Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 30 de abril de 2013

CREME DE FEIJÃO ENCARNADO E LOMBARDO

Hoje termina o mês de Abril, mas a temperatura ambiente cheira a Inverno. Está frio, as manhãs estão cinzentas e tristes e as noites são geladas. Com tudo isto apetece mesmo é uma sopa bem quentinha para nos aquecer. A receita veio do blog Cinco Sentidos na Cozinha.
É daquelas receitas práticas, rápidas e que não dão trabalho!
400gr de feijão cozido em lata
1 cebola média
2 curgettes
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite virgem
3 folhas de couve lombarda
1 pitada de sal
1,5l de água

Lave e descasque a cebola e as curgettes. Deite o azeite numa panela e refogue ligeiramente a cebola e as curgettes às rodelas, bem como o alho finamente picado.
Junte 1l de água, tape a panela e deixe cozinhar até ferver. Dois minutos após levantar fervura junte o feijão e o caldo que a lata contém. Deixe então cozinhar até todos os legumes se desfazerem (cerca de 15 minutos).
Passado este tempo triture a sopa em puré, tempere a gosto de sal, junte a restante água e leve novamente ao lume até ferver. Lave e corte a couve lombarda em juliana. Após a sopa levantar fervura introduza a couve lombarda e deixe cozer por mais 8 minutos (se gostar da couve mais cozida deixe cozer por 10 minutos).
Desligue então o lume e sirva a sopa de imediato, bem quente.
Aposto que com uma sopa destas não se queixarão do frio!!!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"DE BAGDADE, COM AMOR..."

A ideia que temos dos militares e soldados de guerra é que são uns durões com coração de pedra, mas este livro, que retrata uma história verídica, vem provar precisamente o contrário.
Basta ler a sinopse para entender do que fala o livro: num cenário de guerra, onde o perigo espreita a cada esquina, é encontrado um cachorro e, embora fosse muito mais fácil ignorá-lo e deixá-lo onde estava, é imediatamente adoptado e não são poupados esforços para o colocar a salvo em solo americano.
Ao entrarem numa casa abandonada em Fallujah, no Iraque, alguns fuzileiros ouvem ruídos suspeitos, empunham as armas, contornam uma parede e preparam-se para abrir fogo.
O que encontram durante o ataque americano à "cidade mais perigosa do mundo", contudo, não é um rebelde apostado em vingar-se, mas um cachorrinho, abandonado durante a fuga da maior parte da população civil antes de começar o bombardeamento. Apesar da lei militar que os proíbe de ter animais de estimação, os fuzileiros tiram as pulgas ao cachorro com querosene, desparasitam-no com tabaco de mascar e empanturram-no com refeições de consumo imediato (RCI).
Inicia-se a dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman.
Desde fuzileiros experientes a jornalistas de guerra, passando por civis iraquianos que arriscam as suas vidas, "De Bagdade, com amor..." narra a inesquecível aventura verídica de um grupo inverosímil de heróis que aprende, com um pequeno e frágil cachorro carregado de pulgas, inesperadas lições sobre a vida, a morte e a guerra.
Notas sobre o autor:
Jay Kopelman é tenente-coronel no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, estacionado em Camp Pendleton, em Oceanside, Califórnia. Jay é praticante de ciclismo competitivo e reside em La Jolla, Califórnia, com a sua esposa, o afilhado, os seus dois cães, Lava e Koda, e Cheddar, o gato.
Jay e a esposa, antropóloga, são ambos entusiastas do surf.

terça-feira, 23 de abril de 2013

BOLO DE FRUTA FRESCA

Temos um feriado à porta e nada melhor para celebrá-lo do que preparar um delicioso bolo para o lanche. Quem é que não gosta de um bolo macio, fofinho e cheio de fruta?
Aproveitando a fruta da época, peguei nesta receita da revista "Saúde à Mesa" do passado mês de Fevereiro e pus mãos à obra.
Olhem só que belo resultado: um bolo de aspecto apetecível e de sabor fantástico!
2 iogurtes magros de aroma a gosto
8 ovos
200gr de adoçante
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de fermento em pó
400gr de farinha
1 maçã
1 pêra
1 banana
Creme vegetal para untar

Unte um tabuleiro de forno com creme vegetal, forre com papel vegetal e unte novamente.
Misture os iogurtes com os ovos e o adoçante, bata bem até formar bolhas e depois adicione a canela, o fermento e a farinha, aos poucos, batendo sempre entre cada adição.
Descasque a maçã e a pêra, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes e corte-as em cubinhos. Descasque a banana, corte-as em rodelas pequenas e misture com a maçã e a pêra.
Verta a massa no tabuleiro, disponha por cima as frutas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e corte em cubos.
Informação Nutricional da revista "Saúde à Mesa":
Ingredientes para 16 porções
Calorias por dose: 161 Kcal
Interesse Nutricional: rico em vitaminas do complexo B, cálcio e potássio.

domingo, 21 de abril de 2013

"MESSIAS"

