Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 8 de dezembro de 2012

"ARIA"

Este é um daqueles livros que foram para mim uma completa surpresa. Ao ler a sinopse imediatamente pensei "a história deve ser muito gira". Ao começar a ler o livro vejo que todo ele é constituído por cartas, escritas pela protagonista às pessoas de quem mais gosta e as respectivas cartas e mails de resposta - aí o meu pensamento foi "isto vai ser uma seca"!
Felizmente prevaleceu o primeiro pensamento: a história é muito gira e o facto de o livro ser escrito em formato de cartas enviadas e recebidas não o torna maçador nem confuso, consegue-se seguir perfeitamente o rumo da narrativa. 
Algumas coisas prevalecem: 
* não é fácil (diria que é de todo impossível) superar a morte de um filho
* só nas nossas raízes e "remexendo" na nossa história conseguimos encontrar sentido para alguns factos da nossa vida
* ter fé é algo que nos ajuda a ultrapassar os momentos mais difíceis...
Jasmine é uma médica especialista em cancro e mãe solteira que vive em Seattle, há muito afastada dos seus pais iranianos e das suas raízes. Quando confrontada com a morte acidental de Aria, a sua filha de cinco anos, ela encontra pouco conforto nos conselhos de restabelecimento que costuma prescrever aos seus pacientes terminais e às suas famílias. Apesar do apoio da sua melhor amiga Dot, uma arqueóloga especializada em anões, e do seu companheiro Alexander, um correspondente de guerra reformado, Jasmine é esmagada pela dor. Sem uma rede espiritual em que se apoiar ou rituais reconfortantes, Jasmine abandona a sua vida em troca de um bilhete só de ida à volta do mundo.
Esta história profundamente espiritual é o registo do percurso de Jasmine para encontrar um sentido à vida. A sua é uma jornada interior -  ela escreve cartas, não enviadas, aos três grandes amores, já falecidos, à medida que se volta a conectar com elementos fundamentais da vida: plantar milho na Guatemala, meditar nas montanhas do Tibete, e praticar rituais de cura no Irão.
Mas Jasmine, uma americana moderna, só se consegue restabelecer quando finalmente encontra uma ligação à sua herança iraniana.
Notas sobre a autora:
Nassim Assefi é uma irano-americana da segunda geração, e médica de profissão, especialista na saúde da mulher. Viajou por mais de quarenta países, e tem prestado ajuda humanitária no Afeganistão. Quando não está a viver e a dar aulas em Seattle, é professora de dança salsa em Cabul e com aspirações de música em Havana, Cuba. Licenciou-se na Universidade de Washington Medical School e Harvard e é autora de numerosos artigos científicos. Aria é o seu primeiro romance.Vive em Istambul com o marido Miguel.