Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 30 de maio de 2012

TARTE DE CURGETTES

Há certos dias em que me sinto com alma de vegetariana... não é que seja sempre, pois gosto muito de carne e peixe, mas há alturas em que me apetece mesmo é legumes.
Normalmente quando me dá esses "apetites estranhos" opto por confeccionar uns simples legumes salteados para a refeição e pronto, fica o gosto saciado.
Mas como a minha horta está a produzir curgettes em força, descobri esta receita na revista "Teleculinária Gold" de Setembro de 2007 e pus mãos à obra.
Querem que vos conte um segredo? Até a minha filha, que tem a mania que não gosta de legumes, comeu e gostou muito!!!
Para a massa:
150gr de farinha de trigo
75gr de manteiga
1 ovo
sal q.b.
farinha para polvilhar
manteiga para untar
Para o recheio:
2 curgettes
1 cebola
1 tomate maduro
1 ovo + 1 gema
60gr de manteiga
50gr de queijo da ilha ralado
2dl de natas
1dl de vinho branco
sal e pimenta q.b.

Amasse a farinha com a manteiga, o ovo e uma pitada de sal. Faça uma bola com a massa, polvilhe-a com farinha e deixe repousar durante 15 minutos.
Unte ligeiramente uma forma de tarte. Estenda a massa, forre a forma com ela, aconchegando-a bem e pique-a no fundo com um garfo.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, junte a cebola cortada em rodelas finas, deixe refogar sem alourar. Adicione o tomate cortado aos pedaços e o vinho e deixe apurar. Tempere com sal e pimenta, junte as curgettes cortadas às rodelas (mantendo a casca), deixe refogar e retire.
Deite o preparado na forma de tarte, sobre a massa. Em separado, misture as natas com a gema e o ovo. Espalhe sobre o recheio, polvilhe com o queijo e leve ao cozer ao forno, a 180º, durante cerca de 50 minutos. Sirva morna ou fria.
Nota: a base de massa aqui indicada pode ser utilizada em variadíssimas receitas de tarte. Com um pouco de imaginação e os ingredientes da sua preferência, poderá confeccionar os mais variados recheios.

19 comentários:

  1. Uma boa sugestão para uma refeição leve e saborosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo Luísa, e nesta altura do ano já começam a apetecer estas refeições leves!

      Eliminar
  2. Não admira que até a filha gostou, esse recheio não deixa margem para dúvidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o recheio é realmente muito saboroso, mas garanto-te que ainda estou admirada por ela ter gostado. lol

      Eliminar
  3. Eu não teria essa sorte pois os meus adorar investigar o comer e se tem lá alguma coisa que não lhes cheire..é dificil.Mas não faz mal pois ficava mais para mim!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha que a minha filha também costuma investigar... lol... mas desta vez correu bem!

      Eliminar
  4. Nunca fiz, mas parece-me mesmo bem! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, se nunca fizeste tens agora a oportunidade... já te dei a receita.
      e se quiseres curgettes é só passares pela minha horta que também se arranjam. lol

      Eliminar
  5. Maravilha!Eu não experimentei mas só de olhar essa gostosura já sei que iria adorar, principalmente por esse super recheio...beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maísa, o recheio fica realmente fantástico, é uma tarte muito leve, ideal para o Verão.

      Eliminar
  6. Deve ser uma delicia :) E esse queijinho da ilha...hum, tão bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo Diogo.. o queijo da ilha faz toda a diferença!

      Eliminar
  7. ÁS VEZES TAMBÉM ME SINTO ASSIM.
    ADORO COURGETTE A TUA TARTE DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ficou mesmo São, acho que vou ter que a repetir muito em breve, pois as curgettes estão a produzir em força!

      Eliminar
  8. Estamos em sintonia! Também publiquei hoje uma tarte de courgete.
    E vi que foste passear à mnha terra: Montijo!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois.. não foi bem Montijo, foi ao Samouco, que é mesmo ao lado... agora deixa-me lá ir espreitar a tua tarte de curgette!

      Eliminar
  9. Gosto muito de courgettes, que boa receita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ameixinha, se gostas de curgettes tens mesmo que experimentar esta tarte. É deliciosa.

      Eliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....