Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 28 de Junho de 2012

BOLO DE CAFÉ COM LEITE

Há receitas que, assim que batemos com os olhos nelas, temos a certeza que serão um sucesso. Foi o caso desta, que encontrei no blog da Colher-de-Pau, ou Joana Roque, como preferirem.
Um bolo tão simples de fazer que não há chance de sair mal... e ainda por cima as quantidades são medidas em chávenas, o que torna tudo ainda mais fácil.
Fica tão bom que esta receita já foi repetida cá em casa, que eu me lembre, pelo menos 5 vezes.
Aproveitem o fim de semana e preparem este bolo para o lanche, e comprovem como eu tenho razão...
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açucar
2 ovos
1 chávena de café com leite (usei café solúvel da marca Delta)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1/2 chávena de nozes picadas grosseiramente (usei amêndoa picada)
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml

Bata os ovos inteiros com o açucar. Acrescente a farinha, o fermento, a canela e o café com leite. Misture bem até obter uma massa lisa e acrescente a amêndoa.
Coloque a mistura numa forma rectangular de bolo inglês, untada com um pouco de manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos, ou até o bolo estar cozido.
Desenforme e deixe arrefecer antes de servir. Decore com açucar e acompanhe com.... uma chávena de café com leite, para que o "casamento" seja perfeito!
Dá para resistir?

terça-feira, 26 de Junho de 2012

SOPA DE NABIÇAS COM ESPARGUETE

Podem pensar que eu sou doida por comer sopas em pleno Verão, com o calor que se faz sentir... mas eu gosto de comer sopa em qualquer altura do ano, e no Verão um prato de sopa morna ao jantar é mais do que suficiente.
Esta foi feita para aproveitar um ramo de nabiças que me tinham oferecido... usando a Mycook tem-se a sopa pronta num instante.

3 dentes de alho
1 cebola
2 nabos
3 curgettes
1 cenoura
sal e azeite q.b.
um ramo de nabiças
30gr de esparguete integral

No copo da Mycook colocar todos os legumes (excepto as nabiças) depois de descascados e cortados em pedaços, cobrir com água, temperar com sal e um fio de azeite.
No recipiente de vapor colocar o ramo das nabiças ripado - programar 15 minutos, 120º velocidade 2.
Dar uns toques de Turbo para triturar, juntar as nabiças ao creme e adicionar o esparguete integral cortado em pedaços pequeninos. Programar 7 minutos, 100º, velocidade 2.
Verificar se o esparguete está cozido, rectificar os temperos e servir de seguida.

domingo, 24 de Junho de 2012

"PAIXÃO NUMA NOITE DE INVERNO"

Caramba!!! Acho que nunca levei tanto tempo para ler um livro!
Não que este livro seja muito grande, nada disso... mas a vontade de ler não tem sido muito e, sinceramente, a história deste livro é algo maçadora, pelo menos para meu gosto... mas eu embirrei que havia de levá-lo até ao fim e hoje, com umas horas à tarde na praia, consegui finalmente terminá-lo...
Aborda a história de um casal que, após ter visto o seu casamento entrar em fase de monotonia, redescobre os prazeres e segredos da sedução.
É daqueles livros a que eu costumo rotular de "nada de especial"!
Poppy casou sob uma chuva de pétalas de rosa depois de conhecer o seu duque em Paris... o casamento mais romântico que se possa imaginar. Quatro anos depois... as pétalas de rosa transformaram-se em pó. Mas só depois de sair de casa do marido é que Poppy começa realmente a compreender o que é o romance...

Num Natal fabuloso, Lady Perdita Selby, Poppy para os amigos e família, conheceu o homem que pensou ir amar para sempre. O diabolicamente atraente duque de Fletcher era o marido perfeito para a inocente e bela inglesa, e o seu casamento foi o mais romântico que ela alguma vez vira. Quatro anos mais tarde, Poppy e o duque tornaram-se o alvo das atenções da alta sociedade... mas, por trás de portas fechadas, a chama do seu amor extinguia-se.
Relutante em perder a mulher que continua a desejar, o duque está determinado a voltar a conquistar os deleitáveis afectos da sua encantadora noiva... e a ultrapassar os dias impetuosos do primeiro amor com uma sedução verdadeiramente pecaminosa.
Notas sobre a autora:
Autora de treze romances premiados, Eloisa James é professora de Literatura Inglesa e vive com a família em Nova Jérsia. Deve ter escrito todos os seus livros enquanto dormia, porque ocupa os dias a tomar conra de dois filhos especialistas em lamúrias, de um porquinho-da-índia muito exigente, de uma rã mal cheirosa e de uma casa em ruínas. E numa ironia deliciosa para uma escritora de romances, é casada com um genuíno cavaleiro italiano.

