Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"DUPLO CRIME"

Esta autora nunca nos deixa ficar aborrecidos com a leitura... mais um excelente livro com a dupla Rizzoli & Isles em que a adrenalina anda sempre ao máximo.
Foi bom ficar a conhecer mais um pouco das origens e da história de Maura Isles, que é apanhada de surpresa nesta história ao descobrir que tinha uma irmã gémea que nunca chegou a conhecer.
De destacar a tenacidade e profissionalismo da inspectora Jane Rizzoli que mesmo na fase final da sua gravidez, com a sua barrigona bamboleante, não baixa os braços e luta por apanhar e desmascarar os criminosos que vão aparecendo no seu caminho.
O final, como sempre acontece nos livros desta autora, é surpreendente, e desta vez nem por sombras consegui imaginar quem seria a pessoa responsável pelas mortes que foram aparecendo.
Um livro muito bem escrito e uma autora a continuar a seguir.
Ao longo da sua carreira como médica-legista, a doutora Maura Isles já fez muitas autópsias, mas nunca imaginou que um dia o cadáver que veria na marquesa seria exatamente igual a si, a sua dupla perfeita. Um exame de ADN confirma o facto espantoso a Maura, que é filha única: a sósia misteriosa é, com efeito, sua irmã gémea. Ao investigar o homicídio, a detetive Jane Rizzoli irá levar Maura numa perturbadora excursão a um passado recheado de segredos tenebrosos e macabros. Maura quer saber mais sobre a família que nunca conheceu, sobre a mãe que a abandonou, a si e à sua irmã, para descobrir quem realmente é… mas estará preparada para a verdade?
Notas sobre a autora:
De ascendência chinesa, Tess Gerritsen cresceu nos EUA e formou-se em Medicina na Universidade da Califórnia. Após o nascimento dos filhos, começou a escrever ficção, e em 1987 publicou o seu primeiro romance. Em 1996 publicou o seu primeiro thriller médico, Harvest, a que se seguiu este O Cirurgião e O Aprendiz, entre outros, protagonizados pela detective Jane Rizzoli. Com o sucesso alcançado, a autora desistiu da carreira em Medicina e dedicou-se à escrita a tempo inteiro. A sua obra está traduzida em mais de 30 línguas e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

"NAS ASAS DO AMANHÃ"

Final da trilogia "Asas de Glória" e um final muito bom.
Gostei tanto, mas tanto desta trilogia que garanto que ainda a hei-de ler novamente.
A história de Helen, com o seu passado de maus tratos por parte do marido, entretanto já falecido, é comovente. Se por um lado Helen deve fazer o papel de viúva desgostosa pela morte de Jim, considerando um herói de guerra na terra onde vive, por outro lado tem que dissimular o alívio que sente por terem acabado os maus tratos e humilhações a que foi sujeita, se bem que tem a agravante de ter ficado com um filho pequeno para criar e estar sobre a alçada de uns sogros dominadores.
Na história aparece Ray, amigo de infância e paixão antiga, que a quer ajudar a superar todas estas dificuldades, mas que entretanto é destacado para ir para guerra.
A autora consegue prender-nos à narrativa de uma forma envolvente e apaixonada, e não conseguimos parar antes da última página.

Quando o marido morre na guerra do Pacífico, Helen Carlisle oferecesse como voluntária para o esforço de guerra, a fim de ocultar os seus sentimentos. No entanto, manter a aparência de viúva inconsolável de um herói local está a deixar a sua marca. Em breve algo irá ceder. O tenente Raymond Novak prefere o púlpito ao cockpit. O seu trabalho a treinar pilotos de B-17 permite-lhe ter uma vida pessoal… e dá-lhe uma desculpa conveniente para ignorar o seu maior medo. Quando a bela Helen conquista o seu coração, ele mostra-se decidido a merecê-la e a desposá-la.
Ray e Helen veem-se então forçados a arriscar as suas reputações e as suas vidas; irão eles enfrentar e conquistar os desafios que têm pela frente? E poderá o seu jovem amor sobreviver até ao regresso da paz?
Cheio de drama, coragem e romance, Nas Asas do Amanhã encerra de forma magistral a popular série «Asas de Glória».
Notas sobre a autora:
Sarah Sundin é farmacêutica hospitalar e vive no norte da Califórnia com o marido e três filhos. O seu tio-avô voou com a Oitava Força Aérea dos EUA em Inglaterra. Sarah tem um bacharel em Química pela UCLA e um doutoramento em Farmácia pela Universidade de São Francisco. Este é o seu primeiro romance.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CHÁ FRIO DE HORTELÃ E GENGIBRE

