Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 17 de julho de 2022

"O PACIENTE"

Um livro como este, que nos prende desde o início e que nos faz devorar página atrás de página, merecia um final muito melhor.
Chegamos a criar algum tipo de "empatia" motivada pela curiosidade com o paciente Joe e todos os mistérios que o rodeiam, por isso o final parece totalmente desapropriado.
Uma leitura no mínimo estranha...

Os nossos receios mais profundos e as nossas recordações mais dolorosas são o que o alimenta.
Numa série de publicações online, Parker H., um jovem e ambicioso psiquiatra, relata o seu terrível trabalho num hospital psiquiátrico e o seu esforço para curar um paciente desconcertante e muito perigoso: um homem de 40 anos que está internado desde os 6. Trata-se do caso mais difícil da instituição, pois o paciente não tem diagnóstico conhecido, e os seus sintomas parecem evoluir com o tempo. Cada pessoa que tentou tratá-lo foi levada à loucura ou ao suicídio.
Desesperados e temerosos, os diretores do hospital mantêm-no rigidamente confinado e permitem apenas o contacto indispensável com a equipa para a segurança de todos, convencidos de que libertá-lo representaria uma séria ameaça para a sociedade.
Parker assume a responsabilidade de descobrir o que aflige esse paciente misterioso, com o objetivo de o curar. Mas as coisas fogem ao seu controlo desde o primeiro encontro. E, diante de uma possibilidade inimaginável, Parker é forçado a questionar tudo aquilo em que julgava acreditar.

Notas sobre o autor:
Jasper DeWitt é o pseudónimo de um jornalista americano que vive em Nova Iorque.
Tem como influências literárias autores como H. P. Lovecraft, Peter Straub ou George R. R. Martin.
O Paciente é o seu primeiro romance e os direitos de tradução já foram vendidos para 20 países.
Os direitos cinematográficos foram adquiridos ela 20th Century Fox em parceria com a New Regency. Ryan Reynolds será o produtor.