Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"VISTO DO CÉU"

Confesso que tinha bastante curiosidade... de tal maneira que até tenho o filme em casa mas nem o quis ver sem terminar de ler o livro... mas fiquei um pouco desiludida com a obra.
Está escrita de uma forma algo confusa e por vezes a linguagem não parece muito coerente, parte das vezes quase que nos dá a impressão que o livro foi escrito por uma criança, pois há expressões que, pelo menos para mim, não fazem muito sentido.
Mas no geral a história é bonita e fala de algo em que uns acreditarão e outros não: a existência de um céu.
Acho que hoje vou tentar ver o filme, a ver se me "satisfaz" mais do que o livro...
Susie Salmon tem o olhar vivo e inquieto dos seus catorze anos. Observa o desenrolar da vida: os colegas da escola, a família, o lento passar dos meses e das estações. Está tudo muito calmo, tudo parece muito acolhedor. Um único pormenor desmente tanta placidez: é que, de facto, Susie já morreu.
Estranhamente o céu parece-se muito com o recreio da sua escola, nem sequer faltam os baloiços. A pouco e pouco, Susie compreende que é o centro das atenções: os colegas comentam rumores sobre o seu desaparecimento, a família ainda acredita que ela poderá ser encontrada, o assassino tenta esconder as pistas do seu crime...
Notas sobre a autora: 
O primeiro livro que Alice Sebold publicou chama-se LUCKY e é um doloroso retrato na primeira pessoa: uma memória da sua própria violação, por um colega da Universidade de Syracuse. O  Village Voice distinguiu-a com um prémio revelação. Mais tarde começou a colaborar no New York Times e no Chicago Tribune.
"Visto do Céu", no original "The Lovely Bones", o seu primeiro romance, tem sido celebrado como um potencial clássico. Com mais de um milhão e 300 mil exemplares vendidos em dois meses, nos EUA, esteve cinco meses em primeiro lugar na lista dos títulos mais vendidos do New York Times. Já foi traduzido em dezoito línguas.