Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 10 de julho de 2013

"ENQUANTO SALAZAR DORMIA..."

Devem estar a pensar que este blog nos últimos tempos mais parece uma biblioteca do que um blog de culinária, mas prometo que os cozinhados não estão esquecidos... mas ultimamente não tenho cozinhado nada de novo que valha a pena postar, ao passo que a leitura tem estado na ordem do dia.
Este é o segundo livro que leio de Domingos Amaral e mais uma vez gostei bastante da escrita do autor. Esta obra conta-nos uma história simples mas sofrida: um ex-espião, de momento com mais de 80 anos de idade, ao regressar a Lisboa para o casamento do neto, e ao passar por locais que lhe foram familiares, vai recordando o seu tempo de espião, as suas aventuras e desventuras amorosas, tudo passado na década de 40, altura em que o país estava sob a mão dura de Salazar.
É bom saber que temos tão bons autores no nosso país!
Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância.
Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao Cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos em que viveu numa Lisboa cheia de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquando Salazar dormia", como dizia Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6.
Num país dividido. os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40.
Notas sobre o autor:
Domingos Freitas do Amaral, nasceu a 12 de Outubro de 1967, em Lisboa. Depois de se ter formado em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa, e de ter feito um mestrado em Relações Internacionais, na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, decidiu seguir a sua carreira como jornalista. Trabalhou no jornal O Independente durante 11 anos, foi director das revistas Maxmen e GQ, é cronista no Record, além de ter colaborado com outras publicações, como o Diário de Notícias, Diário Económico, Grande Reportagem, City, Grazia, Invista e Fortuna, bem como com a Rádio Comercial e a SIC. Já tem seis romances publicados: Amor à Primeira Vista, O Fanático do Sushi, Os Cavaleiros de São João Baptista, Enquanto Salazar Dormia (já editado no Brasil e na Polónia), Já Ninguém Morre de Amor e Quando Lisboa Tremeu (também já editado no Brasil).