Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 28 de dezembro de 2013

"DESAPARECIDOS"

Livro policial muito bem escrito e com elevado nível de suspense. Um crime que, aparentemente, parece estar ligado a outro crime acontecido no passado e que faz suscitar recordações num dos detectives que está a tomar conta do caso.
Uma forma de demonstrar o quanto a mente humana pode ser doentia e de como é possível ludribiar os outros, desde que se tenha "arte" para tal.
Um livro que é difícil largar assim que se começa a ler!
Quando a Polícia chegou, encontrou apenas uma criança aterrorizada agarrada ao tronco de uma árvore, com as sapatilhas cheias de sangue e incapaz de se recordar do mínimo pormenor das últimas horas. Vinte anos mais tarde, o rapaz encontrado no bosque, Rob Ryan, é detective da Brigada de Investigação Criminal de Dublin e mantém o seu passado em segredo. Mas, quando uma rapariguinha de doze anos é assassinada no mesmo bosque, ele e a detective Cassie Maddox vêem-se envolvidos na investigação de um caso aterradoramente semelhante ao antigo mistério ainda por resolver.
Notas sobre a autora:
Tana French cresceu entre a Irlanda, a Itália, os Estados Unidos e o Malawi e vive em Dublin desde 1990. Estudou para ser actriz profissional no Trinity College de Dublin e trabalhou em teatro, cinema e locução. Desaparecidos é o seu primeiro romance.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

GOMAS DE COCA-COLA

Para aquelas prendas de Natal de última hora, para quem gosta de oferecer mimos feitos em casa, para quem se esqueceu de comprar presente para alguma criança, ou simplesmente para quem é guloso e gosta muito de gomas como eu, aqui fica uma ideia fantástica e muito rápida de fazer com a ajuda da Mycook. A receita é da revista "Bimby" deste mês e este frasquinho de gomas está neste momento debaixo de uma árvore, para servir de presente a um menino muito especial...
10 folhas de gelatina neutra, cortada em pedaços
Água q.b.
200gr de coca-cola
80gr de gelatina em pó com sabor a laranja
20gr de açucar
1 colher de sopa de caramelo líquido

Coloque num recipiente as folhas de gelatina e cubra com água fria para hidratar. Reserve.
Coloque no copo da Mycook a coca-cola, a gelatina em pó, o açucar e o caramelo e misture 10 segundos, velocidade 4.
Escorra bem as folhas de gelatina e leve ao microondas por 20 segundos para derreter.
De seguida programe a Mycook por 4 minutos, 100º, velocidade 2 e adicione através do bocal da tampa a gelatina derretida. Distribua por formas de silicone e leve ao frigorífico por cerca de 3 horas, até ficarem firmes. Desenforme e guarde num recipiente hermético. Se quiser envolva em açucar antes de servir.
Feliz Natal a todos!!!

sábado, 21 de dezembro de 2013

"A MANTA AZUL"

Um homem que faz uma restropectiva da sua vida, desde a infância, passando pela adolescência, até aos dias correntes, transportando as suas recordações para a escrita, enquanto toma conta de um recém-nascido que dorme tranquilamente.
Uma escrita diferente mas muito interessante, que nos faz viajar através de usos e costumes diferentes dos nossos.
Numa casa de Calcutá, parcamente iluminada pela luz amarela de um candeeiro de rua, um recém-nascido permanece embrulhado numa toalha de hospital. No quarto ao lado, um homem escreve.
Quem é esse homem, a um só tempo assustado e determinado? O que escreve? De onde veio o bebé e qual será o seu destino? Durante a noite, todas estas questões serão respondidas, à medida que o homem vai desvendando os segredos que tem carregado toda a vida.
Lentamente, à medida que a noite avança, a terrível verdade é revelada peça por peça, tal como num quebra-cabeças: duas crianças que exorcizam os medos no azul da manta que lhes cobre a cama; uma mãe que acena a um estranho que passa enquanto lava o filho; o fantasma de um bebé morto, cujas pegadas marcam o chão da casa de banho; o uivo mudo de um estádio de críquete.
Numa prosa arrebatadora e precisa, Raj Kamal Jha revela o amor e a esperança que teimam em existir por detrás da violência camuflada e do erotismo distorcido de uma velha cidade. A Manta Azul é uma história profundamente comovente sobre pessoas que, através da sua imaginação, conseguem a salvação que tão desesperadamente procuram.
Primeiro romance do autor, ele revela-se de um poder extraordinário e de uma rara humanidade, fazendo recordar a estreia de Arundhati Roy e o seu Deus das Pequenas Coisas.
Notas sobre o autor:
Raj Kamal Jha nasceu em 1966 e passou os seus primeiros dezoito anos em Calcutá, onde regressou em 1992. Vive agora em Nova Deli, onde é editor do Indian Express, o maior jornal nacional da Índia.