O Verão chegou mais tarde e agora, em pleno mês de Setembro, é que temos dias quentes e noites agradáveis (o que é normal aqui por Sagres), nada melhor do que um chá fresquinho e feito de forma natural, sem corantes nem conservantes, para nos refrescar no final de um dia de praia. 
A receita é da revista "TV 7Dias" e só vos posso dizer que é dos melhores chás que provei até hoje...
1 ou 2 pedaços de gengibre
2l de água
1 molho de hortelã
1 limão (sumo)

Descasque o gengibre e corte-o em pedaços. Leve a água ao lume com o gengibre e deixe ferver.
Retire do lume e adicione o molho de hortelã. Deixe arrefecer totalmente à temperatura ambiente. Coe tudo e elimine o gengibre e a hortelã.
Deite o chá para  um recipiente, adicione o sumo de limão e reserve no frigorífico até arrefecer.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"EM PARTE INCERTA"

Depois de ter lido o outro livro da autora - "Objectos Cortantes" - acho que criei expectativas muito altas em relação ao suspense, à intriga e a todas as emoções que o livro anterior me provocaram... por isso devo confessar que esperava muito mais deste livro.
As primeiras 100 páginas, quanto a mim, foram uma maçada, a história andava embrulhada e podia-se ter desenvolvido muito mais no início e aproveitar alguns factos para dar mais realce ao mistério que era suposto a história ter.
A partir de certo ponto a história começa a ganhar embalagem e confesso que me prendeu, cheguei à fase em que não conseguia parar de ler para saber o que aconteceria a seguir.
Nas últimas 50/60 páginas voltei a ficar desiludida, não gostei da forma como o livro terminou... acho que uma obra que quer abordar a mente psicótica e doentia de algumas personagens deveria ter acabado de outra forma.
Este é daqueles livros que tenho a certeza que não voltaria a ler...

Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?

Com uma escrita incisiva e a sua habitual perspicácia psicológica, Gillian Flynn dá vida a um thriller rápido e muito negro que confirma o seu estatuto de uma das melhores escritoras do género.
Notas sobre a autora:
Gillian Flynn é autora de Dark Places, best-seller do New York Times que foi eleito melhor livro de 2009 pela Publishers Weekly, foi um dos favoritos dos críticos da New Yorker, a primeira escolha do Chicago Tribune na área da ficção e o livro de escolha para o verão da Weekend Today. É também autora de Sharp Objects, vencedor do Dagger Award e nomeado para o Edgar Award de romance de estreia, escolha da BookSense e da seleção de Descobertas da cadeia de livrarias Barnes & Noble. A autora está publicada em vinte e oito países. Vive em Chicago com o marido e o filho.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

POLPA DE TOMATE CASEIRA

A minha horta este ano deu uma boa produção de tomates, pelo que há que pensar em formas de os aproveitar. Alguns são consumidos frescos em salada ou cozinhados, outros já estão congelados na arca para serem usados durante o Inverno, outros foram transformados em compota para adoçar as tardes de Outono, mas este ano resolvi também preparar polpa de tomate para ser usada nas pizzas ou outros cozinhados.
Fui em busca da receita e encontrei esta no site  da Vorwerk, que é muito simples de preparar...
1kg de tomate maduro e pelado
2 dentes de alho
1 cebola
sal q.b.
25gr de azeite
1 colher de sopa de açucar

Colocar todos os ingredientes no copo. Triturar 10 segundos na velocidade 9. Em seguida programar 35 minutos, 120º, velocidade 2. No final verifica-se como está a polpa e volta-se a triturar mais 10 segundos, dando uns toques de Turbo.
Colocar em frascos e guardar no frigorífico.

Nota 1: se o tomate for congelado não se deve acrescentar água. Se o tomate for fresco, e se achar necessário, pode acrescentar um pouco de água.

Nota 2: Esta polpa pode ser utilizada nas pizzas substituindo o molho de tomate, no arroz e até mesmo para fazer açorda de tomate.

sábado, 6 de setembro de 2014

´"SEXTA CAMPA ALÉM DO ABISMO"

Uma vez mais não me desiludi com a continuação desta "série", que já conta com 6 livros... Charley continua hilariante e a viver situações do mais inesperado que se possa imaginar, juntamente com Reyes e com a sua amiga Cookie.
As personagens já nos são tão familiares que é como se fizessem parte da nossa vida e as encontrássemos diariamente no supermercado ou na caixa multibanco.
As aventuras da nossa ceifeira negra estão melhores e mais rebuscadas a cada livro que é lançado e este volume acaba de uma forma verdadeiramente surpreendente, que já me está a deixar literalmente a "salivar" pelo próximo!!!

