Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 30 de abril de 2014

LOMBINHOS DE PORCO COM COGUMELOS

Nada melhor para nos despedirmos do mês de Abril do que uma receita de lombinhos de porco com cogumelos que tirei do blog "Hoje para jantar...".
É daquelas receitas simples que fazem sempre sucesso e que ficam bem em qualquer mesa.
Bom apetite!!!
400gr de lombinho de porco
200gr de cogumelos
1 colher de sopa de massa de pimentão
4 dentes de alho
2dl de vinho tinto
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
6 folhas de louro
1,5dl de azeite
2 colheres de sopa de margarina
sal q.b.

Limpe o lombo de todas as gorduras e coloque-o numa travessa. Tempere o lombo com a massa de pimentão, as folhas de louro partidas, o alho laminado e sal.
Regue com o vinho branco e o vinagre balsâmico. Deixe marinar por 30 minutos.
Numa frigideira aqueça a manteiga e o azeite.
Em lume brando frite a carne com os alhos e reserve a restante marinada.
Lave e lamine os cogumelos. Junte-os à carne e deixe-os saltear um pouco.
Acrescente o líquido da marinada e deixe reduzir. Sirva com arroz branco e salada.

terça-feira, 29 de abril de 2014

"MEMÓRIAS DA MEIA-NOITE"

Por norma não costumo ler livros cuja história já tenha tido início num volume anterior, como é o caso deste, mas esta é daquelas obras que estão tão bem escritas que se torna desnecessário ler o livro anterior, pois o autor facilmente consegue colocar-nos a par dos acontecimentos anteriores.
Há bastante tempo que não lia um livro tão intrigante e carregado de suspense, ao ponto de quase nos fazer roer as unhas e ansiar pelo próximo capítulo.
Uma escrita com um bom desenvolvimento, as personagens - que a certa altura nos parecem muitas - surgem no timing correcto e todas com um papel importantíssimo a desempenhar no desenrolar da história.
Não me aborreci nem por um momento com a leitura desta obra, pelo que só posso classificá-la com 5 estrelas!

Continuação do grande sucesso "O Outro Lado da Meia-Noite" pelo mesmo autor. O livro dá sequência aos acontecimentos ocorridos no primeiro romance e agora a personagem principal, Catherine Douglas, luta novamente contra um destino aterrador.
Catherine vê-se confinada a um convento carmelita na Grécia e para escapar recorre ao magnata grego Constantin Demiris. No entanto, não desconfia que está a cair numa armadilha preparada por um homem que não esquece nem perdoa e que vê em Catherine a oportunidade de realizar a sua vingança.
Notas sobre o autor:
Sidney Schechtel, mais conhecido como Sidney Sheldon, foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou dezoito romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"FELIZ ANIVERSÁRIO"

Mais um bom livro escrito ao estilo e ritmo de Danielle Steel, uma autora que tende sempre a encantar-me pela sua escrita fluída e fácil de ler.
Uma história que gira em torno de datas de aniversário, o problema de se conviver com a idade que se tem, o medo de envelhecer, o reecontro do amor, uma gravidez inesperada, a valentia de duas mulheres trabalhadoras e vários outros assuntos que nos fazem sempre lembrar alguém que conhecemos ou alguém que gostaríamos que tivesse cruzado a nossa vida.
Uma autora para continuar a seguir atentamente.

Três aniversários, três pessoas que param e repensam a sua vida. Valerie é uma estrela da televisão, com vários livros publicados e um sucesso à prova da idade. April é chef no seu próprio restaurante em Manhattan. Jack um cinquentão em forma, comentador desportista, que vive rodeado de mulheres mais jovens. 
O sucesso pode ofuscar contudo a verdade – sentem-se sós, envelhecidos. Acompanhando a vida destes três personagens, Danielle Steel constrói um romance de mudanças e decisões difíceis. 
Será que as próximas velas de bolo de anos que Valerie, April e Jack apagarem marcarão de facto o deixar para trás o passado e o refazer o seu futuro? Uma intemporal história de amor e segundas oportunidades.
Notas sobre a autora:
Danielle Steel nasceu em Nova Iorque em 1949. Passou parte da sua infância em França, e, regressada aos Estados Unidos, estudou Literatura Francesa e Italiana na Universidade de Nova Iorque. Tem sido aclamada como uma das autoras mais populares a nível mundial, traduzida em 28 línguas e publicada em 47 países, com mais de 590 milhões de livros vendidos.
Os seus bestsellers internacionais incluem Mistérios do SulAssuntos do CoraçãoUm Dia de Cada VezGrande Mulher, entre outros títulos.

