Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALMÔNDEGAS DE PERÚ

O tempo continua com uma cara primaveril, o que faz com que muita gente ande constipada (eu inclusive), pois a falta de chuva faz com que a atmosfera ande carregada de vírus e bactérias. Parece que a chuva não tarda em chegar... enquanto chega e não chega, vamos preparar umas almôndegas de perú na minha ajudante de cozinha Mycook, pois desta forma a confecção é mais rápida e sobra-me tempo para apreciar esta temperatura maravilhosa!
1 cebola
2 dentes de alho
50gr de azeite
4 cenouras
1 lata pequena de tomate pelado
sal, pimenta, noz moscada e oregãos q.b.
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinho branco
500gr de almôndegas de perú
1 lata de cogumelos laminados

Começar por colocar no jarro a cebola cortada em 4 partes, os dentes de alho e o azeite e programar 5 minutos, 120º, velocidade 1.
Acrescentar 2 cenouras em pedaços, o tomate pelado, temperar de sal, pimenta, noz moscada e oregãos e programar 5 minutos, 100º, velocidade 2. A seguir premir por 3 vezes o botão "Turbo" para triturar, mas de modo a que fique um molho grosso.
Acrescentar ao molho a folha de louro, o vinho branco, as almôndegas, os cogumelos e as restantes cenouras em rodelas. Programar 5 minutos, 110º, velocidade 2.
Envolver com a espátula, mexendo bem, e programar mais 4 minutos, 110º velocidade 2.
Colocar numa travessa e servir com acompanhamento a gosto.
O molho fica grossinho e com um agradável sabor a cenoura. O jeitão que a Mycook me faz na cozinha... eh eh eh!
Mais uma das minhas invenções: tinha em casa uma caixinha pequenina, sem cor, que me tinha vindo nem sei de onde, e que andava dentro de uma gaveta sem serventia nenhuma...
Na época do Natal foi pintada e decorada e serviu para oferecer a alguém, com uns brincos lá dentro... em tempos de crise e contenção de despesas, nada com aproveitar tudo o que se tem em casa...

5 comentários:

  1. Que aspecto tao bom e que belo aproveitamento !! :)

    ResponderEliminar
  2. Além de uma boa refeição, ainda te podes gabar de ter uma "M(aria)Cook" que te faz o jantar! (He,he)!
    Se eu ainda estivesse a trabalhar e com os filhos pequenos, era capaz de me tentar...mas já tenho o tempo todo por minha conta e infelizmente tenho os filhos e os netinhos muito longe. Então, continuarei a cozinhar de modo tradicional que até me faz bem, para esquecer as saudades!
    Gostei muito do aproveitamento que fizeste da caixinha solitária e deste-me uma ideia: aproveitar as caixinhas das lentes de contacto que já não uso, para qualquer coisa parecida!
    Obrigada pela partilha e muitos parabéns pelas tuas Artes Manuais.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Humm... um prato rápido e delicioso, gosto muito de almondegas nesse molhinho pra acompanhar uma massa.Maravilha!
    E a caixinha ficou um mimo...beijkas grandes

    ResponderEliminar
  4. Hummmm que delicia, tem um aspecto excelente!
    A caixa ficou lindíssima, parabéns :)

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. A caixa ficou lindissima e as almondegas devem ter ficado divinais.
    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....