Há pouco tempo fiz uma descoberta interessante: a minha máquina de pão gosta tanto de mim como eu gosto dela. Sabem porquê?
Porque quando passam alguns dias sem que a utilize, a pobrezinha começa a olhar para mim com um ar muito deprimido, uns olhinhos trites, a fazer beicinho (imaginem... aquela carinha de TEFAL a fazer beicinho... até dói!) e eu tenho que colocá-la a trabalhar de imediato, senão fico com o coração destroçado... e eu não gosto de ver as minhas máquinas tristes... LOL!
Por isso olhem só que receita maravilhosa eu fui buscar ao blog da minha querida afilhada Karla: um pão fantástico que serviu para acabar com o resto do pacote de farinha de alfarroba que andava esquecido na despensa.
400ml de água
4 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá de sal fino
400gr de farinha de trigo
200gr de farinha de alfarroba
1 saqueta de Fermipan
Seleccionei ciclo normal, peso de 1kg e tostagem clara.
A Karla sugeriu que se diminuísse a quantidade de água, mas para mim esta quantidade é a ideal, pois a massa descolava-se com facilidade das paredas da cuba.
Apenas não cresceu muito, mas acho que teve a ver com o facto de o pacote de fermento já estar aberto há algum tempo.
É um pão algo "pesado" e de sabor forte mas, como eu adoro o sabor da farinha de alfarroba, fiquei fascinada com este pão. Acompanhado de um copo de leite morno é tudo de bom....
O aspecto é óptimo. Também adoro pão!
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro qualquer coisa que tnha alfarroba e então aquela tarte de alfarroba é deliciosa dava um dntinho por uma fatia agora, e este pãozinho também deve de ser muito bom tenho de esprimentar, e a decoupage nunca mais vi nada menina, agora esprimentei o feltro e pelo que me disseram nem me sai muito mal passa pelo meu blog e dá uma espritadela, beijocas.
ResponderEliminarSei bem como é essa cara de Tefal triste. A minha já anda assim há muuuuuito tempo (2 dias eheheh), por isso hoje vou fazer-lhe a vontade e pô-la a trabalhar. Vai sair um pão quentinho e estaladiço para o jantar!!!
ResponderEliminarNham Nham...já tenho saudades desse pãozinho :)
ResponderEliminarTenho de o voltar a fazer. E o mal deve ser mesmo do fermento, porque o meu cresceu muito.
beijinhosssssssssss
Não conheço essa farinha, mas gostei da aparência do pão...beijinhos.
ResponderEliminarBoa ideia, Risonha!!!!
ResponderEliminarManda uma beijoca gordifangas à tua máquina por mim, ok??
Ah! Para ti também! Bom ano!!!
Aí está um pãozinho que tenho na lista para fazer! Pisquei-lhe o olho quando o vi no blog da Borboleta Africana...é um Peixe, e agora que vejo o teu, aumentou a curiosidade! :)
ResponderEliminarTem bom aspecto!
ResponderEliminarEu ainda não atinei com a minha máquina do pão. Ela bem olha para mim, a mim bem me dá vontade de fazer as pazes com ela, mas...andamos assim meio para o chateadas!
Como tenho uma saquinha de farinha de alfarroba a precisar de ser gasta, se calhar vou tentar novamente com a tua receita! :)
Eu adoro pão escuro, mas alfarroba nunca experimentei...
ResponderEliminarEu também adoro a minha máquina de fazer pão, especialmente quando já não preciso de me levantar cedo para ter pão fresquinho.
Tenho que experimentar este pãozinho, parece delicioso.
ResponderEliminarHá uns tempos numa feira sobre os produtos algarvios comi bolo de alfarroba e adorei. Conheces este bolo, fica meio úmido?
Bjs
Quando comecei a ler este teu post, tive de ir investigar à Net o que é alfarroba! Já ouvi falar bastante da "dita", mas não sei qual é o seu aspecto e muito menos o sabor :)
ResponderEliminarJá tenho saudades de utilizar a minha MFP! Fiz pães de empreitada e agora fiquei sem farinha e tenho de ir comprar mais, mas com este frio não apetece muito sair para longe :)
Beijinhos e bom fim de semana!!
Eu ainda não sei se gosto mas um dia destes experimento :)
ResponderEliminarOra aqui está uma receitinha que tenho que experimentar.
ResponderEliminarQUE PAO TAO LINDOOOOOOOOOOOOO
ResponderEliminarconseguirei deixar hj comentario aqui?? YUPI!!!
ADOREI ESTE PAO AMIGA!!!
Risonha querida,
ResponderEliminarCheguei a conclusão que minha maquina ja deve estar em depressão há muito tempo, pois há muito não a uso, tadinha. Mas vou resolver isso e fazer logo, logo este problema, prometo.
Não sei qual o sabor desta farinha de alfarroba, não tenho nem ideia do que é, mas este pão parece delicioso!!
Muitos beijinhos
Mmmmmmmm, que delícia que deve ser! Adorei o aspecto.
ResponderEliminarRisonha querida, gostei da historinha da sua mfp. A minha também estava assim desde a semana passada, mas hoje eu já não aguentava olhar para a probrezinha me pedindo para ser usada.
ResponderEliminarQuerida, sabe que eu não conheço alfarroba? Tenho muita curiosidade para saber o que é.
Beijão
alfarrobas é uma coisa que nao gosto nada. a minha tia costuma apanhá-las quando estou de férias em portugal e quando passo à casinha onde ela as guarda, vem um cheiro, quase que vomito... pena. até deve saber bem. em alemao chamam-se pao de joao! beijocas
ResponderEliminarLOL... Já me ri com a história da MFP gostar de ti :)...
ResponderEliminarassim que tenha a minha, vou ter tantas receitas pra experimentar :).. Esta vai pra lista
bjinhus
eheheheh eu tambem sou apaixonada pela minha ;)
ResponderEliminarEste vai ser um dos proximos a fazer com certeza.
Bjs
Eu adoro pão de alfarroba, fiz este fim de semana. O meu cresce bastante e ponho nozes e sultanas. É uma maravilha :)
ResponderEliminarOlá, adorei o blog. Também não sei estar sem a minha Tefal e farto-me de inventar. Andava na net à procura de uma receita com farinha de alfarroba para o pao de hoje e vou já experimentar esta. Parabéns pelo blog e vou passar a dar-lhe uma vista de olhos assiduamente. Vera
ResponderEliminarPassei para levar esta receitinha para experimentar a farinha de alfarroba que comprei.
ResponderEliminarDepois conto.
Beijinhos