quinta-feira, 21 de Junho de 2012

TARTE DE ATUM À MODA DA MINHA AVÓ

Há blogs que para nós são sempre uma fonte de inspiração e um deles, para mim, é o Three Fat Ladies, que tem sempre uma história divertida para contar e de onde retiro excelentes receitas, que é o caso desta, que foi postada pela Pipoka.
Não conheci a avó da Pipoka, mas posso dizer que ela merece um grande abraço pela magnífica receita de tarte de atum, pois é fácil de confeccionar e é daqueles pratos óptimos para esta altura do ano, pois pode comer-se quente ou fria.
Eu gosto de preparar estas tartes à hora do almoço, para saborear no final de uma tarde de praia, acompanhada de uma belíssima salada!
1 embalagem de massa quebrada (230gr)
2 latas de atum (240gr - peso sem ser escorrido)
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
1/2 cebola picada
2,5dl de leite
3 ovos
1 colher de sopa de salsa picada
sumo de limão
sal

Refogar a cebola na manteiga, sem deixar queimar. Polvilhar com a farinha e misturar bem.
Verter o leite, aos poucos, mexendo bem para não ficar com grumos. Deixar engrossar.
Juntar o atum, previamente escorrido, a salsa picada, o sumo de limão e o sal.
Bater levemente as gemas e juntá-las ao recheio de atum. Deixar arrefecer um pouco e juntar cuidadosamente as claras batidas em castelo.
Verter o recheio na massa da tarte e levar ao forno cerca de 30 minutos.
Há um ano atrás falei-vos de: Tarte de Legumes

terça-feira, 19 de Junho de 2012

BOLO DE CENOURA COM NOZES

Não sei como está o tempo por aí, mas por cá, como já vem sendo costume, está uma ventania medonha!
Apetece mesmo é estar em casa, sentada no sofá a ver um bom filme e preparar uma chávena de chá para o lanche.
E se juntamente com o chá tivéssemos uma bela fatia de bolo para acompanhar? Recorrendo à ajuda da Mycook é num instante que se prepara um bolo delicioso.
A receita é da revista Teleculinária Robot de Cozinha do passado mês de Fevereiro. Um bolo muito bom, com o aroma inconfundível da cenoura...
350gr de cenouras
250gr de farinha
200gr de açucar
50gr de miolo de noz
4 ovos
1,5dl de óleo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento em pó
margarina para untar
papel vegetal

Unte uma forma rectangular com margarina, forre-a com papel vegetal e unte novamente. Ligue o forno a 180º.
Deite as nozes no copo do robot, dê um toque no Turbo para as picar, retire e reserve. Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços, coloque-os no copo e ligue durante 6 segundos na velocidade 6. Retire do copo e reserve.
Deite depois o açucar no copo, junte os ovos e o óleo e ligue 1 minuto na velocidade 7. Adicione depois o fermento, a canela e a farinha e ligue mais 30 segundos na velocidade 7, passando com a espátula a meio. Junte então a cenoura e a noz e envolva com a espátula.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 45 minutos. Espete um palito para verificar se está bem cozido mas ainda ligeiramente húmido no interior, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açucar em pó.
Há um ano atrás falei-vos de: Tarte de Alfarroba e Amêndoa

quinta-feira, 14 de Junho de 2012

SUMO DE KIWI

Desde que tenho a Mycook os sumos e néctares naturais passaram a ser uma constante cá em casa. Já tinha deixado de comprar sumos "industrializados" há algum tempo, por conselho médico, devido à enorme quantidade de açucar e aditivos que contêem. Mas se os sumos forem naturais, é uma mais valia para a nossa saúde!
Este sumo é uma autêntica bomba de vitaminas e um óptimo regulador do trânsito intestinal.
Tirem o liquidificador da prateleira e preparem um sumo bem fresquinho para beber nestes dias quentes!
500gr de kiwis descascados
100gr de adoçante ou frutose
800gr de água

Deitar todos os ingredientes no jarro.
Programar 2 minutos, velocidade 10.
Para manter o sumo fresco guardar no frigorífico.
Servir bem fresquinho...
Um brinde à nossa saúde!!!