Este é um livro mesmo como eu gosto, daquele que nos vicia a tal ponto que não conseguimos largá-lo até chegar à última página.
Um thriller psicológico do melhor que há - um assassino anda à solta, matando as suas vítimas segundo uma lógica que não é descoberta logo no início do livro.
Cenários sangrentos muito bem descritos, com pormenores que chegam a arrepiar... alguém que se julga o Messias, que acha que vem salvar o mundo!
Quem será o assassino? Garanto que só descobrem no final... e é alguém de quem nunca sequer nos lembramos. Fiquei fã deste autor!!!
Londres, Maio de 1998. Uma onda de calor sufoca a cidade: dias abafados, estranhas noites de nevoeiro e passos furtivos de um assassino pelas ruas.
Três pessoas aparecem misteriosamente assassinadas sem que qualquer pista indique uma relação entre os crimes: nada as une nem as liga... a não ser o facto dos seus cadáveres aparecerem com uma colher de prata no lugar onde anteriormente tinham a língua...
No encalço deste carniceiro implacável está o superintendente Red Metcalfe, um investigador de reconhecidos méritos, capaz de se colar à pele e entrar na mente dos assassinos que persegue. Mas, enquanto a cidade sufoca e o número de cadáveres aumenta, o passado de Red vem atormentá-lo, virando-se contra ele. A cidade já não é segura para ninguém. Diz-se que, às vezes, é preciso um assassino para apanhar outro assassino...
Obra-prima de suspense que só poderia ter sido escrita por um ex-jornalista e investigador, "Messias" é o thriller mais empolgante dos últimos anos e assombrará garantidamente os seus sonhos...
Notas sobre o autor:
Boris Starling trabalhou para uma companhia especializada em negociações nos casos de rapto, investigações confidenciais e análise de riscos políticos. Ex-jornalista do Sun e Daily Telegraph, foi um dos mais jovens participantes de sempre no Mastermind, em 1996, conseguindo ir às finais com os seus temas: os romances de Dick Francis e os livros de Tintin. Boris estudou em Cambridge e vive presentemente em Londres onde se dedica exclusivamente à escrita. Messias, o seu primeiro romance, entrou directamente nos tops de venda ingleses e americanos, transformando-se num autêntico fenómeno de vendas em todos os países em que é publicado.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MISTURA PARA CAPPUCCINO CASEIRA

As férias chegaram ao fim e está na altura de regressar ao trabalho... já sentia saudades da rotina do dia a dia, do "corre-corre" matinal e do pequeno-almoço tomado sempre com um olho na comida e outro no relógio.
E para começar bem o dia nada melhor do que um cappuccino... é das minhas bebidas favoritas e tinha sempre na despensa uma caixa ou lata com cappuccino de compra.
Mas desde que descobri no site Mundo de Receitas Bimby a forma de preparar o "pózinho mágico" em casa, este é mais um dos artigos que deixei de trazer do supermercado.
É que ao menos sei o que estou a beber e não tem uma carrada de conservantes que fazem mal à saúde. Com a ajuda da Mycook é num instante que se prepara esta "fórmula mágica"!
300gr de leite em pó
1 saqueta de chantily em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colehres de chá de cacau em pó
150gr de café solúvel
50gr de açucar

Juntar todos os ingredientes no copo e misturar durante 30 segundos, velocidade 7.
Deitar o preparado obtido num recipiente bem fechado.
Para preparar uma chávena de cappuccino, deitar no fundo de uma caneca 3 colheres de chá da mistura e adicionar 200ml de água bem quente.
Se quise preparar com leite, basta deitar na caneca 2 colheres de chá da mistura.
Adoçar a gosto e, se gostar, polvilhar com uma pitada de canela ou de chocolate em pó.
Digam lá se não é uma boa maneira de começar o dia?

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"CORAÇÕES NA ATLÂNTIDA"

Sou fã assumida de Stephen King mas este é um livro com um género de escrita muito diferente do que o autor nos habituou, sendo que os temas não são carregados de terror nem assustadores como é costume nos outros livros por ele publicados, não deixando por isso de ser um livro bastante interessante.
São várias histórias, várias épocas de vida, que se vão todas interligando entre si, sendo que a acção começa muito antes da guerra do Vietname, na fase seguinte atravessa a época de guerra e, mais no final do livro, podemos encontrar os reflexos da guerra na vida de quem a viveu...
Livro muito interessante, no entanto ninguém diria que foi escrito pelo grande mestre do terror...
Cinco narrativas interligadas, decorridas entre 1960 e 1999, conduzem-nos a lugares absolutamente desconhecidos, dos quais muitos nunca conseguirão certamente regressar. 
"Corações na Atlântida", a obra que serviu de base ao filme de sucesso com o mesmo nome, desvenda os segredos de uma geração assombrada pela inexorabilidade da vida e pelas memórias do passado e deslumbra os leitores com o assombroso legado da década de 60 e do terror da guerra do Vietname.
Notas sobre o autor:
Stephen King nasceu em Portland, Maine, EUA, em 1947. Licenciado em Língua Inglesa é o rei indiscutível do romance psicológico de terror, tendo recebido, além de dezenas de prémios do campo da literatura fantástica, uma medalha da National Book Fundation pela sua contribuição para a literatura americana. Além de A Luz (1977), obra considerada por boa parte da crítica como o melhor romance de terror do século XX, destacam-se entre os numerosos romances CarrieA Zona MortaA IncendiáriaChristineOs Olhos do DragãoO Caçador de Sonhos e Buick 8 - Um Carro Perverso.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

