Encontrei esta receita o blog da Carla e achei-a muito curiosa, pelo facto de não precisar de sujar a batedeira para confeccionar este bolo.Ainda por cima era um bolo que levava maçã, coisa que a Risonha Júnior adora.. copiei a receita e assim que me foi possível pus mãos à obra.
Embora o aspecto do meu bolo tenha ficado ligeiramente diferente do bolo da Carla, posso garantir-vos que ficou uma delícia.
2 maçãs
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar
2 colheres de sopa de açucar para polvilhar
50gr de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
2 a 3 colheres de canela em pó
2 ovos
1 chávena de leite
1 colher de chá de essência de baunilha (não usei)
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml
Pré-aquecer o forno a 200º. Untar uma assadeira de 24 x 24cm com bastante margarina.Descascar as maçãs e cortar em fatias finas. Colocar numa tigela e polvilhar com as duas colheres de açucar e deixar descansar.
Misturar bem os ingredientes secos. Colocar metade dos ingredientes secos na assadeira untada.
Em cima colocar as maçãs cortadas (com o líquido que sobrou) e polvilhar com canela.
Adicionar pedacinhos de margarina e cobrir com a mistura de farinha restante.
Misturar o leite com os ovos batidos e despejar por cima do preparado. Com um garfo espete a massa crua, no meio e nos lados, para que o líquido seja absorvido.
Levar ao forno por 30 a 40 minutos, até que esteja dourado.
A dona deste blog, nos últimos dias, tem andado numa verdadeira correria: hospital, centro de saúde, pontos, xaropes, comprimidos, termómetros, centro de saúde, suturas, pontos, comprimidos, xaropes e mais xaropes, pontos e mais pontos, cicatrizes, etc, etc, etc... e o meu coração tem andado em verdadeiro sobressalto. Esta quadra natalícia não foi vivida com o espírito do costume, tal como o final do ano também não o será.
A todos os que me visitam desejo uma óptima e divertida passagem de ano e que o ano 2009 vos traga tudo aquilo que desejam. Para mim e para os meus só peço saúde... muita saúde, e que o meu coração acalme e viva sem sobressaltos e sem sustos.
Quero também deixar os meus sentidos pêsames aos familiares da nossa colega blogueira Nanda. A Nandinha faleceu aos 41 anos, vítima de doença prolongada.Foi mais um anjo que Deus chamou à sua presença... se Deus a chamou foi porque achou que ela não deveria sofrer mais nesta vida terrena.
Onde estiveres Nanda, sei que olhas por nós, sempre com a boa disposição e alegria que te eram tão características... bons cozinhados na companhia dos anjos que tens a teu lado.














































