Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PÃO DE IMPROVISO

Quando pego numa receita nem sempre a consigo seguir à risca, pois por vezes não me lembro de verificar se tenho todos os ingredientes à mão.
Por isso na maior parte das vezes tenho que agir de improviso, como foi o caso destes pães, cuja receita tirei do blog Caramelo's Kitchen, mas que tive que inventar, improvisar e alterar consoante o que tinha na despensa.
Rendeu 2 pães deliciosos... por isso a partir de agora acho que não quero outra receita de pão, pois este pão de improviso, como eu lhe chamei, ficou fantástico!!!
5 ovos tamanho M
2 chávenas de água morna
1 colher de sopa de vinagre
sal q.b.
1/2 chávena de farinha de linhaça amarela
1,5 chávena de farinhatrigo sarraceno
1/2 chávena de polvilho doce
1/2 chávena de polvilho azedo
1/2 chávena de farinha de coco
1 saqueta de fermipan
Mistura de sementes e miolo de noz para decorar
* a chávena utilizada tem a capacidade de 250ml

Aquecer o forno a 180º e colocar dentro do forno um recipiente com água.
Na Bimby bater os ovos durante 3 minutos na velocidade 5. Acrescentar a água, o sal e o vinagre e ir batendo mais 1 minuto na velocidade 4.
Juntar as farinhas e o fermento e programar 2 minutos na velocidade 4.
Juntar algumas sementes a gosto na massa e programar 3 minutos, velocidade espiga.
Forrar uma ou duas formas (conforme o tamanho de pão que pretendem) com papel vegetal e distribuir a massa.
Decorar a gosto a superfície dos pães (num coloquei sementes de linhaça castanha e no outro coloquei miolo de noz e sementes de girassol).
Deixar cozer cerca de 40 minutos verificando a cozedura com um palito.
Desenformar e fatiar depois de frio.

2 comentários:

  1. Tem um aspeto fantástico! Achas que posso substituir a farinha de sarraceno? Qual recomendas? beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me muito bom. Mas diz-me uma coisa: Não precisa ficar a levedar? Vou passar uns dias com a Rita e ela como tem Bimby vou experimentar este pão.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....