Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 27 de maio de 2014

"POLÍCIAS À PORTUGUESA - TAKE 2"

Desangane-se quem pensa que este é um livro de bonitas histórias das forças de segurança do nosso país... é sim um livro com relatos crús e duros de agentes de autoridade que fazem o melhor por desempenhar as suas funções, bem como relatos de alguns familiares e colegas de militares falecidos em serviço.
Não é um livro para entreter mas sim para ficar a conhecer um pouco da realidade que se passa nos "bastidores" e que por vezes nem fazemos ideia que assim possa ser.
Como filha e esposa de uma farda para mim fez todo o sentido ler estes testemunhos!

"O sistema está nas mãos de quem o rouba". A questão da insegurança continua na ordem do dia. Mas a realidade da PSP, PJ ou GNR mantem-se sem grandes alterações. Falamos de uma polícia mal preparada, desmotivada e sem condições de trabalho, uma realidade que não passa despercebida às forças políticas, à sociedade civil em geral e, claro, aos criminosos. Depois do sucesso de "Policia à Portuguesa", Fernando e Mário Contumélias regressam com novas histórias da vida de agentes. Memórias de momentos dramáticos, vividos por quem sentiu ter a vida em risco. Evocação de companheiros que perderam a vida, em defesa da ordem e da segurança pública ou na fogueira do "burnout" que os levou ao suicídio. Relatos de saudade de mulheres, viúvas de polícias, que vivem o vazio da ausência e lamentam não ter recebido o apoio institucional adequado. Histórias simples, em primeira mão, curtas mas densas de emoção e reveladoras de como o risco acompanha o quotidiano de um agente ou guarda.

Informação sobre os autores:Fernando Contumélias nasceu em Lisboa há 40 anos. Iniciou o seu percurso profissional muito cedo, na rádio e na imprensa, áreas que trocou, em 1990, pelas agências de comunicação e publiciadade. Actualmente está ligado ao sector social e é conselheiro de uma instituição da sector financeiro.
Mário Contumélias nasceu em Setúbal já lá vão umas décadas. É etno-sociólogo, especializado em comunicação. Dá aulas no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Como autor tem já 22 livros publicados, 11 para o público infanto-juvenil, 6 de poesia, incluindo uma antalogia pessoal, 1 de entrevistas, 1 brochura evocativa do 25 de Abril e 3 romances.