Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 30 de maio de 2014

"SEGREDO DE FAMÍLIA"

Livro interessante que nos prende a atenção... é curioso ver como um segredo guardado a sete chaves desde a mais tenra idade pode condicionar toda uma vida, moldar a personalidade de uma pessoa e influenciar na sua esfera familiar e de todos os que gravitam à sua volta.
A história está muito bem conseguida e mexe com as emoções do leitor.
Uma leitura agradável e que ao mesmo tempo nos faz pensar na forma como lidamos com as outras pessoas.

Todos os anos, Laura Bartone se reencontra com os pais, a irmã e o irmão na casa de família, um acontecimento por que espera sempre com um misto de entusiasmo e ansiedade. Mas este ano, tudo é diferente. Passa-se algo com Caroline, a irmã. Na primeira noite juntos, Caroline confronta os irmãos com graves alegações sobre a mãe. Surpreendida com as diferentes percepções que os irmãos têm da sua infância, Laura tem dificuldade em lidar com os seus próprios sentimentos. Até que uma súbita tragédia obriga toda a família a olhar para o passado, para a culpabilidade de cada um e para a necessidade íntima de amor e perdão que lhes é comum. Neste comovente romance da célebre autora Elizabeth Berg, uma família aparentemente normal é obrigada a reexaminar as suas vidas díspares depois de confrontada com verdades antigas agora desenterradas. Será contudo demasiado tarde para curar as mágoas do passado?
Notas sobre a autora:
Elizabeth Berg foi enfermeira durante dez anos, e foi esse contacto humano tão intenso que lhe deu inspiração para a escrita. É autora de dezanove títulos, entre os quais Segredo de Família (Bertrand), e presença assídua nas listas de best-sellers do New York Times. Já viu um livro seu escolhido para o clube de livros da Oprah Winfrey, e conquistou o New England Booksellers Award 1997 pelo conjunto da sua obra Elizabeth Berg está traduzida para várias línguas e é uma das escritoras norte-americanas mais admiradas pelas leitoras actuais.

terça-feira, 27 de maio de 2014

"POLÍCIAS À PORTUGUESA - TAKE 2"

Desangane-se quem pensa que este é um livro de bonitas histórias das forças de segurança do nosso país... é sim um livro com relatos crús e duros de agentes de autoridade que fazem o melhor por desempenhar as suas funções, bem como relatos de alguns familiares e colegas de militares falecidos em serviço.
Não é um livro para entreter mas sim para ficar a conhecer um pouco da realidade que se passa nos "bastidores" e que por vezes nem fazemos ideia que assim possa ser.
Como filha e esposa de uma farda para mim fez todo o sentido ler estes testemunhos!

"O sistema está nas mãos de quem o rouba". A questão da insegurança continua na ordem do dia. Mas a realidade da PSP, PJ ou GNR mantem-se sem grandes alterações. Falamos de uma polícia mal preparada, desmotivada e sem condições de trabalho, uma realidade que não passa despercebida às forças políticas, à sociedade civil em geral e, claro, aos criminosos. Depois do sucesso de "Policia à Portuguesa", Fernando e Mário Contumélias regressam com novas histórias da vida de agentes. Memórias de momentos dramáticos, vividos por quem sentiu ter a vida em risco. Evocação de companheiros que perderam a vida, em defesa da ordem e da segurança pública ou na fogueira do "burnout" que os levou ao suicídio. Relatos de saudade de mulheres, viúvas de polícias, que vivem o vazio da ausência e lamentam não ter recebido o apoio institucional adequado. Histórias simples, em primeira mão, curtas mas densas de emoção e reveladoras de como o risco acompanha o quotidiano de um agente ou guarda.

