morreu na Suíça em 1995. É uma das mais célebres escritoras de thrillers psicológicos. A sua obra, que teve numerosas adaptações cinematográficas, goza de grande êxito mundial graças à sua vertiginosa penetração psicológica. O seu primeiro romance, O Desconhecido do Norte-Expresso (1950) foi adaptado magistralmente ao grande écran por Alfred Hitchcock. O Talentoso Mr. Ripley (1955) é, no entanto, a sua melhor criação e a iniciadora da frutífera saga consagrada a Tom Ripley, a Riplíada, da qual se destacam Ripley Debaixo de Água e O Amigo Americano.