Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"HANNIBAL, A ORIGEM DO MAL"

Aqui está um livro que não me entusiasmou muito (razão pela qual só lhe atribui 2 estrelas no Goodreads), não por não ser um livro bem escrito, mas pela simples razão que há relativamente pouco tempo que tinha visto o filme, e como o livro está tão "colado" ao filme, dei por mim a ler e a já saber o que se iria passar a seguir, o que tirou todo o entusiasmo que a história poderia ter.
Tirando este facto, o livro é indicado para quem gosta do género thriller psicológico.
Em "Hannibal: a Origem do Mal" ficamos a conhecer a infância e a adolescência de Hanniball Lecter, o célebre serial killer de "O Silêncio dos Inocentes", e de como se transformou num psicopata canibal.
Thomas Harris traça as origens de Hannibal e da irmã, Misha, na Lituânia, quando os pais são mortos pelas tropas de Hitler. Hannibal sobrevive aos horrores da II Guerra Mundial e, com apenas oito anos, foge para a França. É adoptado por Lady Murasaki, a mulher do tio, uma bela e misteriosa aristocrata japonesa. Completamente só, Hannibal leva os seus demónios consigo que o visitam e atormentam constantemente. É o aluno mais novo de sempre a entrar para a escola médica e, então, passa a ser ele a atormentar os seus próprios demónios. A adolescência torna-se num permanente ajuste de contas com o passado. Descobre que tem dons para além dos académicos e, nessa epifania, Hannibal Lecter torna-se num prodígio da morte.
"Hannibal: a Origem do Mal" é uma narrativa brilhante e íntima, onde Thomas Harris transcende as barreiras do thriller que sempre inspirou a saga de Hannibal Lecter.
Notas sobre o autor:
Thomas Harris iniciou-se na escrita a fazer a cobertura de crimes nos Estados Unidos e no México. Foi jornalista e editor da Associated Press na cidade de Nova Iorque. O seu primeiro romance, Domingo Negro, foi publicado em 1975, seguido por Dragão Vermelho, em 1981, O Silêncio dos Inocentes, em 1988, e Hannibal, em 1999.