terça-feira, 22 de abril de 2014

MINI-QUICHES DE FRANGO

O tempo começa a aquecer e já apetecem refeições mais ligeiras. 
Com a crise que se vive há que aproveitar tudo o que temos na cozinha e reciclar os restos de outras refeições. Pegando num peito de frango grelhado e em mais meia-dúzia de ingredientes consegue-se um petisco bastante agradável...
5 ovos
1 cebola
1/2 tomate picado
1 peito de frango grelhado ou cozido
sal e pimenta q.b.
queijo ralado
oregãos a gosto

Bater bem os ovos. Picar a cebola e o tomate e desfiar o frango, adicionando aos ovos.
Temperar com sal, pimenta e oregãos.
Colocar em formas pequenas (usei formas de silicone previamente passadas por água), polvilhar com um pouco de queijo ralado e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos.
Mais fácil e rápido não pode haver...

terça-feira, 15 de abril de 2014

FOLAR DE PÁSCOA

Os dias passam a correr e temos novamente a Páscoa à porta. Como esta é a época por excelência dos folares, decidi arriscar mais uma vez e usei esta receita adaptada à Mycook. 
Consegui um mega folar delicioso... para a próxima vez vou dividir a massa ao meio e fazer dois folares pequenos. Na opinião do meu marido falta-lhe açucar, mas para mim e para a minha filha está no ponto certo.
100gr de água
100gr de leite
150gr de manteiga
1 saqueta de Fermipan
2 ovos
200gr de açucar
750gr de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de erva doce em pó
1 ovo cozido (usei 2)
gema de ovo para pincelar

Coloque no copo a água, o leite, a manteiga e o Fermipan e programe 3 minutos, 50º, velocidade 3.
Junte os ovos e o açucar e bata 3 minutos na velocidade 4.
Adicione 700gr de farinha, a canela e a erva doce. Misture 30 segundos na velocidade 7. De seguida programe 5 minutos na função "Amassar". Aos 4 minutos adicione pelo bocal as restantes 50gr de farinha. Deixe fermentar cerca de 40 a 60 minutos (eu deixei levedar dentro do copo, embrulhado num cobertor).
Molde uma bola sobre a bancada enfarinhada, coloque os ovos e por cima coloque duas tiras de massa. Disponha no tabuleiro do forno polvilhado com farinha e leve ao forno, pré-aquecido a 170º, durante uma hora.
Uma Páscoa feliz para todos!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

"18 SEGUNDOS"

Um livro muito confuso no início pois entram novas personagens a cada capítulo e às páginas tantas começamos a ficar baralhadas, mas com o desenrolar da história tudo começa a fazer sentido e o livro transforma-se num thriller fantástico.
É daqueles livros que nos agarram e que, mesmo parecendo confusos, não o conseguimos largar.

CONSEGUE DESCOBRIR O ASSASSINO APENAS PELOS 18 SEGUNDOS QUE ANTECEDERAM O CRIME?
Apelidado de "explosivo" e "um dos mais bem escritos policiais", 18 Segundos oferece ao leitor momentos de pura acção, adrenalina e suspense. A autenticidade com que a narrativa é descrita envolvem o leitor numa jornada psicológica pelo mundo do crime. A experiência profissional do autor, que passou vinte anos ao serviço da polícia, conferem a este thriller verosimilhança e credibilidade, como se se tratasse de um caso real. A vivacidade do enredo suportado por personagens bem delineadas, impelem o leitor a procurar pistas que o conduzirão à apoteose final. Em 18 Segundos, assistimos à capacidade invulgar de Sherry Moore para «ver» os últimos 18 segundos de vida das vítimas de homicídio. Um talento raro que será explorado ao serviço da polícia de New Jersey e Pensilvânia. Thriller poderoso oferece-nos uma nova visão sobre a investigação criminal.
Notas sobre o autor:
George D. Shuman, originário da Pensilvânia, foi para Washington, DC, para ingressar no Departamento da Polícia Metropolitana, desempenhando cargos de crescente responsabilidade durante vinte anos, altura em que se demitiu passando a exercer cargos civis relacionados com hotelaria e recursos humanos. Actualmente dedica-se à sua carreira de escritor a tempo inteiro.