Informação sobre os autores:Fernando Contumélias nasceu em Lisboa há 40 anos. Iniciou o seu percurso profissional muito cedo, na rádio e na imprensa, áreas que trocou, em 1990, pelas agências de comunicação e publiciadade. Actualmente está ligado ao sector social e é conselheiro de uma instituição da sector financeiro.
Mário Contumélias nasceu em Setúbal já lá vão umas décadas. É etno-sociólogo, especializado em comunicação. Dá aulas no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Como autor tem já 22 livros publicados, 11 para o público infanto-juvenil, 6 de poesia, incluindo uma antalogia pessoal, 1 de entrevistas, 1 brochura evocativa do 25 de Abril e 3 romances.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

"DESAPARECIDA"

Leitura que nos prende desde o início e que mexe com os nervos de qualquer pessoa, especialmente de quem tem filhos pequenos.
É o segundo livro que leio da autora e uma vez mais fiquei rendida, pois consegue agarrar-nos de tal forma que se torna quase impossível abandonar a leitura.
O final é deveras surpreendente, garanto que não estava mesmo nada à espera de um desfecho daqueles...
Os capítulos não são excessivamente longos e por isso não se tornam maçadores. A autora provou uma vez mais ser uma "expert" em descrever sentimentos e em nos colocar em perfeita sintonia com as personagens.
Tudo começou com uma brincadeira de crianças…
Quem é que nunca jogou às escondidas? Quem nunca sentiu o entusiasmo de encontrar alguém no seu esconderijo perfeito?
Poppy está a brincar com a mãe, Mel. Poppy tem sete anos e a sua vida acabou de mudar radicalmente: tem um novo padrasto, um novo irmão, uma nova casa… A menina esconde-se e a mãe procura-a. Mas o tempo passa e ela não aparece. A polícia é chamada. À hora do desaparecimento, testemunhas viram um carro a afastar-se do local. Um carro familiar. Ao volante ia Si, o homem com quem Mel está casada há apenas um ano. Para a polícia é uma luta contra o tempo. Para Mel, cujo mundo foi virado do avesso, é uma questão de vida ou morte.
Notas sobre a autora:
Katy Gardner é antropóloga e dá aulas na University of Sussex, em Bringhton, Reino Unido.
É autora de vários trabalhos académicos sobre a diáspora bengali. Viagem Sem Regresso marca a sua estreia no mundo da ficção, tendo sido publicado em doze países.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

"DO FUNDO DO CORAÇÃO"

Já li vários livros de Mary Higgins Clark mas confesso que este foi o que me pareceu mais "fraquinho"... a história está bem conseguida, mas a acção do livro, quanto a mim, centrou-se demais no julgamento, poderiam ter sido explorados outros aspectos da vida das personagens de modo a tornar a leitura mais interessante, embora o desfecho final seja no mínimo surpreendente.
Um bom policial mas não é daqueles livros que deixem grandes saudades...

Poderá o coração de um dador passar os seus segredos à pessoa que o recebe? Com o intervalo de alguns anos, Jamie e Natalie, duas talentosas atrizes e melhores amigas, são assassinadas em circunstâncias misteriosas. O caso é perfeito para Emily Wallace, uma bonita procuradora de trinta e dois anos, que não suspeita que também a sua vida corre perigo. E aquele coração que lhe salvou a vida... Esconderá ele segredos que agora partilha consigo?
Notas sobre a autora:
Mary Higgins Clark é autora de mais de trinta romances que obtiveram um êxito assinalável, tendo vendido mais de 80 milhões de livros em todo o mundo. O facto de ter sido criada no Bronx e a morte prematura do pai não auguravam boas perspectivas de carreira, mas a autora soube vencer todas as adversidades. Trabalhou como secretária e depois como hospedeira, e depois de se casar dedicou-se à escrita. Com a morte prematura do marido, que a deixou com cinco crianças pequenas para sustentar, a autora investiu na escrita de guiões para rádio, e depois nos romances. Rapidamente tornou-se num dos grandes nomes da literatura de suspense, conquistando os tops de vendas, a crítica e os fãs. Mary Higgins Clark escreve igualmente em parceria com a filha, a escritora Carol Higgins Clark.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