terça-feira, 12 de Junho de 2012

ENROLADINHOS DE SALSICHA

Não vos vai apetecendo já umas refeições mais ligeiras? 
E não acham o Verão a época indicada para petiscos na rua, acompanhados de amigos e de uma cerveja fresquinha?
E aquelas tardes amenas que se começam a fazer sentir não convidam mesmo a um pic-nic?
Então, para qualquer uma das opções acima referidas, usem esta receita que descobri no blog da Iliane e digam lá se não é tão fácil preparar um petisco que certamente será apreciado por todos...
4 chávenas de chá de farinha de trigo
1 saqueta de Fermipan
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1/2 colher de sopa de margarina
1/2 colher de sopa de óleo
2 chávenas de chá de leite
1 lata de salsichas
sementes de sésamo q.b. (acrescentei eu)
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml

Junte todos os ingredientes e amasse bem. Se achar necessário junte mais farinha, aos poucos, até que a massa se desprenda das mãos e fique maleável para trabalhar.
Abra a massa em pequenas porções, enrole a salsicha, pincele com gema de ovo batida ou leite e salpique com sementes de sésamo.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos. Se preferir, para o recheio, em vez de salsicha poderá utilizar salame, paio, chouriço, etc.
Têm um aspecto apetitoso, não têm?
Quem disse que no Natal devemos apenas enfeitar a casa com um árvore de Natal e um presépio? Com a ajuda de uma pequena tela e um guardanapo adequado podemos criar um quadro para decorar as nossas paredes durante a época natalícia.

sexta-feira, 8 de Junho de 2012

CREME DE CURGETTE

Desde que tenho a Mycook esta é das sopas que mais vezes tenho feito, pois além de ser muito simples e rápida de fazer, fica com um sabor delicioso e com uma cremosidade incrível.
Até a minha filha, que por norma é esquisita com as sopas, come e repete e diz que é das melhores sopas cá de casa. A receita é do livro da Mycook.
Claro que quem não tiver robot de cozinha pode perfeitamente fazer da forma tradicional, levando todos os ingredientes ao lume na panela e triturando a sopa no final.
Mas quando nos habituamos a estas "ajudantes" é difícil voltar a fazer sopa da maneira convencional...
50gr de azeite
60gr de alho francês
850 de curgette com casca
600gr de água
1 cubo de caldo knorr de aves
sal q.b.

Aqueça o azeite 1 minuto, 100º, velocidade 3.
Adicione o alho francês em rodelas e refogue 4 minutos, 100º, velocidade 3.
Adicione a curgette, a água, o sal e o caldo knorr e programe 15 minutos, 100º velocidade 3.
Para finalizar o creme deixe arrefecer um pouco e prima Turbo várias vezes, até obter a consistência desejada.
Sirva de seguida com croutons.
Há um ano atrás falei-vos de: Cheesecake de Iogurte com Frutos Silvestres

quinta-feira, 7 de Junho de 2012

"AINDA SONHO CONTIGO"

Sou uma viciada em leitura, isso toda a gente sabe... mas orgulho-me de ter conseguido transmitir este "bicho" (geneticamente ou não) à minha filha, pois também ela gosta muito de ler e tem sempre um livro à cabeceira. Este livro foi comprado por ela e quando o acabou de ler disse-me "Mãe, o livro é tão giro, tens mesmo que o ler!".
Pois segui o conselho da outra viciada em leitura cá de casa e li o livro enquanto o diabo esfrega um olho... no início parece um pouco confuso, pois as personagens quase que aparecem todas ao mesmo tempo.
Mas quando se apanha o rumo da história, é do mais interessante e mais divertido que há... as mirabolantes voltas e reviravoltas que uma mulher, que está a pensar suicidar-se, dá na sua vida, e as preocupações descabidas (ou não) que tem.
Uma boa leitura para o Verão... ou para fechar a tarde do feriado que hoje se celebra.
Leiam... e sejam fellizes!
Brenda telefona eufórica a Maggie. À cidade americana onde vivem, vem um espectáculo turco com que sonham há anos. Brenda tem dois bilhetes e quer que Maggie vá com ela. Maggie bem tenta recusar, mas Brenda diz que ela tem de ir e desliga. Maggie ainda pensa ligar de volta, mas como é que diria a uma querida amiga que nesse dia já estará morta porque vai suicidar-se? Que mal faria se adiasse o suicídio por um dia e fosse ver o espectáculo antes de se matar?
Maggie já concorreu a Miss América. Agora é a melhor vendedora de casas da cidade. Talvez por isso pareça sempre tão feliz. Mas o melhor da sua vida passou e vive sozinha. No jardim, gostaria de ouvir os risos de dois ou três filhos, mas não tem nenhum. Para quê, então, continuar a viver?
Ainda Sonho Contigo é o romance em que descobrimos que todos, mortos ou vivos, temos um segredo. Um romance de coragem e mistério, contado com um humor encantador. Maggie, protagonista deste romance, com data marcada para se suicidar, é a mulher por cuja ternura e humanidade todos nos vamos apaixonar.
Notas sobre a autora:
Fannie Flagg é uma escritora de sucesso nos Estados Unidos. Antes, foi actriz de cinema e televisão. Viveu um momento de glória ao ser nomeada para os Óscar de Melhor Argumento pelo guião de Fried Green Tomatoes. Publicou 8 romances que foram New York Times Bestsellers. Em todos conjuga um maravilhoso sentido de humor com a criação de personagens em que transparecem o charme e a nostalgia do Sul onde nasceu.