Na vida, são poucas as coisas que se podem intrometer entre uma ceifeira negra e o seu café. Mas o sensual filho de Satã é certamente uma delas. Agora que Charley Davidson foi pedida em casamento pelo misterioso Reyes Farrow, ela sente que está na hora de saber mais sobre o passado do namorado, apesar da sua relutância em abrir-se. Charley aproveita então o dossiê oficial do FBI, sobre o rapto de Reyes durante a infância, para agir à revelia do namorado e conduzir a sua própria investigação. Porém, cai-lhe também em mãos outro caso perigoso, que a obrigará a localizar uma determinada testemunha, em apenas 48 horas. Se Charley não cumprir, as pessoas que lhe são mais próximas vão começar a desaparecer.
Notas sobre a autora:
Darynda Jones foi a vencedora do Prémio Golden Heart de 2009 para Melhor Romance Paranormal pela obra Primeira Campa à Direita.
Darynda não se lembra de não escrever. Vive no Novo México com o marido e os dois filhos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

TARTE DE DELÍCIAS E COGUMELOS

A minha filha aos poucos vai ganhando o gosto pela cozinha e de vez em quando gosta de nos surpreender a todos cá em casa. Começou pelos bolos e tem dias em que chego do trabalho e tenho um bolo à minha espera para o lanche.
Um destes dias cheguei a casa e tinha o jantar já preparado: fez esta tarte salgada cuja receita viu num dos fascículos da revista "TV 7 Dias"... só vos digo uma coisa: soube-me tão bem!!!
1 embalagem de massa folhada
2 latas de atum
1 embalagem de delícias do mar
1 lata pequena de cogumelos laminados
1/2 pacote de queijo ralado
2 ovos
2 dl de natas
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Forre uma tarteira com a massa folhada; reserve. Escorra o atum para uma tigela e desfaça-o com um garfo. Coloque na tarteira e reserve.
Corte as delícias do mar às rodelas e disponha-as sobre o atum. De seguida, coloque os cogumelos e polvilhe com o queijo ralado.
Ligue o forno a 180º. Bata depois os ovos com as natas; tempere com sal, pimenta e noz moscada. Coloque esta mistura na tarteira e leve a meio do forno, durante 30 minutos. Sirva de imediato, decorado a gosto.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

"RETRATO DE FAMÍLIA"

Esta foi a minha estreia com um livro desta autora, mas confesso que já fiquei motivada para ler mais... a história é muito bonita e cativante.
As personagens conseguem envolver-nos completamente e as 3 personagens principais retratam 2 greações diferentes - mãe, filha e neta - cada qual com o seu diferente modo de pensar e agir, cada qual com as suas convicções e todas as três bastante teimosas e com personalidades muito vincadas, o que faz com que não se consigam entender umas com as outras.
Se Joy nunca se entendeu com a filha Kate, também será difícil entender-se com a neta Sabine, que cai literalmente de "pára-quedas" na sua casa e não se consegue adaptar aos usos e costumes da casa da avó... mas Sabine vai revelar-se uma jovem muito sensata e com grande capacidade de amadurecimento ao longo da história, pois se antes achava os avós umas "aves raras" pelo facto de serem velhos, com o passar do tempo vai ser o seu amparo e vai servir de elo de ligação entre os avós e a sua mãe.
Gostei tanto da história que confesso que fiquei com muita pena que o livro tenha chegado ao fim!
Recomendo vivamente a leitura desta obra.

1953, Isabel II é coroada. A comunidade inglesa em Hong Kong reúne-se para celebrar o acontecimento. Para Joy, trata-se apenas de mais uma reunião enfadonha, idêntica a tantas outras. Mas a sua vida transformar-se-á nessa mesma noite ao conhecer o jovem oficial da Marinha Edward Ballantyne. A impulsiva proposta de casamento após um breve encontro parece ser a resposta a todos os desejos de Joy.

Mais de quarenta anos volvidos, Joy e Edward vivem na Irlanda e a sua relação com Kate, a filha, e Sabine, a neta de dezasseis anos, é distante e fria. Em Londres, Kate tenta resolver mais uma das suas inúmeras crises amorosas e, numa tentativa de proteger Sabine, decide que ela vá passar umas férias com os avós.

Para surpresa geral, Sabine parece adaptar-se bem à vida no campo e ao difícil temperamento da avó. Até que o súbito agravamento do estado de saúde de Edward obriga Kate a um inesperado regresso à casa de família, reabrindo as velhas feridas que a separam de Joy. Que segredos afastam mãe e filha? Poderá Sabine unir duas gerações tão diferentes, ou cairá também ela no silêncio que as separa?
Notas sobre a autora:
Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou Jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Retrato de Família, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Foi uma das poucas autoras a ganhar por duas vezes o prémio Romantic Novel of the Year, primeiro com Foreign Fruit (2003) e com A Última Carta de Amor (2010). Do catálogo da Porto Editora constam já os romances Silver Bay - A Baía do Desejo, Um Violino na Noite, Retrato de Família, A última carta de amor e Viver depois de ti.