LASANHA DE FRANGO COM ESPINAFRES

Lasanha é prato sempre muito bem vindo neste lar... e esta versão com frango e espinafres, que encontrei na revista "Teleculinária Robot de Cozinha" do passado mês de Janeiro pareceu-me uma opção ligeiramente mais saudável do que a lasanha tradicional, feita com carnes vermelhas.
É verdade que a carne de frango pode tornar-me ligeiramente mais seca, mas garanto-vos que este prato é uma maravilha!!! E ainda por cima podemos aproveitar carne previamente cozinhada...
700gr de sobras de frango ou perú cozinhado
250gr de folhas de lasanha pré-cozida
2 pacotes de espinafres (aproximadamente 350gr)
1 cebola
2 dentes de alho
1kg de leite
150gr de queijo ralado
100gr de farinha
40gr de azeite
noz moscada, sal e pimenta q.b.

Descasque e lave a cebola e os alhos, corte a cebola em pedaços, deite tudo no copo do robot e programe 5 segundos na velocidade 5. Junte o azeite e os espinafres, envolva com a espátula e programe 5 minutos, 100º, velocidade 2. Deite numa tigela e reserve.
Depois deite o frango (ou perú) sem ossos nem peles no copo. Ligue 5 segundos na velocidade 5 e adicione à tigela. Lave o copo, deite-lhe o leite e a farinha, tempere com noz moscada, sal e pimenta e programe 10 minutos, 100º, velocidade 3. Verta um pouco deste molho num tabuleiro de louça ou pirex e disponha depois camadas alternadas de folhas de lasanha, mistura de frango e molho, sendo que a última camada deverá ser de lasanha e molho.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 170º durante aproximadamente 25 minutos ou até que a massa fique cozida.

terça-feira, 13 de maio de 2014

"A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT"

Um livro soberbo que merece muito mais que as 5 estrelas do Goodreads.
Nesta obra encontramos um pouco de tudo:
- romance - a história de amor platónico vivido entre Nola e Harry Quebert
- humor - os diálogos entre Marcus Goldman e a sua mãe são do mais divertido que pode haver
- crime - as mortes que se sucedem ao longo do livro, sempre bem colocadas na acção, contribuindo para o bom desenvolvimento da mesma
- suspense - a questão pertinente que se põe ao longo de toda a obra: afinal quem matou Nola Kellergan???
Garanto que quando pegarem neste livro não vão conseguir parar de o ler e o desfecho é deveras surpreendente, deixando o leitor de boca aberta e com vontade de que o livro não acabe...
Vou morrer de saudades de Goldman, Quebert e das restantes personagens do livro... quase que me apetecia comceçar a lê-lo novamente!!!

Verão de 1975. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas. Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso. Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Meses antes, Marcus, discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do seu desaparecimento. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação.
Notas sobre o autor:
Joël Dicker nasceu em Genève, Suíça, em 1985. A verdade sobre o caso Harry Quebert é o seu segundo romance, com o qual arrecadou vários prémios: Prix de la Vocation Bleustein-Blanchet, o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, o Prémio Goncourt des Lycéens e o prémio da revista Lire para Melhor Romance em língua francesa. O seu primeiro romance, Les derniers jours de nos pères, venceu o Prémio dos Escritores de Genève.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

OOPSIES - PÃO SEM CARBOIDRATOS

Encontrei esta receita há algum tempo no site Menos Carboidratos, uma página cheia de ideias saudáveis para colocarmos na nossa mesa, livrando o nosso organismo de gorduras indesejáveis.
Achei a receita tão curiosa que não resisti a experimentar. Resultado: claro que o pão tradicional é muito melhor e mais saboroso, mas esta alternativa não deixa de ser apetitosa...
Para 12 oopsies:
3 ovos
90gr de cream cheese (usei Philadelphia)
pitadinha de sal
linhaça, chia ou outras sementes para espalhar em cima