"O HIPNOTISTA"

Há muitos anos que não lia nada deste autor e confesso que já tinha algumas saudades, embora este livro não me tenha fascinado muito. A história em si é interessante e gira em torno de um médico que usa o método da hipnose como complemento aos seus tratamentos, o que nem sempre é bem aceite pelas pessoas que o rodeiam.
A parte do enredo e o "toque" policial da história seria mais bem conseguido se o autor não tivesse recorrido a tantas personagens secundárias, que foram completamente desnecessárias e por vezes tornaram a leitura algo confusa.
De qualquer forma foi um livro bastante agradável e interessante de se ler.


Depois de nos demonstrar que a ética não existe  no mundo da alta finança, este livro leva-nos a questionar a sua existência no mundo da medicina. Dois homens que não se conhecem vivem em mundos opostos. O primeiro é o genial médico hipnotizador, Stefan Bergman, e o segundo é um homem de personalidade versátil, um banqueiro de investimentos sem qualquer espécie de escrúpulos, Thomas Lindner. O destino trama para que os dois se cruzem, um no caminho do outro. Durante uma noite Stefan Bergmann é chamado para acorrer a uma urgência. Não imagina como o encontro que se vai seguir lhe vai afectar a vida para sempre. No início os dois homens sentem um fascínio mútuo que se transforma, rapidamente, em intriga e ódio quando Bergmann se dá conta, tarde de mais, que foi agarrado pelos longos e perigosos tentáculos do mal.

Notas sobre o autor:
Romancista alemão, Heinz Günter Konsalik nasceu a 28 de Maio de 1921, na cidade de Colónia. Filho único do director de uma companhia de seguros, começou desde muito cedo a escrever, preenchendo já aos dez anos de idade os seus cadernos escolares com romances de aventuras do faroeste, e aos quinze passou a publicar contos em publicações periódicas locais.
Após ter concluído o ensino secundário, ingressou no curso de medicina da Universidade de Colónia e, depois da obtenção do seu diploma, seguiu Dramaturgia em Munique e Literaturas Germânicas na Universidade de Viena.
Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, Konsalik serviu no exército alemão com uma patente de oficial, encarregado de formular relatórios. Destacado para a França e para a Frente Leste, foi ferido com gravidade algures no território soviético, vendo todo o seu trabalho recente ser confiscado pelas autoridades inimigas.
Finda a guerra, Konsalik regressou à Alemanha, onde começou a exercer as funções de editor do departamento de teatro na "Liberator-Verlag". Em 1951 foi nomeado redactor-chefe da publicação "Lustigen Illustrierten" e, a partir do ano seguinte, passou a trabalhar como escritor independente.
Em 1956 publicou o seu primeiro grande romance de sucesso, com o título "Der Arzt Von Stalingrad". Baseando-se nas experiências de guerra do próprio autor, a obra obteve um volume de vendas considerável, estebelecendo-o definitivamente como romancista. Escritor prolífico, Konsalik escreveu em toda a sua vida mais de uma centena e meia de livros, alguns dos quais mereceram tradução em cerca de quarenta e dois idiomas, e dos quais se podem destacar, a título de exemplo, "Liebesnächte in der Taiga" (1966), "Frauenbataillon" (1981) e "Hipnosearzt" (1999).
Sofrendo de diabetes crónico, o autor faleceu a 2 de Outubro de 1999, em Salzburgo.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

IOGURTE DE BOLACHA MARIA

De vez em quando dá-me a "louca" de fazer iogurtes em casa e confesso que gosto mais dos iogurtes caseiros do que dos de compra. Não os faço mais frequentemente porque muitas vezes sou "atacada" por um vírus que se chama preguiça, e torna-se mais fácil ir buscar os iogurtes ao supermercado.
Esta receita foi tirada de um grupo no Facebook e usando a Mycook obtive uns iogurtes magníficos.
Agora que a criançada está em casa de férias, aproveitem e preparem os vossos próprios iogurtes!
80gr de bolacha Maria
1000gr de leite
40gr de açucar amarelo
1 colher de sopa de leite em pó
120gr de iogurte natural

Coloque no copo as bolachas e rale 10 segundos, velocidade 10.
Junte ao copo o leite, o açucar, o leite em pó e o iogurte e programe 5 minutos, 50º, velocidade 4.
Distribua pelos frasquinhos e coloque na iogurteira durante 12 horas (se não tiver iogurteira coloque em frasquinhos e abafre bem com uma manta, durante 12 horas).
Após o tempo de fermentação colocar no frigorífico algumas horas antes de consumir.
Ideias para o pequeno-almoço e/ou lanche.