terça-feira, 8 de abril de 2014

GOMAS SEM AÇUCAR

Férias da Páscoa significam crianças em casa... e as crianças em casa andam sempre em busca de coisas doces para petiscar.
Todos os míudos (e quase todos os graúdos também) gostam de gomas, por isso hoje trago-lhes uma sugestão de gomas sem açucar, que as crianças e os adultos podemo comer sem pesos na consciência!
A receita apresentada foi feita em dose dupla, com 2 sabores diferentes de gelatina. Uma vez mais tomei como referência esta receita do blog As Delícias das Guerreiras.
200ml de água
1 saqueta de gelatina de sabor a gosto
3 folhas de gelatina neutra

Coloque as folhas de gelatina num pouco de água para ficarem moles (2 a 3 minutos).
Num tacho coloque os 200ml de água e deixe ferver. Baixe o lume.
Junte as folhas de gelatina previamente amolecidas e a saqueta de gelatina com sabor. Em lume branco vá mexendo durante 5 minutos.
Se usar formas de silicone pincele-as antes com um pouco de óleo, mas muito pouco mesmo.
Verter o preparado nas formas de silicone e deixar no frigorífico até solidificar (é melhor ficar de um dia para o outro).
Retirar das formas e guardar numa caixinha.
Já não há desculpa para não dar gomas aos miúdos!!!

domingo, 6 de abril de 2014

"DANÇAS & CONTRADANÇAS"

Esta é já uma das minhas autoras favoritas pela sua escrita fluente e fácil de ler, mas confesso que tive alguma dificuldade em saber que classificação atribuir a este livro, por ser um livro de contos.
Para mim um livro de contos é daquele tipo de livros de fácil leitura, bom para ler na praia ou levar na mala para ler no autocarro... mas alguns destes contos pareceram-me confusos e desinteressantes.
Mas em contrapartida houve outros contos que me apaixonaram completamente, pois tinham personagens divertidas que me seduziram completamente.
Joanne Harris continua a ser uma autora a manter debaixo de olho.

As sarcásticas histórias de Danças & Contradanças podem ser resumidas em duas palavras: malévolas e maliciosas. Como em muitos dos seus romances, Joanne Harris consegue combinar de uma forma única situações e personagens comuns - e até banais - com o extraordinário e o inesperado. Mais do que nunca, a autora dá largas à sua imaginação e apresenta-nos uma exuberante e prodigiosa caixa de Pandora que contém tudo quanto é extravagante, estranho misterioso e perverso. De bruxas suburbanas a velhinhas provocadoras, monstros envelhecidos, vencedores da lotaria suicidas, lobisomens, mulheres-golfinho e fabricantes de adereços eróticos, estas são vinte e duas histórias onde o fantástico anda de mãos dadas com o mundano, o amargo com o doce, e onde o belo, o grotesco, o sedutor e o perturbador estão sempre a um passo de distância.
Escolham o vosso par, por favor. Danças & Contradanças é o primeiro livro de contos de Joanne Harris, que, com a mestria a que já nos habituou, consegue deliciar, surpreender, entreter e horrorizar em igual medida. Suficientemente longas para aguçar o apetite, e breves a ponto de serem lidas num piscar de olhos, estas são histórias maliciosas, divertidas, por vezes provocadoras, mas sempre pessoais e capazes de revelar uma faceta de Joanne Harris até agora desconhecida dos seus leitores.
Notas sobre a autora:
Escritora franco-inglesa, Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Yorkshire. Filha de pai inglês e mãe francesa, ambos professores, cresceu sentindo-se deslocada por força do seu bilinguismo, num meio adverso ao cosmopolitismo. Refugiou-se portanto na leitura, que povoou a sua fantasia de amigos imaginários, sobretudo nos primeiros dez anos da sua vida. Estudou no Wakesfield Girl's High e no Barnsley Sixth Form College. Passou grande parte da sua adolescência a escrever, imitando os seus autores favoritos, à procura do seu próprio estilo. Ao terminar o ensino secundário, ingressou no St. Catherine's College de Cambridge, onde se diplomou em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, Variante de Estudos Franceses e Alemães. Neste período envolveu-se em algumas actividades extra-curriculares, como a prática do Ju-Jitsu e a música, chegando a actuar em vários bares de Cambridge com o seu baixo. Antes de responder à vocação familiar do ensino, passou por uma breve fase em que trabalhou como guarda-livros e como música. Começou depois a ensinar Francês na Leeds Grammar School e, mais tarde, Literatura Francesa na Universidade de Sheffield. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, The Evil Seed, a que se seguiu Sleep Pale Sister (1993). Ambas as obras passaram despercebidas pela crítica, nunca chegando a ser reeditadas. No entanto, dez anos após o aparecimento do seu primeiro trabalho, surgiu com Chocolat (1999). A obra, que constituiu um sucesso de vendas imediato, foi nomeada para um Prémio Whitbread. Situado num lugar exótico no vale do Loire, em França, o romance contava a história de uma jovem viúva que chega a uma aldeia oprimida e decide abrir uma lojas de chocolates, que usa para adoçar a amargura da população. Foi adaptado para o cinema pelo realizador Lasse Hallström, contando com a presença de Juliette Binoche no papel principal. No ano de 2001 apareceu Five Quarters Of The Orange (Cinco Quartos de Laranja), a que seguiram Blackberry Wine (2001), The French Kitchen, A Cookbook (2002), Coastliners (2002, A Praia Roubada) e Holy Fools (2003).

