Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"O OLHAR DE UM DESCONHECIDO"

Este livro foi a minha estreia com autores nórdicos e só posso dizer que é um thriller excelente, carregado de mistério, daqueles livros que à medida que avançamos na leitura nos deixam cada vez mais intrigados.
Adorei a personagem do inspector Sejer e a maneira subtil como conduz a investigação do aparecimento do corpo de uma jovem à beira de um lago e de que forma este crime está ligado a acontecimentos que, aparentemente, nada teriam a ver com o caso.
Há segredos que se carregam durante muito tempo e que podem revelar-se mortais.

Ragnhild Elise, uma menina de seis anos, desaparece misteriosamente na pacata aldeia de Granittvei. Quase em simultâneo, uma adolescente é encontrada morta num lago perto daquela localidade. Granittvei, que até então sempre fora um local tranquilo e acolhedor, deixa bruscamente de o ser e um clima de suspeição e medo paira sobre toda a comunidade. De Oslo chegam o inspector Sejer e o jovem agente Karlsen, e juntos comprometem-se a descobrir toda a verdade. Porém, os obstáculos vão ser mais que muitos, e alguns habitantes parecem não querer colaborar com a justiça, preferindo omitir factos que podem ser determinantes para se chegar aos verdadeiros culpados. Depois de muitos interrogatórios, de muitas pistas falsas, de informação que simplesmente não combina, a ansiedade e a frustração começam a perturbar a mente de Sejer, mas eis que do nada surge uma pista demasiado importante para ser ignorada e que poderá ser a ponta que faltava para unir os fios desencontrados… Um thriller inteligente e pleno de suspense, que se intensifica ao virar de cada página.
Notas sobre a autora:
Karin Fossum é uma escritora de culto em toda a Europa e é apelidada de «Rainha Nórdica do Romance Policial». A Ilusão de Eva foi o seu primeiro título publicado em Portugal, um bestseller aclamado pelo público e pela crítica. O Olhar de Um Desconhecido valeu-lhe os dois maiores prémios literários escandinavos para o melhor romance policial.