quarta-feira, 23 de abril de 2008
ERVILHAS À ALGARVIA
A minha horta está sempre muito bonita e bem semeada, graças ao Sr. Risonho que nas horas vagas adora andar a tratar da terra e da sua "agricultura biológica".
Este ano já comemos várias vezes favas colhidas da nossa horta, e não há nada que se compare a legumes frescos acabados de colher.
Agora é a vez das ervilhas e a primeira colheita de ervilhas da nossa horta foi para fazer um prato que o meu marido adora: as famosas ervilhas à algarvia, que gosto de fazer com as ervilhas acabadas de apanhar.
Faço assim:
Num tacho coloco 1 cebola e 4 dentes de alho picados com um pouco de azeite e uma colher de sopa de margarina. Deixo alourar um pouco a cebola e deito as ervilhas frescas, tapando o tacho para suarem.
Reduzo o lume e deixo estufar mais um pouco. Quando as ervilhas estiverem tenras acrescento sal, pimenta, um pouco de água, batatas em cubinhos pequenos, cubos de presunto e pedacinhos de um bom chouriço (aqui usei chouriço caseiro).
Depois de as batatas estarem cozidas, rectifico os temperos, com cuidado abor cavidades nas ervilhas e deito um ou dois ovos por pessoa, reduzindo o lume e tapando o tacho para os ovos escalfarem (também tinha a sorte de ter ovos caseiros em casa e foi os que usei).
Após os ovos estarem escalfados apagar o lume, deixar o tacho tapado mais 5 minutos e servir.
É um pitéu muito apreciado cá em casa... aqui ainda estão a fumegar no tacho!!!
(Já ficou prometido que a próxima colheita vai ser para fazer tamboril com ervilhas... me aguardem!)
Nota: pode ser feito com arroz em vez de batata, as duas versões são igualmente saborosas.
Se fizerem com ervilhas congeladas, convém deitar um pouco de açucar na fase final para que as ervilhas fiquem mais docinhas.
Acho que é assim que mais gosto de comer ervilhas. Fiquei com uma fome danada! :-)
ResponderEliminarBeijinhos.
Gosto tanto deste tipo de comida, sabe sempre tão bem. Os meus pais também têm uma horta fantástica com favas, ervilhas, etc... Por esta altura também já comi montes de pratos preparados tanto com favas como com ervilhas.
ResponderEliminarEsta dica de juntar batatas ou arroz é muito boa.
Espero pela receita com tamboril :)
Beijinhos
Risonha pode ser moda do Algarve mas nós no Alentejo também é mais ou menos assim eu adoro e as tuas estão de comer e chorar por mais um beijo. Natércia...
ResponderEliminarGosto muito de ervilhas com ovos..
ResponderEliminarÉ uma das minhas comidas favoritas!
Só não costumo é colocar batatas em cubos. Vivendo e aprendendo.
Beijinhos
q delicia colher seu proprio alimento...e essas ervilhas estao mto apetitosas...bjos!
ResponderEliminarAí amiga que maravilha poder comer algo que plantamos em nosso quintal, é verdadeiramente um luxo! Amei o prato!
ResponderEliminarEssas ervilhas têm um aspecto delicioso! Não há nada que chegue aos produtos caseiros, não é mesmo? Pois eu é que não tenho essa sorte...Snifff! Tenho de comprar tudo, "do sal à água"...! Beijocas e cá fico aguardando o tamboril com ervilhas da horta!!
ResponderEliminarCom batatas nunca comi e com arroz também não.
ResponderEliminarOi Risonha,
ResponderEliminarAdorei o nome do blog, adorei o blog. Parece delicioso e já vou pôr nos links do meu, tá?
Bjks
Andréa
Uma boa opção de acompanhamento!
ResponderEliminarGosto muito deste prato. Ficou com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarD. Risonha, ainda se arranja um pratinho aqui pro Norte? É que isto é uma tentação!!!
ResponderEliminarNão tenho horta, mas adoro ervilhas com ovos... é prato certo cá em casa no tempo das ervilhas frescas.
ResponderEliminarBeijinhos.
Ora aí está um pratinho bem português, muito nutritivo bjs :)
ResponderEliminarInfelizmente nunca comi ervilhas frescas e caseiras. Só das ervilhas de quebrar que, Às vezes, as vizinhas dão com gentileza. Adorooo mesmo ervilhas.
ResponderEliminarTambém quero uma horta :-(
Risonha, finalmente posso visitar-te e ver tuas maravilhas! É que antes os slides não me deixavam ver (o computador travava), agora consigo visualizar tudo, que ótimo!
ResponderEliminarBeijos!
Muito bom ir à horta em vez de ir ao supermercado :)
ResponderEliminarFicaram óptimas estas ervilhas
Beijinhos
Eu faço quase da mesma maneira mas sem as batatas.
ResponderEliminarAdoramos!(este ano as minhas favas estão todas "a dormir" tanta tem sido a chuva e o vento que as deitou por terra).NEm sei se gosto mais de ervilhas ou favas.
boa semana
miam ! adoro ervilhas, a aparencia esta deliciosa !! bjs
ResponderEliminarPor estas bandas também se cozinham as ervilhas assim. Gosto muito :)
ResponderEliminarRisonha, eu tb tenho um Sr. Risonho que chamo de "menino do dedo verde" tamanha a paixao que ele tem por coisinhas que brotam da terra.
ResponderEliminarEssa semana ele fez uma hortinha linda de ervilhas! Estou torcendo para que elas crescam rápido para eu preparar essa receita!
Beijos!
É bom perguntar a quem sabe.
ResponderEliminarUm dos pratos favoritos que a minha mãe fazia, no tempo das ervilhas frescas (griséus, cá pelo Algarve). Hoje apeteceu-me mesmo e dado que cozinho só para mim arrisquei uma conserva, comida já feita.
Antes, confirmei a receita, (curiosidade), a sua receita.
Estes mimos que recordamos são sagrados, de tal modo que sempre recusei a batata, por esse mundo fora.
Só se comiam legumes frescos então, os congelados vieram depois e, há de facto uma diferença no paladar, o sufuciente para se perder o entusiamo.,mas irei tentar uma vez mais.. mesmo com as congeladas.
Uns retoques...:
a minha mãe punha sempre uma colher pequena de açúcar no fim, também um ramo de coentros frescos, a cebola era quase crua e o azeite~~~~então era tão saboroso que até quase se comia à colher.. falo dos anos 50.
2 rodelas de chouriço caseiro e uns bocados de toucinho salgado, de...bolota alentejana, hoje dito de porco preto.
E os tais ovos caseiros , não havia outros.....
E até o sal tinha mais paladar, directo das salinas. Hoje a flor do sal tem tal paladar.
Enfim, a festa dos bons e escolhidos momentos.!! guardada no coração.
Cumprimentos