quinta-feira, 3 de abril de 2014

"O TERCEIRO SEGREDO"

Confesso que no início este livro me pareceu verdadeiramente aborrecido e, se não o larguei logo posso agradecer à minha filha, que já o tinha lido e me garantiu que o livro era bom... e realmente não se enganou.
Quem pegar nesta obra previno desde já que as primeira 60/70 páginas são maçadoras, mas têm mesmo que ser assim, para que se possa criar um profundo conhecimento com as personagens e perceber as suas intervenções ao longo da história.
Um thriller muito interessante que põe em casa os dogmas defendidos pela Igreja, sem no entanto desrespeitar os princípios católicos.
Não deixa de ser interessante ver que um autor estrangeiro escolheu como principal tema do seu livro as aparições de Fátima.

As revelações de Fátima num romance controverso, chocante e explosivo.
Explosivo tanto no ritmo como nas suas revelações, O Terceiro Segredo é um thriller extraordinário onde o autor aborda algumas ideias mais controversas do nosso tempo numa viajem alucinante pela história da Igreja e o futuro da religião.
Notas sobre o autor:
Steve Berry é um campeão de vendas do The New York Times. Tem mais de 12 milhões de livros impressos, as suas obras foram traduzidas em quarenta línguas e vendidas em cinquenta e um países. Quando não está a escrever, normalmente encontra-se a viajar para descobrir coisas perdidas com vista a ilustrar o seu próximo romance. Vive na cidade histórica de St. Augustine, na Florida e junto com a sua mulher, Elizabeth, fundou a History Matters, associação dedicada a ajudar na preservação do nosso património.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

BOLINHOS DE ATUM

Começou a aparecer na blogosfera uma verdadeira "explosão" de receitas baseadas nos conselhos da Dra. Ágata Roquette, no âmbito dos princípios da Dieta dos 31 Dias... descobri esta receita fantástica no blog "As Delícias das Guerreiras" e como cá em casa gostamos muito de atum, e sendo que é uma receita saudável, resolvi experimentar para ver o resultado.
2 ovos
1 lata de atum
coentros ou salsa q.b.
queijo ralado
1 lata pequena de cogumelos laminados
sal q.b.

Triturar o atum, os cogumelos, os ovos, o sal e os coentros ou salsa com a varinha mágica.
Aquecer uma frigideira anti-aderente, untada apenas com um fio de azeite, e colocar pequenas porções do preparado, espalmando como se fossem pequenas panquecas.
Quando estiverem cozinhadas de um lado, virar com a ajuda de uma espátula e deixar cozinhar do outro lado.
Servir com salada mista.
Uma bela receita para pic-nics ou para as tardes de praia que não tardam em chegar.