sábado, 14 de dezembro de 2013

"AMIGAS PARA SEMPRE"

É sempre bom ler autores nacionais e ver que por cá também há quem escreva bem. Este livro não tem mistério nenhum - a sinopse diz tudo: quatro amigas que, aparentemente, tinham a vida perfeita aos olhos umas das outras, durante um jantar de aniversário partilham segredos e fazem revelações sobre as suas vidas, e acabam por perceber que afinal a imagem de perfeição que tentavam transparecer não é bem assim.
Um tributo à amizade em que se prova que verdadeiras amigas se mantêm unidas, apesar das tempestades.
Ana, Joana e Raquel reúnem-se para comemorar os 40 anos de Carla. Mas o que se esperava ser, apenas, um jantar de aniversário animado entre amigas, cedo se transforma numa noite emocionante, onde se vão revelar segredos há muito escondidos e fazer descobertas surpreendentes que irão transformar para sempre as vidas de cada uma destas mulheres. Depois desta noite, Ana, Joana, Raquel e Carla não voltaram a ser as mesmas. Mas a amizade que as une vai-se tornar mais forte e sincera do que nunca.
Notas sobre a autora:
Fátima Lopes é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses. O seu trabalho de vários anos tem sido reconhecido regularmente através de prémios como «Prémio Profissional do Ano» atribuído pelo Rotary Club de Setúbal-Sado, em 2007, o «Troféu da Verdade», atribuído pela revista Eles & Elas, em 2007, ou o prémio «Melhor Apresentadora de Entretenimento», atribuído pela Casa da Imprensa, em 2004. Em 2006, Fátima Lopes publicou o seu primeiro romance Amar Depois de Amar-te que vendeu cerca de 100 mil exemplares em Portugal, tornando-se num dos bestsellers de 2006. Em 2007, foi também editado em Espanha com grande sucesso. Editou Um pequeno Grande Amor e A Viagem de Luz e Quim. Atualmente, podemos vê-la na TVI, todas as tardes, no programa A Tarde é sua um programa à medida da sua apresentadora. A sua estreia em televisão aconteceu em 1994, na SIC, com o programa Perdoa-me. Seguiram-se os programas All You Need is Love, Surprise Show, Fátima Lopes, SIC 10 Horas e Fátima. Apresentou os desfiles Moda Paris e Moda Roma, Portugal Fashion e a Gala dos Globos de Ouro 2003, 2004 e 2005. Licenciada em Comunicação Social, Fátima Lopes estreou-se como cronista no Diário Popular e na Rádio Minuto e escreveu guiões para filmes institucionais.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

"JUÍZO FINAL"

Aqui está um livro que começou por me parecer maçador mas que depois me conseguiu surpreender pela positiva.
Um policial interessante, que em certas partes recua até ao passado e nos põe a par dos horrores vividos pelos judeus na época do Holocausto, as atrocidades cometidas pelos nazis contra tantas e tantas pessoas, e como essas recordações e mágoas podem influenciar a toda a vida de quem as viveu e até a vida das gerações posteriores a essa altura.
Uma leitura muito interessante.
Em Nova Iorque, o serviço de segurança da ONU abate um homem suspeito de ser um bombista suicida. Mas afinal, o morto parece ser apenas um idoso inofensivo. É então que a ONU contrata Tom Byrne, um advogado idealista nos seus tempos de juventude mas que agora aceita trabalhar para qualquer um - desde que paguem bem. Tom tem de aplacar a ira dos familiares da vítima e levá-los a baixar o valor da indemnização. Mas quando conhece a belíssima filha do falecido, Tom apercebe-se de que o pai dela não era um homem tão inocente quanto isso. Ao longo da investigação, ele descobre uma irmandade secreta que causou centenas de mortes um pouco por todo o mundo. Perseguido por assassinos dispostos a tudo para encobrir a verdade, Tom tem de desvendar um segredo enterrado há mais de sessenta anos - o último grande segredo da Segunda Guerra Mundial.
Notas sobre o autor:
Sam Bourne é o pseudónimo do galardoado jornalista Jonathan Freedland. Nascido em 1967, Freedland escreve colunas semanais no The Guardian e no The London Evening Standard, bem como um artigo mensal para o The Jewish Chronicle. É apresentador da Long View, uma série sobre História contemporânea difundida pela BBC Radio 4. Foi correspondente do The Guardian em Washington durante quatro anos. É também autor de duas obras de não-ficção: Jacob’s Gift e Bring Home the Revolution (Prémio Somerset Maugahm de Não-Ficção de 1999). Foi nomeado colunista do ano nos "What the Papers Say Awards" de 2002 e foi considerado pelo Financial Times como um dos mais influentes comentadores do mundo. Os 36 Homens Justos é o seu primeiro romance. Vive actualmente em Londres.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BOLO CHANEL