Bater as claras com uma pitada de sal até ficarem em neve. Misturar bem as gemas com o cream cheese. Misture as clares com as gemas e o queijo, tentando envolver com cuidado para não perder muito ar.
Forrar uma forma com papel manteiga ou untar pequenas formas de silicone. Criar 8 a 12 pães.
Espalhar sementes por cima (ou côco ralado, se quiser usar como sobremesa).
Levar ao forno por 25 a 30 minutos, a 160º, até ficar dourado.

sábado, 3 de maio de 2014

"UM DIA DE VERÃO"

Leitura classificada apenas com 3 estrelas devido à relação de antipatia que estabeleci com Ben, uma das personagens principais, ao mesmo tempo que me apetecia dar uns fortes abanões a Laura, a outra personagem principal.
No final do livro a ideia que consegui reter foi "as mulheres são mesmo umas burras e os homens são uns verdadeiros egoístas!!!"
Que me perdoe o autor, mas vê-se bem que este livro tinha que ser escrito por um  homem, pois não transmite toda a sensibilidade que deveria transmitir...
De salientar com nota positiva as breves passagens divertidas com a mãe de Laura, uma idosa que adoptou o naturismo como forma de vida, mesmo apesar das suas limitações físicas, bem como os apontamentos referentes ao irmão de Ben e a forma carinhosa como a sua doença é abordada.
Um livro que se lê rapidamente mas que não merece mais do que 3 estrelas.

Quando a quarentona Laura Lewis se vê obrigada a abandonar uma vida independente em Paris para cuidar da mãe idosa em Winchester, parece que a sua vida amorosa se irá esfumar. Contudo, o reencontro com Ben, o grande amor de seus dias de estudante, acaba por surpreender as suas conjecturas. Ela é cautelosa - e ele é casado - mas não podem negar o que ainda existe entre eles. Serão suficientemente corajosos para dar uma segunda oportunidade à felicidade ou serão derrotados pela necessidade de fazer o que parece estar certo?
Notas sobre o autor:
Patrick Gale nasceu na Ilha de Wight em 1962. Passou a sua infância na Prisão de Wandsworth, que era dirigida pelo seu pai, e depois cresceu em Winchester. Vive actualmente numa quinta perto de Land’s End.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

"A VIRGEM"

Estive algo indecisa quanto à classificação a dar a este livro.... a história é boa, tem momentos de alta tensão, tem um bom enredo, tem bons momentos de humor - a cena do Conde na casa de banho é hilariante - mas a forma de escrita não é das mais fáceis de ser lida.
Tenho todos os livros de Luis Miguel Rocha em casa e este foi o primeiro que li... gostei, mas teria gostado mais se tivesse um estilo de escrita mais acessível, sendo essa a única razão que não o classifico com 4 estrelas, mas apenas com 3.
Mas confesso que fiquei curiosa em continuar a seguir a vida da família Silveira!

A Virgem dá-nos conta do Portugal moribundo no tempo do Estado Novo, mais precisamente na década de trinta. Um país suspenso no tempo, deslumbrado com o estrangeiro, pobre em recursos e ideias. Centrado numa família privilegiada, outras famílias se lhe juntam. Assistimos aos seus ódios, amores, perdas e cumplicidades num enredo em que o trágico e o absurdo se cruzam. Numa intriga cheia de humor, através do olhar lúcido do narrador, são desmascaradas situações gritantes de injustiça e de exploração em que o abuso de poder de alguns grupos privilegiados se passeia livremente por um país sonâmbulo e decadente com a cumplicidade silenciosa da Igreja.
Notas sobre o autor:
Luís Miguel Rocha nasceu em 1976 na cidade do Porto, onde mora depois de ter residido dois anos em Londres. Foi repórter de imagem, tradutor e guionista. Atualmente, dedica-se em exclusivo à escrita. A Filha do Papa é o seu sexto livro, depois de Um País Encantado (2005), O Último Papa (2006), Bala Santa (2007), A Virgem (2009) e A Mentira Sagrada (2011).
As suas obras estão publicadas em mais de 30 países e foi o primeiro autor português a entrar para o top do The New York Times. O Último Papa, bestseller internacional, vendeu mais de meio milhão de exemplares em todo o mundo.