Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 4 de abril de 2018

BRANDADE DE BACALHAU

Bacalhau é dos pratos mais apreciados cá em casa... até a filhota que não gostava de bacalhau já reeducou o paladar e começou a gostar, embora não goste de todas as maneiras de que é confeccionado.
Esta receita foi retirada da página da Teleculinária e com as devidas adaptações pode perfeitamente ser consumida por quem segue um estilo de alimentação paleo.
Na descrição da receita coloco já os ingredientes que utilizei em casa, para que vejam como é fácil adaptar e confeccionar um prato saudável.
700gr de bacalhau
1,200kg de batatas doces
3 ovos
3,5dl de leite vegetal
0,5dl de azeite
4 dentes de alho
2 cebolas grandes
coentros, noz moscada, sal e pimenta q.b.
pão "paleo" picado e aromatizado para polvilhar

Demolhe o bacalhau, descasque e lave as batatas e corte-as em pedaços. Num tacho leve a cozer o bacalhau, os ovos e as batatas. À medida que forem ficando cozidos retire da água e reserve.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume e aqueça o azeite. Junte depois a cebola e os dentes de alho, deixando refogar até que fique douradinho.
De seguida passe as batatas pelo passe-vite até ficarem em puré. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau, desfie e junte à tigela com o puré de batata.
Descasque depois os ovos e pique-os miudinhos, bem como os coentros. Adicione todos estes ingredientes à tigela da batatas, acrescentando também o refogado da cebola. Regue com o leite morno e tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Mexa todo o preparado e coloque num pirex. Polvilhe com pão paleo aromatizado (ralado com alho, um pouco de azeite e salsa) e leve ao forno pré-aquecido a 100º, até que fique com uma crosta douradinha.
Retire e sirva acompanhado de salada.

2 comentários:

  1. Great post on "BRANDADE DE BACALHAU". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- Culinary Schools | Cooking Schools

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....