quarta-feira, 6 de Junho de 2012

BERINGELAS À PARMEGIANA

Mais um prato de índole vegetariana para aqueles dias em que me sinto com a "alma verde"... LOL!
Dando volta a velhas revistas que tinha em casa deparei-me com esta receita na "Teleculinária Gold" de Setembro de 2007.
Lembrei-me que tinha uma beringela grande esquecida no frigorífico e por isso nem pensei duas vezes.
Cá está o excelente resultado - refeição fácil, saudável e muito "veggie"!!! 
Ah.... e antes que me esqueça: com a vantagem de ser preparada com a ajuda do microondas, o que torna tudo muito mais fácil e rápido!
2 beringelas médias
1 cebola
350gr de molho de tomate
150gr de queijo mozzarella ralado
50gr de queijo parmesão em pó
0,5dl de azeite
oregãos q.b.
sal grosso q.b.
película aderente q.b.

Lave as beringelas e corte-as em fatias, no sentido longitudinal. Coloque-as de molho, em água com bastante sal, durante 10 minutos. Retire e deixe escorrer.
Descasque e lave a cebola, pique-a finamente, deite-a para uma tigela, junte o azeite e oregãos a gosto, tape a tigela com película aderente (furando a película com um garfo) e leve ao microondas, a 1000W, durante 2 minutos. Retire do microondas, adicione o molho de tomate e mexa.
Num pirez que possa ir ao microondas, coloque uma pequena camada do molho de tomate preparado, polvilhe com a mistura dos dois queijos, disponha uma camada de beringelas, depois molho de tomate e polvilhe com mais queijo.
Repita a operação até acabar as beringelas, sendo a última camada de molho de tomate. Reserve um pouco de queijo para polvilhar no fim.
Leve o pirex ao microondas, tapado com película aderente (furada com um garfo) durante 10 minutos, a 1000W. Retire, rejeite a película (cuidado que estará muito quente), polvilhe com o queijo ralado que reservou e leve ao microondas por mais 2 ou 3 minutos, até que o queijo derreta e fique douradinho (se o seu microondas tiver a função grill use-a nesta fase). Retire e sirva as beringelas quentes ou mornas.
É realmente muito bom!!!

sexta-feira, 1 de Junho de 2012

BOLO COM CEREAIS, IOGURTE E FARINHA CUSTARD

E porque hoje é Dia da Criança e porque todos temos uma criança dentro de nós (LOL!!), e porque todas as crianças (normalmente) gostam de bolos, aqui fica mais um bolinho feito com a ajuda da Mycook, cuja receita tirei do blog da Lúcia.
É uma maravilha para aproveitar restos de cereais que estejam no fundo do pacote - no meu caso usei um resto de muesli que tinha em casa, mas para a próxima usarei mais cereais, ou então cereais doutro tipo, pois "afundaram" literalmente na massa e ficaram todos no fundo. Mas que o bolo ficou saboroso, ficou!
Aproveitem o Dia da Criança e preparem um bolo para o lanche dos vossos "piquenos".
250gr de açucar
6 ovos
100gr de óleo
120gr de farinha Custard
150gr de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 iogurte (usei aroma de ananás)
raspa de um limão
1 chávena de chá de cereais a gosto (usei muesli)

No jarro da Mycook colocar os ovos, o óleo e o açucar. Programar 1 minuto, velocidade 6.
Juntar os restantes ingredientes, excepto os cereais, e programar 2 minutos, velocidade 6.
Adicionar os cereais e envolver 25 segundos, velocidade 3.
Colocar o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 a 40 minutos.
Bom apetite!
Quero dar-vos a conhecer um recente blog de culinária, com muitas coisas boas, uns doces de babar e receitas muito simples de fazer: O Tempero da Nesita. Passem por lá, conheçam, adicionem aos vossos favoritos, comentem e aprendam novas receitas... tive o prazer de conhecer ontem esta blogueira pessoalmente e só vos digo que é uma pessoa super simpática e alegre.