Quem me falou deste bolo pela primeira vez foi a minha amiga Joana, que também me deu a conhecer o site maravilhoso - Poupadinhos e com vales - onde podemos aprender valiosas dicas de poupança. No site encontram a receita e a forma de confecção no método tradicional ou usando robots de cozinha. No meu caso, como é hábito, contei com a ajuda da Mycook.
O bolo fica realmente uma delícia! O meu só teve um problema: fui ligeiramente apressada e não o deixei arrefecer bem antes de desenformar, por isso desfez-se um bocadinho.
Mas o sabor... Ah! O sabor é fantástico.
200gr de cenoura
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de leite
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
canela q.b.
60gr de côco ralado
1 colher de sobremesa de fermento
4 ovos
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml

Pré-aquecer o forno a 200º. Untar e enfarinhar uma forma.
Ralar a cenoura 10 segundos na velocidade 10.
Juntar os restantes ingredientes (excepto a farinha, o côco, a canela e o fermento) e bater 5 minutos na velocidade 4.
Juntar os ingredientes restantes e bater 15 segundos na velocidade 4.
Levar ao forno durante 1 hora, fazendo o teste do palito para verificar se está cozido.
Sai uma fatia para o lanche!!!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"UMA MULHER DE CORAGEM"

Mais uma boa história bem ao estilo de Danielle Steel, uma história de coragem de Annabelle, que perde a família no naufráfio do Titanic, que tem um casamento falhado e que abandona as suas raízes e parte para um país distante, para lutar pelo seu sonho: ser médica.
Numa época de guerra, em que as mulheres eram olhadas apenas como orfãs ou viúvas, Annabelle luta contra todos os preconceitos e segue em frente com o sonho que mantinha desde criança.
O história desenrola-se a bom ritmo e o título do livro diz tudo: Annabelle é uma verdadeira mulher de coragem, um exemplo a seguir...

Annabelle Worthington tinha dezanove anos e uma vida de sonho, na alta sociedade nova-iorquina, quando a tragédia do Titanic virou a sua vida do avesso. Para apaziguar a dor dedica-se ao voluntariado de enfermagem, descobrindo assim a sua paixão pela medicina, que haveria de esboçar o seu futuro. Casa-se com o seu primeiro amor, mas o idílio termina em escândalo e Annabelle parte para França, em plena Grande Guerra. Anos mais tarde, Annabelle regressa uma vez mais a Nova Iorque - desta vez uma mulher consistente, inspirada pela sua experiência de vida, construindo um futuro cheio de segurança... fora do solo rico do seu passado.
Repleto de imagens de cortar a respiração e pormenores históricos, Danielle Steel apresenta uma das suas personagens mais originais e fascinantes: Annabelle Worthington, uma mulher notável, uma boa mulher, uma verdadeira sobrevivente que vence obstáculos devastadores.

Notas sobre a autora:
Danielle Steel nasceu em Nova Iorque em 1949. Passou parte da sua infância em França, e, regressada aos Estados Unidos, estudou Literatura Francesa e Italiana na Universidade de Nova Iorque. Tem sido aclamada como uma das autoras mais populares a nível mundial, traduzida em 28 línguas e publicada em 47 países, com mais de 590 milhões de livros vendidos.
Os seus bestsellers internacionais incluem Mistérios do SulAssuntos do CoraçãoUm Dia de Cada VezGrande Mulher, entre outros títulos.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CHÁ DA ISETE

Regressada de férias e com o frio a apertar nada como vos deixar uma receita de chá muito fácil de fazer e com um sabor delicioso.
Há dias ao visitar uma amiga encontrei a D. Isete, uma senhora que já não via há muitos anos, que me disse que era visitante assídua do meu blog. Conversa puxa conversa, receita puxa receita, e eis que a D. Isete partilhou comigo este chá fantástico que ela própria faz na Bimby e que eu fiz na Mycook... não tem nada que saber, e enquanto põem a mesa para o lanche, preparam este chá maravilhoso!
1 casca de maçã
1 pau de canela
4 lâminas de gengibre
1,5l de água

Colocar todos os ingredientes no copo da Mycook e programar 10 minutos, 100º, velocidade 2.
Após terminar o tempo deixar de infusão mais 10 minutos. Escorrer com a ajuda do cesto, deitar no bule e servir de seguida.
Digam lá que com o frio que se faz sentir um cházinho destes não vem mesmo a calhar???
Obrigado D. Isete por esta receita fantástica!