"ELSPETH, A SENHORA DO PENSAMENTO"

Um livro muito fácil de ler, uma história fantasiosa sobre jovens que com dons fora do normal (tais como ler o pensamento de quem está junto deles) e que por possuírem esses dons são considerados Inadaptados e/ou Imperfeitos, sendo por isso isolados num local específico.
A escrita é fluída e a maneira como a acção é descrita prende-nos a atenção... gostei de ler esta obra!
"Tive um sonho.
Nesse sonho, encontrava-me num lugar frio, escuro e silencioso. Ouvia água a pingar e sentia medo, embora não soubesse bem de quê. Parecia estar à espera de alguma coisa. Ao longe, brilhou um ponto de luz intenso. Como um grito, um ruído agudo e gemente encheu a atmosfera, embora ninguém fosse capa de gritar durante tanto tempo sem parar para respirar."

Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência, por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo, ter um desígnio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a instituição de Obernewtyn, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as terríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é — e o que é.
Notas sobre a autora:
Isobelle Carmody começou a escrever Elspeth, a Senhora do Pensamento, o primeiro livro da série As Crónicas de Obernewtyn, quando ainda frequentava o liceu. Continuou a redigi-lo durante a universidade e o estágio em Jornalismo. Os cinco volumes que se seguiram foram publicados com grande êxito e apreço da crítica e a série projectou Isobelle no primeiro plano da literatura fantástica australiana. 
Autora de vários romances e contos dirigidos a um público jovem e adulto, Isobelle Carmody foi distinguida com diversos prémios literários, como o CBC Book of the Year Award (1993), em co-autoria, e o Children’s Literature Peace Prize (1994). Venceu sete vezes o Aurealis Awards e seis o ABPA Book Design Awards. 
Isobelle partilha o tempo entre a sua casa em Great Ocean Road, na Austrália, e as viagens pelo mundo com a filha e o companheiro.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

"KAFKA À BEIRA MAR"

Já tiveram a sensação de ler um livro e não estarem a perceber nada do que estão a ler?
Ou melhor, lerem o livro e não conseguirem integrar-se na história nem criar empatia com as personagens?
Foi o que me aconteceu ao longo das quase 600 páginas que tem este livro.
Dizem que é um bom escritor, as críticas ao livro são bastante positivas, mas decididamente não é "a minha praia"!
Deixo a sugestão para quem se atrever a experimentar...
Kafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, perseguido pela sombra da negra profecia que um dia lhe foi lançada pelo pai, e de Nakara, um homem já idoso que nunca recupera de um estranho acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.
Neste romance, os gatos conversam com as pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial. Assiste-se, ainda, a uma morte brutal, só que tanto a identidade da vítima como a do assassino permanecerão um mistério.
Trata-se, no caso, de uma clássica (e extravagante) história de demanda e, simultaneamente, de uma arrojada exploração de tabus, só possível graças ao enorme talento de um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo.
Notas sobre o autor:
 Haruki Murakami, de quem a editora "Casa das Letras" editou Kafka à Beira-Mar (com mais de 15 mil exemplares vendidos) e Sputnik, Meu Amor, é um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgados em todo o mundo sendo, simultaneamente, aplaudido pela crítica, que o considera um dos «grandes romancistas vivos» (The Guardian) e a «mais peculiar e sedutora voz da moderna ficção» (Los Angeles Times).
Nasceu em Quioto, em 1949. Estudou teatro grego antes de gerir um bar de jazz em Tóquio, entre 1974 e 1981. Além de Sputnik, Meu Amor, Kafka à Beira-Mar, Dance, Dance, Dance e A Wild Sheep Chase, que recebeu o Prémio Noma destinado a novos escritores (a editar brevemente pela Casa das Letras), Murakami é ainda autor, entre outros, de Hard-boiled Wonderland and the End of the World (distinguido com o prestigiado Prémio Tanizaki) e, mais recentemente, de Blind Willow, Sleeping Woman, a sua terceira colectânea de contos, distinguida com o Frank O'Connor International Short Story Award.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Férias...

Toda a gente que trabalha tem direito a férias e eu não sou excepção... eh eh eh!
Chegaram as minhas férias, vou dar descanso ao blog durante uns dias.
Embora o tempo não esteja famoso, dá para descansar e colocar a leitura (ainda mais) em dia.
Passarei apenas para deixar notas sobre os livros que entretanto for lendo durante estes dias...
Beijinhos a todos... fiquem bem!!!